Pesquisar no blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

POR ONDE ANDAM OS PARDAIS?

Você reparou que não mais ouvimos o cantos dos pardais nas cidades? Por onde andam estes pequenos pássaros humanizados? Apesar de ainda não se saber exatamente os fatores que estão afetando à espécie, sabemos que as populações de pardais estão em declínio de forma mais acentuada nas áreas urbanas do que nas áreas rurais.


Originário do Velho Mundo, esse é o pássaro mais amplamente distribuído no planeta. 
Eles são um importante indicador biológico. O declínio no seu número é uma lembrança sombria de degradação dos ambientes urbanos e do perigo do bem-estar humano ao longo prazo. 
Pardal é uma forma popular de denominar um pequeno pássaro da família Passeridae - Passer domesticus. são pequenas aves que se adaptam em diferentes lugares do mundo, além disso, vivem tranquilamente nas áreas rurais e urbanas. 
Em ambientes naturais sua base alimentar é sementes e insetos, sendo o último consumido somente em períodos de reprodução. Os pardais são encontrados em todos os continentes, esse fato o considera a ave de maior distribuição geográfica.
Recentemente essas aves têm diminuído o seu número. Nos centros urbanos de diversos países do mundo os pardais se alimentam de restos de alimentos humanos e habitam em edificações tais como varandas, beirais de casas, lacunas de prédios, entre muitos outros lugares. O declínio do número de pardais no mundo é proveniente da ação antrópica, onde esses pássaros em áreas rurais diminuíram de forma significativa provocada entre outros fatores pelas alterações na estrutura produtiva agrícola que promoveu uma queda no desperdício de grãos que servia de alimentos para as aves em questão. 
Em áreas urbanas foi identificado um processo decrescente no número de pássaros resultante da falta de áreas verdes e intenso processo de impermeabilização, o que provoca a redução de insetos e automaticamente a oferta de alimentos. A radiação das torres móveis e o excessivo uso de fertilizantes químicos estão agravando o problema e foram identificados como dizimadores de pardais. 
A coexistência com esta ave popular é tão estreita que, quando uma cidade é abandonada, juntamente com os vizinhos e animais de estimação os pardais também desaparecem. O fato é que os pardais estão morrendo e nós ainda continuámos presos à cidade que mata. 
Em cavidades já existentes, sejam naturais, sejam feitas por outros animais ou presentes em objetos e construções humanas, as fêmeas podem colocar até dez ovos. A redução na oferta de locais para nidificar resulta em menos filhotes, fato seguido por envelhecimento rápido da população e sua diminuição



Por que desaparece o pardal? 
O pardal é um pássaro sedentário, de modo que as causas do seu declínio são muitas e estão muito unidas à qualidade do seu entorno imediato. 

Áreas rurais: 
  • Uso abusivo dos pesticidas 
  • Eficiência na colheita deixando poucas sementes dispersas 
  • Alterações na estrutura produtiva agrícola 
  • Intensificação da terra 

Áreas urbanas 
  • Eletromagnetismo gerado pela multiplicidade de antenas de telefonia móvel em torno de nós. 
  • Poluição do ar 
  • Aumento dos predadores 
  • Uma coleta de lixo cada vez mais eficiente
  • A concorrência de espécies invasoras 
  • Dificuldade em encontrar alimentos, especialmente em época de reprodução, quando os filhotes precisam de larvas e insetos. 
  • A falta de áreas verdes e locais de nidificação: os pardais frequentemente se instalam em espaços de edificações humanas ou galhos velhos de árvores e, atualmente os novos edifícios são cada vez menos amigáveis e todos os velhos galhos de árvores dos parques são removidos para evitar danos.
  • verticalização

8 comentários:

  1. Os pardais eram como praga, tinha em todo lugar. Não vejo um pardal a muito tempo. Fiz esta pergunta a pouco, por que os pardal sumiu de BH.

    ResponderExcluir
  2. Na minha janela sempre vinha uma família de pardal comer grãos, quando não tinha eles ficavam bicando o vidro, só paravam quando eu colocava arroz ou canjiquinha. ♥♥♥♥ saudades...

    ResponderExcluir
  3. vdd não vejo mais pardais só canários chapinhas

    ResponderExcluir
  4. Hj saiu uma matéria sobre isto num jornal de BH. Se eles tivessem pesquisado seu blog a matéria seria mais completa. Parabéns, pelos artigos.

    ResponderExcluir
  5. Meu gato trouxe um filhote de pardal para casa, e eu o salvei, cuidei muito bem dele até que ele volte a voar. O Pardal não tinha o rabo, mas estava muito esperto, acredita se eu disser que ele tentava abrir a porta da gaiola? Sim , é verdade, ele comia de tudo. Todos os dias ele treinava o vôo, e derrepente ele se foi pela janela. Será que ele está bem? Será que ele está se alimentando? É provável que ele vêm me visitar? Por favor me console

    ResponderExcluir
  6. Triste não ouvir mais eles encerrando dia cansada cantarolando todos juntos nas árvores. A impressão que me passava quando eles cantavam todos juntos, era de que conversavam entre eles falando como foi o dia. Kkk muito triste não ouvi-los mais.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...