Pesquisar no blog

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE NÃO DESCARTAR O LIXO ADEQUADAMENTE?


Manter a cidade limpa é uma tarefa que demanda um trabalho conjunto entre a prefeitura, os moradores, as empresas e os turistas que passam pela local.


Em geral, o lixo doméstico, industrial e hospitalar é coletado em dias específicos, e a agenda desse tipo de serviço é de conhecimento público. Portanto, o lixo só deve ir para fora da residência ou comércio no dia da coleta, de modo a evitar o acúmulo de lixo nas ruas e que animais sem dono rasguem os sacos, espalhando os detritos nas vias públicas. Se em determinados bairros não há coleta de lixo, cabe aos moradores pressionarem a prefeitura e a câmara de vereadores para que as autoridades públicas tomem providências urgentes. Entulho, ferro-velho, mobiliário, restos de podas de árvores e nenhum outro tipo de detrito deve ser jogado em vias públicas ou terrenos particulares. Se o serviço público não recolhe esses materiais, é necessário contratar caçambas legalizadas para remover os resíduos a um local licenciado. O que não pode ser feito de maneira alguma é jogar lixo em qualquer local!

PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESCARTE INADEQUADO DO LIXO


Alagamentos e inundações
O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas pluviais. Com isso, a ocorrência de enchentes aumenta consideravelmente.Tudo isto, aliado a uma má infraestrutura causa no período das chuvas um caos nas  cidades.

Aumento da poluição
O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna do local. Dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presentes, este problema coloca em risco a saúde pública.
 
Desperdício de dinheiro público
O descarte irregular de lixo aumenta os gastos públicos dedicados à limpeza urbana. Isso porque a prefeitura, que já gasta com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos, é obrigada a alocar mais verbas no setor de limpeza urbana para recolher os detritos das vias públicas que foram descartados inadvertidamente pela população.

Desvalorização de imóveis 
Bairros em que os moradores e comerciantes não prezam pela limpeza de vias públicas, praças e terrenos particulares, perdem valor imobiliário. São considerados “terra de ninguém”, onde as pessoas se sentem à vontade para descartar lixo, entulho, mobília e materiais em qualquer lugar. Isso favorece a proliferação de roedores e insetos, além de favorecer as enchentes, prejudicando a saúde dos próprios moradores e comerciantes.


Obstrução de vias públicas 
Depositar entulho em vias públicas prejudica o trânsito de pedestres, ciclistas e até de veículos, o que pode causar inúmeros acidentes de trânsito. Além disso, há o risco de queda ao tropeçar em restos das podas de jardins e entulhos da construção civil. Para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, essas vias representam um grande risco.

Prejuízos ao turismo
Uma cidade turística suja acaba perdendo visitantes e a oportunidade de impulsionar a própria economia. A limpeza pública é um dos quesitos mais importantes na hora de vender a imagem de uma cidade que vive do turismo, e um viajante mais exigente acaba escolhendo outro destino para a próxima viagem.

Saúde pública 
O descarte inadequado de lixo prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade: os resíduos contaminam o solo e a água, favorecem a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos. Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

  Poluição dos cursos de água
Ao jogar lixo na rua, seja uma embalagem ou outra coisa, esse lixo poderá ser “transportado” diretamente para os cursos de água que passam pela cidade. Isso ocorre pois a chuva leva esses resíduos aos bueiros e consequentemente aos rios e igarapés que atravessam a cidade. As enchentes espalham o lixo e contaminam a água e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...