Pesquisar no blog

sábado, 28 de outubro de 2017

MEUS VIZINHOS SÃO UM TERROR

Não adianta dizer que você não quer nenhum bicho em casa. É difícil fugir, Vários seres vivos dividem o teto com você. Mas não é porque entraram alguns animais indesejáveis em sua casa que significa que ela não está limpa. Quando aparecem, esses bichos ficam correndo por todos os lados e contaminando tudo o que tocam. Se você pensar por onde alguns podem ter andado antes, então.... aí é que a vontade de acabar logo com eles fica maior.



Esse "queridinhos" não aparecem do nada. Muitas vezes os encontramos em um local e imaginamos que ao matá-los o problema está resolvido. Bom, não é bem assim. As pragas urbanas (formigas, aranhas, baratas, ratos, cupins, entre outros), procuram sempre por um abrigo, um local seguro que ofereça as condições necessárias para a reprodução e desenvolvimento, como locais úmidos e com alimento. Vamos conhecer um pouco desse vizinhos indesejáveis.



LAGARTIXA
Alguns têm nojo dela, mas a verdade é que a lagartixa é uma presença comum em nossas casas. E ainda bem: elas se alimentam de bichos bem mais chatos, como as traças, moscas, aranhas, formigas e baratas. Deixe-a lá no cantinho como uma boa vizinha ou colega de quarto.

MOSCA DOMÉSTICA
Elas são chatas,  não deixam os humanos em paz durante um churrasco no quintal de casa, pousam em tudo, irrita qualquer mortal, Uma mosca doméstica vive entre 10 e 25 dias. Durante esse período, põe algumas centenas de ovos.

CARRAPATO
Se você tem cachorros em casa, é provável que tenha que conviver com carrapatos debaixo de seu teto. Eles moram perto das orelhas dos animais, onde é mais fácil sugar o sangue.

ABELHA
Elas procuram tudo que contenha açúcar, como refrigerantes. Com a língua, recolhem a substância. Na colmeia, armazenam o alimento, que se transforma em mel. Sua picada é bem dolorosa.

ÁCARO 
Eles estão presentes em toda residência e podem causar alergias. Os ácaros medem entre 0,2 e 0,5 mm e comem escamas de pele humana. Pessoas com rinite ou asma costumam sofrer mais com o problema.

BARATA
O que dizer das baratas, esses bichos tão asquerosos e horripilantes que só aparecem para incomodar o sossego das pessoas? Em uma metrópole, há em média 200 baratas por habitante. Elas vivem em lugares quentes e úmidos, como aquele cantinho atrás da geladeira. Baratas são transmissores de doenças, além de ser capazes de carregar em si fungos e protozoários. Sem contar, que todo mundo tem alguma experiência ruim que sofreu com barata.

FORMIGA
Sem predador nas cidades, as formigas se multiplicam aos milhões. Sempre que sua cozinha estiver infestada de formigas, procure atacar o ninho, entre a argamassa e os azulejos da área.

CUPIM 
Eles moram nas frestas dos móveis, onde costuram galerias na madeira. Dá para detectar a presença deles pelo pó que aparece no chão - não são restos do móvel, mas fezes de cupim.

PERNILONGO
Este bicho atormenta a vida da gente. Nunca ficamos em paz com a presença desses "kamikazes". Nas noites mais quentes o famigerado surge todo poderoso, dando voos rasantes. As fêmeas põem seus ovos sempre na água. Adulto, o pernilongo ganha asas e faz voos noturnos para sugar nosso sangue.

PULGA
Estas pestes adoram seus pets. Podem causar doenças atuando como parasitas, transmissores (vetores) ou como hospedeiros intermediários. Ao picar a pele ou sugar o sangue, provoca coceira e, se atingir o sangue, espalha-se pelo corpo todo.A vida de uma pulga começa quando a fêmea deposita seus ovos no cão ou no gato. Com 3 mm, uma pulga pode saltar até 30 cm - é como se você pulasse 200 metros.

TRAÇA
Gostam de devorar muito mais do que roupas e papéis. Elas também atacam a despensa, alimentando-se de amido, açúcares e proteínas, geralmente aproveitam quando o ambiente está empoeirado ou com alimentos vencidos. No guarda-roupa elas procuram resíduos da descamação da pele, fios de cabelo e oleosidade do corpo. Por essa razão, costumam atacar as roupas na região do umbigo, onde há um contato maior com a pele e mais transpiração.

PERCEVEJO
Quando você chegar em casa, pode se deparar com uma surpresa. Além dos ácaros e pulgas, o percevejo de cama adora um colchão. Suas picadas geram coceiras e vermelhidão.


RATO
Apesar de protagonizarem inúmeros filmes e desenhos infantis, esses animaizinhos na vida real causam tanta repulsa quanto as baratas. Os ratos urbanos, aqueles que vivem pelos telhados, ruas e esgotos das cidades, podem transmitir direta e indiretamente sérias doenças aos seres humanos. Portanto, nem de longe pense em aceitar a presença desse roedor em casa. 

ARANHA
As aranhas encontram-se entre os insetos que encontramos com mais frequência nas nossas casas, chegando a ser residentes habituais. Elas comem os insetos que normalmente entram nos nossos lares, tais como baratas, mosquitos, moscas e traças. Se as deixar atuar, as aranhas comerão a maior parte desses insetos, proporcionando um método eficaz de controlo de pragas.

PIOLHO
Respire fundo ...é claro que você não quer de jeito nenhum deixar um piolho perdido pela sua casa. É bem pequena a chance de pegar piolho dos móveis ou dos lençóis. Ele não pula nem voa, e a maioria não sobrevive mais que 24 horas fora da cabeça humana. Por isso os piolhos não vão infestar a casa inteira. Animais de estimação não pegam piolho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...