Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

GRUMIXAMA, VOCÊ CONHECE?

Apesar de tipicamente brasileira, a grumixama ainda é pouco conhecida e, portanto, menos presente nas mesas do país. Por sua aparência, em alguns lugares, ela é conhecida como cereja brasileira. Muitas das frutas nativas não tem um "perfil comercial". Elas são boas para chupar no pé e, por isso encontramos nos quintais, nas matas, na colina perto da sua rua, no campinho, no bosque. Hoje, temos uma redução dramáticas dessas frutas nativas, porque essas áreas foram tomadas pela especulação imobiliária.


Grumixama (Eugenia brasiliensis) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, prima pitanga (Eugenia uniflora), ambas da família botânica das Myrtaceae, também conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti. De porte médio (altura de 6 a 20 m), que ocorre do sul da Bahia até Santa Catarina, muito resistente à variação climática. Seus frutos são globosos, negro-violáceos, vermelhos ou amarelos, lisos e brilhantes, muito atrativos para a avifauna. Sua polpa é espessa, branco-amarelada de sabor doce e levemente ácido. Cada fruto possui de 1 a 3 sementes que se soltam facilmente da polpa.


Usos da grumixama 
Esta frutinha cor de vinho, quando madura, é rica em antioxidantes, com elevados teores de vitaminas C, B1 e B2 e flavonoides. Saborosa e rica em antocianinas, fica ótima em compota, sucos e geleias e, melhor ainda, comida no pé, in natura. A fruta da grumixama também é usada na produção de aguardentes, vinagres e licores e sua madeira é adequada para uso na marcenaria e carpintaria. 


Onde encontrar 
Costuma ser encontrada nas matas ciliares preservadas, mas, está bastante rarefeita nas matas nativas porque sua madeira foi muito usada. As grumixamas, com suas flores brancas, aromáticas, são vistosas na mata e frutificam em novembro-dezembro, para alegria de quem tem a árvore no quintal e dos pássaros que dela se alimentam. É uma árvore de crescimento lento, muito usada nos projetos de restauração florestal por sua influência com a fauna. 
Se reproduz por sementes, em solos ricos em matéria orgânica, que tenham capacidade para reter a umidade. É uma árvore pioneira, que quer dizer, das primeiras que surgem nos campos abertos, podendo ser cultivada tanto a pleno sol como em meia sombra. Mas, o mais gostoso, fora a saborosa fruta, é que a grumixama flora e frutifica pertinho do Natal - a árvore se enche de frutos maduros, lindos e brilhantes, que substituem com louvor as cerejas importadas. Por isso, vale a pena a gente conhecer as nossas frutas nativas. 


Qualidades medicinais 
  • A casca da grumixameira,  tem ação expectorante, sendo usada para fazer um xarope com mel, bastante eficaz em casos de tosse. 
  • A fruta é aperiente (que desenvolve o apetite), reanimadora e estimulante. O consumo da fruta é curativo quando se têm inflamações bucais ou de garganta.
  • A fruta também tem ação adstringente e diurética, sendo muito benéfica para quando é preciso aumentar o volume de urina a ser excretada. 
  • A grumixama também é usada em casos de depressão pois estimula todo o organismo. 

A grumixama foi incluída como uma das espécies frutíferas brasileiras em extinção. Por isso é importante divulgar a existência dessa espécie nativa. As variedades vermelha e amarela são pouco cultivadas em pomares domésticos, sobretudo na região Sudeste, além de serem raras em seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...