Pesquisar no blog

segunda-feira, 9 de abril de 2018

DIFERENÇA ENTRE OS GRUPOS DE PRIMATAS


Quando falamos em primatas, logo pensamos nos macacos. Outros animais, porém, incluindo os seres humanos, também são classificados como primatas. A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos. Mas na verdade, os macacos são aqueles que têm rabo.


Embora os símios e os macacos sejam primatas e façam parte da mesma subordem de primatas, existem várias diferenças entre eles. Também existem vários tipos de primatas. A diferença entre os vários grupos de primatas se baseia em características físicas e na origem evolutiva.
A ordem dos primatas é caracterizada por animais com olhos frontais e braços, pernas e dedos altamente flexíveis. As 235 espécies de primatas modernos estão divididas em duas subordens:
  1. Os prossímios, que são os lêmures e animais parecidos, são o grupo mais primitivo.
  2. Os antropoides, geralmente chamados de “primatas superiores”, compreendem o restante das espécies na ordem dos primatas. Os antropoides variam muito em relação ao tamanho, extensão geográfica e comportamento, mas todos possuem faces achatadas, ouvidos pequenos e cérebros relativamente grandes e complexos.


Dentro da subordem dos antropoides, os primatas são agrupados em
  • Macacos
  • Hominídeos 
    • Símios - gorilas, chimpanzés, orangotangos, e gibões
    •  humanos


 Entenda
  • Os símios são muito mais parecidos com os seres humanos do que os macacos ou primatas inferiores. Eles têm a mesma estrutura corporal básica e um grande nível de inteligência, podendo apresentar um comportamento parecido. Todos possuem o corpo peludo, são desprovidos de cauda, possuem membros superiores mais longos que as pernas (a exceção é exatamente o homem) e dedos compridos. Possuem cérebro grande e relação peso do cérebro sobre peso corporal entre as mais altas da natureza, tornando-os entre os mais inteligentes entre os animais.
  • Os hominídeos se diferenciam dos símios principalmente pelo modo de locomoção. Enquanto os símios geralmente usam os quatro membros para se moverem no chão, os hominídeos desenvolveram um modo de caminhar ereto e bípede — ou seja, caminham em posição vertical, usando apenas seus membros traseiros. 
  • A maioria das espécies de macacos tem rabos, o que não é o caso dos símios ou hominídeos. 
  • A origem da espécie humana é um assunto polêmico. Os registros fósseis são escassos. A hipótese atual é de que o homem compartilha um ancestral comum com os chimpanzés, pode-se classificar o homem como primata, símio antropomorfo de grande porte.
Para saber mais clica AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...