Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

LIXO = COMIDA - A PRIMEIRA LOJA SUSTENTÁVEL NO BRASIL

O Estado do ACRE existe SIM. Na pequena cidade brasileira de Marechal Thaumaturgo, garrafas de plástico, lacres e latas de alumínio que iam para o lixo ou simplesmente abandonadas na rua, agora servem para comprar comida.  Localizado em uma das áreas isoladas da região amazônica que faz fronteira com o Peru.



Uma iniciativa realizada por povos indígenas e uma ONG promove a produção local e impulsiona a reciclagem na região amazônica do país.

E está dando um banho de sustentabilidade nos demais Estados do país. A região acaba de ganhar o primeiro supermercado brasileiro em que é possível comprar comida com lixo reciclável. Isso porque o estabelecimento, batizado de TrocTroc oferece aos clientes a possibilidade de trocar PETs, latas de alumínio e lacres de garrafas plásticas por qualquer produto vendido no mercado.
Cada quilo de material reciclável vale R$ 0,50 em compras. Caso o cliente traga os resíduos já limpos e amassados, facilitando sua reciclagem, o valor do bônus tem acréscimo de 20%. Nas prateleiras, artigos como frutas, grãos, legumes e verduras – tudo produzido localmente, a fim de valorizar os produtores rurais da região. 
Não são só eles que estão sendo empoderados com a iniciativa. O TrocTroc foi idealizado por Marcelo Valadão, presidente da House of Indians Foundation – uma entidade internacional que luta pelo respeito e preservação da cultura indígena e que, não por acaso, deixou o supermercado aos cuidados de membros da tribo Ashaninka, a fim de fomentar a economia local e valorizar seus costumes de troca.


Solução criativa
Começou no início do ano em que o presidente da Fundação Casa dos Índios, o brasileiro Marcelo Valadão, identificou um sério problema relacionado à poluição e à falta de hábito de reciclagem. Para este, considerando que a tribo Ashaninka estava com uma sobreprodução de alimentos, ocorreu-lhe esse modelo de negócio que, de forma conjunta, resolve ambos os problemas. A proposta da entidade vai além do plano econômico. Criada para defender o meio ambiente e os povos da Amazônia, a ONG quer promover a limpeza da região e, em uma segunda etapa, se preparar para o ecoturismo devido ao interesse em explorar a área cercada por 17 terras indígenas. 
De acordo com o presidente da entidade holandesa, a presença da loja incentiva a população a plantar mais árvores frutíferas e começou a gerar uma nova cadeia de produtores e a limpeza da cidade foi rápida.

  
ENTENDA ´
  • Troc Troc - Emite títulos para o quilo de material reciclável que são trocados por alimentos produzidos por indígenas da região. 
  • Tribo Ashaninka - Habitam o Brasil e o Peru. São caçadores, agricultores e músicos com uma economia baseada na produção de subsistência.  São conhecidos por suas práticas rituais, como o uso da bebida "ayahuasca". Têm suas raízes nos Andes, bem como o hábito de vestir roupas de algodão.
  • Fundação Casa dos Indianos - É uma entidade europeia sem fins lucrativos. Foi criado em 2012 pelo brasileiro naturalizado holandês Marcelo Valdão com o interesse de defender os povos que vivem na floresta amazônica.
  • O povo - Marechal Thaumaturgo é uma pequena aldeia isolada na região amazônica do estado do Acre, no Brasil, que só pode ser acessada de barco ou de avião. Com uma população estimada de 17 mil pessoas.  Está rodeada por territórios indígenas na fronteira com o Peru, que abriga 17 aldeias e cerca de 800 membros da tribo Ashaninka.


Infelizmente a mídia brasileira não leva este belo trabalho ao conhecimento
Já pensou quantas pessoas Brasil afora que, atualmente, estão em situação de vulnerabilidade poderiam ser ajudadas, caso a moda do supermercado TrocTroc pegasse?



Referência
http://www.diariovasco.com
fotos
El Diario Vasco - periódico editado na cidade de San Sebastián, en Guipúzcoa - Espanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...