Pesquisar no blog

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

FANATISMO AMBIENTAL X AMBIENTALISMO

Tem gente que parece gostar de brincar com coisa séria. Tem gente que teima em desconhecer o valor e a importância da sustentabilidade ambiental. Tem gente absolutamente intolerável para mera satisfação de egos doentios.  Preservar o Meio Ambiente é, também, lutar pela preservação de vidas humanas!



O fanatismo é um estado psíquico de devoção cega, rígida e irracional por alguma coisa ou tema. O fanático defende suas causas com tanto fervor que, por vezes, flerta com o delírio, ficando impossibilitado de ouvir argumentos opostos ou manter um diálogo saudável. Não escolhe lugar, ele surge pela falta de discernimento, acredita numa ideia fixa e não consegue estabelecer parâmetros de raciocínio lógicos. Pior quando são fanáticos fundamentalista (que se opõem a qualquer mudança na tradição seja; religiosa, política, social ou ambiental). Por trás do fanático esconde-se um homem covarde e ignorante: covarde por não ter coragem de encarar novos conceitos e ignorante por achar que conhece a verdade.  Ele rejeita a diversidade, tem uma ideia fixa que tem de ser o mesmo para todas as pessoas.
  • Fanatismo ambiental -  Os “eco-chatos” um grupo que não se preocupa com a realidade política de determinada época, realizando ações não comuns para a proteção do meio ambiente, onde pode até mesmo nascer o terrorismo ambiental. Apesar de tentar proteger o meio ambiente, o ser humano deve ser colocado em conjunto com todo o meio natural, e não separar o meio natural do homem, podendo ocorrer tanto por um lado a destruição da natureza, quanto pelo outro a destruição do homem pela natureza.
  • Ambientalismo é o movimento social que respeita tanto a natureza ambiental quanto humana, que tenta configurar a harmonização dos dois na Terra, sem prejudicar nem um, nem outro, e o fanatismo é o oposto, que prejudica o próprio homem, que como ser racional se torna ignorante diante da omissão da realidade política em que vivemos.
Os verdadeiros ambientalistas respeitam a natureza, mas também, o modo de vida social capitalista, apenas cominando na aceitação de políticas ambientais que solidifique a harmonização dos dois -  o crescimento econômico sustentável - . Sendo assim, o próprio ambientalismo é o refúgio e a proteção do sistema capitalista contra o fanatismo ambiental e o terrorismo ecológico.
As ideias da Educação Ambiental moderna se destacam pelo fato de estarem coligadas com toda a realidade política, como no mundo onde se evidencia a aplicação do Desenvolvimento Sustentável, que é a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade correlata através do capitalismo, não deixando de crescer normalmente, apenas adequando maneiras sustentáveis para a continuação da existência do meio ambiente, com mecanismos instrumentais capazes de ajudar a coligar um ao outro, sem confrontar o próprio capitalismo.
O uso dos recursos naturais deve continuar, mas adequado aos meios necessários de sobrevivência da sociedade, devendo-se confluenciar o consumismo necessário ao uso correto e sustentável do meio ambiente, para que as futuras gerações também possam usufruir dos meios naturais que necessitarem.
A Educação Ambiental é a melhor arma contra a intolerância e o fanatismo. Deve ser o caminho da libertação da inteligência na direção da superação das ingenuidades e das alienações, o caminho do amadurecimento da consciência. Ela é reflexiva, autocrítica e questionadora ao processo evolutivo da modernização. 

5 comentários:

  1. Boa noite prof.o que o senhor sugere para termos um melhor intendimento sobre esse terrorismo ambiental que vos fala, grato.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Demetrius. A preservação ambiental é, de fato, um assunto urgente para a sociedade atual. Mas quando governos, grupos ou indivíduos ameaçam ou provocam propositalmente a destruição do meio ambiente ou quando organizações, que se declaram defensoras da natureza, cometem crimes contra governos e empresas que prejudicam o meio ambiente. Isto é ecoterrorismo. Os movimentos ambientais extremistas, que com a utilização da violência, em nome da defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais, tomam atitudes radicais, como invadir e depredar, atacar e afundar embarcações e até mesmo assassinatos.

    ResponderExcluir
  3. Ex. em 2015 um grupo do MST destruí décadas de pesquisa de uma empresa para melhoramento genético do eucalipto. Em 2006 o mesmo movimento destruiu Centro de Pesquisas Agropecuárias, no Rio Grande do Sul e vários outros. O Greenpeace que por sinal faz um ótimo trabalho para a promoção da preservação do meio ambiente e da vida, tem alguns indivíduos como membros mais radicais que promovem o fanatismo ambiental.

    ResponderExcluir
  4. "...crescimento econômico sustentável..."
    O máximo oximoro típico do ambientalismo desinformado que ignora os limites planetários impostos sobre a economia, fechando os olhos para o fato que o crescimento é sustentado pelo meio ambiente e, portanto, nunca sustentável

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...