Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

COMO SOBREVIVER PERDIDO NA MATA

Você já fez uma trilha para  nadar numa cachoeira, admirar as flores, pássaros e animais silvestres, olhar os topos das árvores. De repente se encontra completamente sozinho e perdido? O que aconteceria se você não conseguisse encontrar seu caminho de volta? Embora se perder na floresta possa ser uma experiência aterrorizante, sobreviver sozinho na natureza geralmente é uma questão de bom senso, paciência e usar sabiamente os presentes que a mãe natureza lhe dá. 


Esse é o tipo de situação que a gente espera que nunca aconteça. Porém, se um dia você se perder no meio do mato ou se extraviou do grupo durante um passeio, a primeira recomendação é óbvia: não entre em pânico.



Primeiro faça uma pesquisa. Não entre simplesmente na mata, tenha um conhecimento sólido dos seus arredores. Estudar um mapa da área para onde você está indo - e certificar-se de levá-lo com você - aumentará as chances de não ficar completamente perdido. Eduque-se sobre a flora e a fauna da área que você está explorando. O conhecimento dos animais e plantas locais pode salvar a sua vida.

Certifique-se de comer bem antes de sair e de que alguém saiba para onde você está indo e por quanto tempo vai ficar lá. certifique-se de que alguém saiba exatamente para onde e quando você está indo. Desta maneira, alguém saberá que você está desaparecido, alertará as autoridades responsáveis e poderá dizer a elas por onde começar a procurar você.

Leve consigo equipamentos de sobrevivência. Ferramentas básicas como uma faca, uma pederneira ou isqueiro, fósforos, cantil, corda, apito, saco de dormir, manta isotérmica, espelho de sinalização, comprimidos de purificação de água e uma bússola podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Mesmo que você esteja saindo para fazer uma trilha de um dia, certifique-se de levar o essencial. Um kit de primeiros socorros. Você deve levar bandagens, antissépticos e pinças para remover espinhos que possam lhe infectar. Anzóis e uma boa quantidade de linha de pesca. Azeite de oliva (calorias e para acender fogueiras). Uma machadinha (para cortar madeira e se defender).

Não entre em pânico se você se perder. O pânico é mais perigoso do que praticamente todo o resto, porque ele interfere que você utilize a sua melhor, mais útil e versátil ferramenta de sobrevivência: sua mente. Assim que você perceber que está perdido, antes de fazer qualquer coisa, pare. Respire fundo e acalme-se. Antes de agir, siga as indicações do acrônimo PPOP( P = Pare, P = Pense, O = Olhe ao seu redor e P = Prepare-se para sobreviver reunindo materiais)

Oriente-se. Onde quer que você esteja se tornará o seu "ponto zero". Encontre uma forma de marcá-lo usando uma peça extra de roupa, uma pilha de pedras, uma folha de papel, ou qualquer outra coisa que seja facilmente visível ao longe. Aprenda as direções básicas: o sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Use essa informação para ver a direção como numa bússola. Por exemplo, se já for no fim da tarde e o sol estiver a sua direita, então você deve estar virado para o Sul. Sua sombra também ajuda na orientação, pela manhã sua sombra estará sempre para oeste.

É essencial manter-se fisicamente íntegro. Por isso, cuide bem de qualquer arranhão, queimadura ou picada de inseto para evitar infecções. Mantenha os hábitos de higiene, se possível tomando banho todos os dias. Se não der, mantenha pelo menos mãos, rosto, axilas, virilhas e pés limpos. Lembre-se de que, na selva, você precisará muito de seus pés: todo cuidado com eles é pouco.

A primeira coisa que você precisa fazer uma boa fonte de água. Prestando atenção deve procurar por pássaros próximos, porque eles gostam de voar perto de águas limpas, observe a vegetação do local onde você está – depois de encontrar alguma água lamacenta, purifique sua água, filtre a bebida com algum pano e ferve. Um método grosseiro de purificação da água é pegar sua panela e aquecer a água. Para que esse método acabe efetivamente com as bactérias, a água deve ferver bem por pelo menos três minutos. Você também pode colocar a água limpa numa garrafa de plástico transparente e deixá-la no sol por seis horas para matar a maior parte dos organismos. Na sequência, tente se localizar e sempre siga os cursos da água, já que eles acabam em um rio principal ou, se você estiver com sorte, na civilização.

