Pesquisar no blog

sábado, 21 de outubro de 2017

BANHO DE FLORESTA


Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de cachoeira, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas... e banho de floresta? Você conhece? Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros... 




Desenvolvido no Japão, o shinrin-yoku - “banho de floresta”- , pode nos trazer benefícios físicos e mentais.

Depois de algum tempo caminhando pela mata, com total exposição à natureza, seu estresse é reduzido. Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! O que todos nós já ouvimos falar está sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva.


Quando adentramos numa floresta, nosso corpo se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes. Ouvir o canto dos pássaros, água corrente, sons de animais diversos, observar a flora. A coisa mais relaxante é sentar próximo a uma cachoeira e meditar, ficar absorto no tempo e espaço. O banho de floresta pode ser praticado de diversas maneiras, sempre, no entanto, rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado que a floresta nos traz. Pode-se simplesmente caminhar sem rumo ou pressa, se sentar e observar as nuances e detalhes das plantas e árvores de forma geral (respirando profundamente o bom ar limpo que a floresta oferece), tudo em num certo tom de meditação. Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do banho.


Bom, já é muito saudável você passear ao ar livre, em ambiente natural mas, para que os benefícios sejam potencializados você deverá adotar algumas atitudes especiais quando fizer seu banho de floresta.

  1. Entre na região natural deixando do lado de fora todos os problemas da sua vida pessoal e profissional. Sintonizar com as energias da natureza, de cada árvore, passarinho, inseto ou flor que encontrar pelo seu caminho.
  2. Use a técnica, por exemplo, de deixar todos os problemas em uma pedra que esteja bem na entrada da área natural. Passeie livremente, limpando a mente - limpar a mente quer dizer, não pensar em nada específico. Na saída da área natural, esqueça firmemente de recolher aqueles problemas que deixou na pedra, claro.
  3. Se o clima permitir, caminhe descalço, pisar na terra, na areia, nas folhas secas e até nos galhinhos e pedrinhas que estão pelo caminho vai te ajudar a reciclar suas energias internas, que estão estagnadas, com a ajuda das energias da terra (chamam-se “energias telúricas) estabelecendo um circuito de trocas muito benéfico para você.
  4. Caminhe ou, se não conseguir caminhar, sente-se debaixo de uma árvore, numa pedra próxima a cachoeira ou na frente do mar, tomando o vento, o sol, a brisa, e buscando uma maior integração com as forças naturais.
  5. Encontre, dentro de você um momento de calma duradouro. Aterre essa boa energia dentro de você e a mantenha aí, firmemente conectada com o seu íntimo.
  6. Repita essa sequência diariamente ou, pelo menos, semanalmente, com a consciência de que se trata, realmente, de uma terapia curativa para seu corpo físico, emocional e mental.

Não, não é coisa de "bicho-grilo", de ecologista paranoico, ou de estudante de humanas. É Ciência  pura!




ENERGIA OLFATIVA
Rogério Alvarenga

A fauna telefona pelo olfato. E por que as flores têm perfume? A floresta se agita com tando assédio emitido no ar. Logo a fecundação.

Eis o poder da energia olfativa
Que atrai ou repele os assemelhados
Que envolve e comanda desavisados
Turbilhão de desejos atrativos.

A fauna telefona pelo olfato
E atende sempre um bom reprodutor
Lendo no ar, faz-se um bom tradutor
E que responde o chamado, no ato.

Veja por que as flores têm perfume?
Soltam no amplo campo a sedução
Abrem as pétalas como costume

E a floresta se agita em profusão
Em assédio, esta posição assume,
E parte para total fecundação.



Médicos escoceses estão prescrevendo passeios na natureza para seus pacientes. Clique aqui
Cientistas japoneses afirmam que 'banho de floresta' combate doenças. Clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...