Pesquisar no blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

HORTA COM COMPOSTEIRA


Que tal construirmos uma horta diferente? Um canteiro e uma composteria dividindo o mesmo espaço. Um complementando o outro. Sua composteira recebendo matéria orgânica e distribuindo nutrientes para o canteiro.




As férias estão aí para as crianças, mas muitos dos pais não têm o mesmo privilégio. O problema está em o que fazer para que as crianças possam aproveitar seu tempo de maneira produtiva e divertida Entreter as crianças e pré-adolescentes cheios de energia nem sempre é fácil. Uma boa alternativa é manda-las para casa das avós, afinal toda criança adora a casa da vó.
Essas pessoinhas buscam estar ativas o tempo todo e estar perto dos pais significa para elas a nova companhia para brincadeiras. Vamos aproveitar as férias escolares. Filhos em casa, gritando, fazendo bagunça. Não faltará criatividade para eles dentro de casa, afinal, sabem se distrair com pequenas coisas. Mas se para os pais estão faltando propostas de atividades, abaixo segue uma dica do que fazer com os filhos. Mãos a obra... ou melhor mãos a terra!!!!! Vamos plantar.
Colocar em prática o que foi ensinado nas escolas, plantar, cuidar do solo, das plantas, do ar, da água e de nós mesmos. Enquanto prepara o terreno vai falando sobre a importância da educação ambiental, alimentar, etc.. Você irá surpreender com seus pimpolhos....

Características e vantagens
  • Pode ser construído sob superfícies impermeabilizadas, pois não necessita afofar a terra.
  • Possibilita a compostagem dos resíduos orgânicos no próprio canteiro.
  • Facilita a colheita de verduras e legumes, por ser um canteiro elevado.
  • Pode ser feito com materiais reutilizados.
  • Necessita de pouco espaço, podendo ser construído em jardins e ambientes urbanos.
  • A construção do canteiro pode ser um ótimo momento para reunir amigos e crianças e passar um bom dia juntos. 


COMO FAZER PASSO A PASSO

Materiais necessários
  • Tijolos ou pedras (aproveite para usar materiais reaproveitados!)
  • Facão / Alicate/ serra
  • Arame/ tela/ plástico
  • Tesoura de poda/ galhos/ marreta
  • Pá/ Enxada/ Ancinho/  Enxadão
  • Adubo orgânico/ terra/ areia
Inicie, em uma área capinada (mas também pode ser em uma área imentada), com a demarcação do centro do canteiro, aonde será feita a composteira. Não é necessário afofar a terra! Finque uma estaca no chão e marque um círculo com raio de 40 cm. Em seguida, marque o círculo externo que será o limite do canteiro, com raio de 1,20 m.


Agora é o momento de marcar a entrada do canteiro para acesso à futura composteira, fazendo um formato de buraco de fechadura. Para isso, utilize uma madeira como régua.

Pegue as madeiras ou outro material e finque no solo em volta do círculo interno. Se você decidir fazer em uma área cimentada, será necessário montar a composteira com outra estrutura.
Prenda uma estaca à outra com uma madeira amarrada perpendicularmente a 60 cm do solo. Em seguida, serre os pedaços que sobraram, para deixa-las todas com a mesma altura.
Para terminar a montagem da composteira, coloque uma tela em volta das madeiras, fixando-a com arame. É importante prender a tela na parte de cima para que ela não desça com a pressão da terra.


O próximo passo é montar a estrutura do canteiro. Coloque tijolos ou pedras alinhados com o círculo de fora. Coloca duas fileiras de tijolos em volta e, no buraco de fechadura, vai subindo os tijolos  em escada, como mostrado abaixo.

Com a estrutura pronta, coloque capim em volta da tela da composteira (evitando que a terra caia dentro dela) e comece a preencher o canteiro com camadas intercaladas de terra e de adubo orgânico.


Mais palha,mais terra, mais adubo... vai adicionando ate conseguir preencher todo o canteiro.


Veja que a terra fica inclinada. Termine com uma camada de húmus. Para começar a compostar, coloque um plástico no fundo da composteira para que os líquidos orgânicos escorram pelos lados. Também ponha uma camada de 15 cm de folhas secas no fundo e procure também manter coberto com matéria seca quando começar a colocar resíduos orgânicos, evitando moscas.



Agora é só molhar e plantar!

3 comentários:

  1. interessante nunca ouvi falar desta técnica

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite, estou usando esse projeto como base para execução da composteira em meu quintal. Um amigo me disse que não irá funcionar devido ao aquecimento natural do composto, que irá "queimar as verduras plantadas" e/ou danifica-las com o gás emitido. Poderiam me informar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,Lis. O aquecimento natural do composto irá ocorrer, porem se tiver ventilação correta, não acarretará grandes consequências as hortaliças e os gases irão dispersar. Outro Ponto é mexer o conteudo da composteira pelo menos 1x por semana para dispersão do calor e dos gases que se formarem em "bolsões".

      Excluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...