Ande sempre com um pedaço de madeira, cajado em mãos, para se defender e fazer barulho. Para um bom bastão, você vai precisar de uma madeira morta que tenha algum peso, mas que ainda seja leve o bastante para carregar confortavelmente. A madeira ideal deverá chegar até o seu queixo,   A madeira deverá ser relativamente reta. A mesma uniformidade serve para a espessura, tendo pelo menos de 2,5 a 5cm de diâmetro.

Faça uma fogueira. Faça uma fogueira de bom tamanho com combustível o suficiente para aquecer por muitas horas e certifique-se de que você tem bastante madeira seca. Acenda o fogo antes de achar que irá precisar dele, mesmo que o tempo esteja quente; é mais fácil acender o fogo estando em boas condições, do que entrar em pânico quando o sol se por - sem mencionar o fato de que ter uma fogueira acesa por perto lhe dará uma sensação de conforto e segurança enquanto você descobre seu rumo. O fogo espanta animais e serve para você cozinhar alimentos e aquecer

Encontre, ou crie um abrigo. Sem o abrigo adequado, você estará completamente exposto aos elementos e se arriscará a ter hipotermia, ou um ataque cardíaco, dependendo do tempo. Se você não estiver vestido adequadamente para as condições climáticas, encontrar um abrigo é ainda mais importante. Por sorte, a floresta está cheia de ferramentas e recursos, tanto para fazer abrigos, quanto para fazer fogo (para se aquecer, para sua segurança e para usar como sinalizador). Procure não deitar diretamente no chão da floresta. Tente fazer um pouco mais elevado.

Encontre alimentos seguros - Não tenha medo de comer insetos e outros besouros. Embora possa ser nojento comer alguns gafanhotos, eles lhe dão uma boa nutrição. Todos os insetos devem ser cozidos, já que eles podem ter parasitas que podem lhe matar. Não coma nenhuma lagarta, insetos com cores vivas, ou qualquer inseto que possa lhe picar ou ferroar. Remova as pernas, a cabeça e asas de qualquer inseto antes de comê-lo. Se você estiver perto da água, peixes é uma boa escolha. Evite comer quaisquer cogumelos e frutinhas que vir, não importa o quão faminto esteja. É melhor ficar com fome do que comer algo venenoso. Muitas frutinhas na floresta, especialmente as brancas, são venenosas. Ainda que possa estar esfomeado, é preciso ter cuidado com o que você resolve abocanhar, então o jeito é comer as frutas que outros animais estiverem comendo também. 

Se você não puder ficar onde está até que alguém lhe encontre, não escolha simplesmente uma direção aleatória e comece a andar, mesmo que você tenha meios de garantir que você ainda está seguindo aquela direção. Em vez disso, tente subir, ou descer a colina. Subir lhe dá uma boa chance de encontrar um ponto de vantagem, que pode lhe ajudar a ver os seus arredores. Se você descer, provavelmente encontrará água, que você pode seguir rio abaixo; em muitos casos, isso te levará até a civilização. Mas não siga o fluxo do rio à noite, ou na névoa já que ela pode te levar até um penhasco. Jamais entre em um desfiladeiro. Mesmo que não haja risco de inundação repentina, as paredes de um desfiladeiro podem ficar tão íngremes que a única maneira para sair dele, é passando pelo meio. E o pior, se houver algum fluxo no desfiladeiro, ele pode se transformar em um rio com o tempo, forçando você a ter que voltar.

Uma das ferramentas de sobrevivência mais importantes é algo que a maioria das pessoas nunca pensaria: uma xícara de alumínio. Sem ela, é difícil cozinhar muitos alimentos.

Se você encontrar alguma cobra, deixe-a em paz. As cobras picam porque estão com fome, ou quando se sentem ameaçadas. Somos grandes demais para sermos vistos como presas pela maioria das cobras; elas não gostam dos humanos como comida. Fique parado e a cobra irá embora. Ataque e ela irá retaliar. Se uma delas se enroscar no seu kit, mova-a para longe usando um longo galho de madeira e gentilmente a tire de perto. Se ela vier na sua direção, fique parado. Ela não sabe que você é quem está causando esse desconforto a ela e se você não se mexer, ela provavelmente nem vai te notar. Porém, se você matar a cobra, pode aproveitar para comê-la. Já que você provavelmente não vai saber se ela é venenosa ou não, uma boa regra é cortar a cabeça e depois cortar o mesmo comprimento da cabeça do ponto que você cortou, para trás. Isso irá remover as glândulas de veneno, se houver alguma.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...