Pesquisar no blog

domingo, 1 de abril de 2018

MINERODUTO, O QUE É ISTO, PARA QUÊ SERVE?

Minerodutos são dutos que realizam o transporte de minério, geralmente por longas distâncias, até o processamento final do material. São usados com o objetivo de transportar minérios com menor impacto ambiental se comparado com os meios mais usuais de transporte. 



Meio de transporte
Mineroduto, do latim (minero +ductu), são dutos pelos quais a polpa do minério é transportada, geralmente por longas distâncias, até seu processamento final. O minério a ser levado por esses equipamentos de um lado para o outro, pode ser de diversos tipos, como ferro, carvão, bauxita, etc.

Como funcionam os Minerodutos?
A estrutura do Mineroduto é composta por um cano que transporta uma lama viscosa chamada polpa com 35% de água e 65% de sólidos que é o minério de ferro. Esta polpa rica em minério fino é bombeada por centenas de quilômetros até o processamento final. Além da água acrescida, o sistema de bombeamento também utiliza energia elétrica para o transporte do material. Ao se atingir certa velocidade esse material passa a ser movido pela ação da gravidade a uma velocidade aproximada de 40 Km/h, entrando em desaceleração a cada 20m para se evitar a pressão excessiva na tubulação e consequentemente o desgaste prematuro do equipamento e eventuais acidentes. 



Vantagens do mineroduto 
  • É avaliada como a opção menos poluente e mais barata do que outras alternativas, como o trans
  • porte por caminhão ou trem que geram emissões de poluentes como dióxido de carbono e enxofre. 
  • Melhor opção em relação às rodovias – menos transporte pesado de caminhões nas estradas. 
  • Menor desmatamento e terraplanagem. 
  • Baixo consumo energético. 
  • Inexistência de ruídos. 
  • Baixíssima emissão de Dióxido de Carbono na atmosfera. 
  • Minimização dos poluentes atmosféricos.
Desvantagens do mineroduto 
  • A maior preocupação no uso destes sistemas de transporte mineral é o uso do bem mais precioso e raro para a vida na Terra, a ÁGUA. 
  • Erosão, assoreamento e voçorocamento do solo. 
  • Construção de diques e barragens, para o desvio da água. 
  • Desmatamento e terraplanagem de extensas faixas de áreas, que vão afetar a fauna, flora e a agricultura da região.


Afinal qual o volume de água necessária para transportar esses milhões de toneladas de minério de ferro nos minerodutos mineiros? 

A seca prolongada ameaça o abastecimento de água e energia elétrica, mas a crise hídrica passa longe das atividades de mineração em Minas Gerais 

A matemática da água em um mineroduto

O cálculo da água necessária é bastante simples. Em geral a quantidade de água depende do tipo de minério e sua granulometria, mas isso pode ser sumarizado: a polpa tem aproximadamente 65% de sólidos (minério de ferro) e 35% de água. ( Dados portal do Geólogo)

Para quem gosta de cálculo: 
  • Se os sólidos correspondem a 65% da polpa, para transportar 1 metro cúbico de minério de ferro seco serão necessários 1,54 m3 de polpa já que o minério é 65% desta polpa.
  • Portanto 35% de 1,54m3 é 0,538m3 que é o volume de água usado por cada metro cúbico de minério. Como cada m3 de minério pesa em torno de 4,4 toneladas é só dividir os 538 litros por 4,4 e teremos 122 litros de água. Ou seja: para cada tonelada de minério transportada é necessário, aproximadamente, 122 litros de água em uma polpa dentro de um mineroduto. 
  • Portanto, para transportar 25 milhões de toneladas por ano é necessário 348 m3 por hora. Quando todos os minerodutos de Minas Gerais estiverem transportando os 106,5 milhões de toneladas por ano previsto, serão necessários 13 trilhões de litros de água em um ano ou 1.483m3 por hora. 
Minerodutos ou agricultura irrigada: quem gasta mais água? 
Segundo as fontes pesquisadas como a Embrapa o gasto de água é em torno de 10.000.000 de litros por hectare, por ano, em uma lavoura irrigada. Ou seja, usando a matemática do mineroduto, que a cada 122 litros é transportada uma tonelada de minério em um mineroduto esses 10.000.000 de litros por hectare dariam para transportar quase 82.000 toneladas de minério. 
Resumindo: a água necessária para transportar os 106.500.000 toneladas dos minerodutos que ainda estão sendo instalados em Minas Gerais é a mesma água que um projeto de 1.300 hectares de agricultura irrigada gasta. 
Assim como no caso dos minerodutos cada tipo de cultura, cada tipo de solo, região, temperatura, vento etc...vai requerer um volume de irrigação diferente.


Referências bibliográficas 
http://www.geologo.com.br/mineroduto2.asp
https://tecnicoemineracao.com.br/mineroduto-vantagens-e-desvantagens/
http://www.minasjr.com.br/entenda-o-que-e-um-mineroduto-e-qual-a-sua-utilidade/
http://mineracaounibh.blogspot.com.br/2015/06/mineroduto-o-que-e-como-funciona.html

2 comentários:

  1. Excelente documento de pesquisa sobre Mineroduto. As pessoas que governam este estado e este país teriam que ser responsabilizados por esse crime ambiental.
    Tenho pena deste estado de Minas Gerais. Os políticos da atual safra, largados e pelados, assinam ponto e dormem nas poltronas macias dos gabinetes. Não levantam um dedo sequer. Não são chamados nem para um ministro deste malsinado final de governo. É só.

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, Eu sou André Soares do cosmoblog-as.blogspot.com e gostaria de fazer uma parceria de blogs com você, procurei seu contato no seu blog, mas não encontrei, aguardo uma resposta, meu E-mail é andrejadp@gmail.com

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...