Pesquisar no blog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

VAMOS PLANTAR UMA ÁRVORE!

Plantar uma árvore é uma atitude que traz muito mais benefícios ao planeta do que imaginamos, e a ideia de compartilhar isso com as crianças é educativa na formação dos valores e da cidadania. Quem nunca subiu num árvore para comer uma fruta, pegar uma pipa que caiu, quebrar um galho, namorar atrás da árvore?


Plantar uma árvore não é só um gesto simbólico para aqueles que buscam a realização, como o antigo ditado dizia: “ter um filho, escrever um livro, plantar uma árvore…” A árvore representa a Grande Mãe e possui uma figuração simbólica em diferentes culturas. O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu.


Para começar, uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 quilos de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. Esse processo acontece através da fotossíntese. O processo se dá quando a planta obtém glicose, durante o dia; e também por meio da respiração, quando a planta “quebra” a glicose para obter energia, durante a noite. Durante a fotossíntese, as plantas e algas fazem o processo inverso dos seres humanos, consumindo o gás carbônico e liberando oxigênio. No entanto, as plantas respiram dia e noite, consumindo também o oxigênio que produzem. Portanto, a principal fonte de oxigênio do planeta são as algas.
A temperatura das cidades também é influenciada pela quantidade de árvores. De acordo com pesquisadores, a sombra das árvores pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C. Elas também refrescam o ambiente – uma árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia.


Apenas uma árvore consegue absorver mais de três mil litros de água de chuva, diminuindo a contaminação de lençóis freáticos e mananciais em, e reduzindo o gasto de impostos com tratamento de água. Finalmente, as árvores reduzem a poluição sonora e áreas arborizadas valorizam e aumentam a ocupação de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...