Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

FLORESTA AMAZÔNICA A MAJESTADE EQUATORIAL

Apesar da importância que tem para o planeta, cerca de 20% da Amazônia foi destruída nos últimos 50 anos – e o número não para de crescer! Essa enorme floresta influencia nossas vidas de verdade. Que tal convencer todo mundo a preservá-la?



Embora o planeta inteiro fique de olho na Amazônia, andar no meio dela é desafio para poucos. Além da beleza, da magnitude e do exotismo, a floresta impõe a força de seu aspecto selvagem não só pelo tamanho, mas pelas mudanças bruscas de luminosidade, quantidade de sons bizarros em diversos momentos do dia, visibilidade complicada, perigos. Por dentro é um mundo aparentemente homogêneo, uma massa de verde que se altera com a escuridão das sombras. As árvores estão muito próximas, galhos caem, insetos aparecem. Faz um calor de até 44º C. Alta umidade, chove muito. Aventura incrível para alguns, ambiente inóspito para outros, a Amazônia é um santuário complexo, exuberante e necessário para a vida de todos.


GIGANTESCA
A Amazônia é o maior bloco de florestas tropicais contínuo (sem interrupção) do planeta e tem o maior depósito de água doce superficial da Terra. Ela passa por nove países: além do Brasil, está na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Só em nosso país são 400 milhões de hectares, o que equivale a mais ou menos 400 milhões de campos de futebol.

CASA DOS ANIMAIS
Por ser gigante, a Amazônia é o lar de centenas de milhares de espécies de plantas e bichos. São 483 espécies de mamíferos, 10 milhões de espécies de insetos e 300 espécies de répteis. Mas esses números mudam muito, pois descobertas sempre são feitas. O lado triste é que cada vez mais a floresta é desmatada ou queimada e animais morrem junto.


CASA DAS PLANTAS
A Floresta Amazônica é uma floresta tropical fechada, formada por árvores de grande porte, e devido a pouca incidência de luz solar, não há muita vegetação rasteira. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis Biomas Brasileiros. Em meio à floresta há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais e corantes. Das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina, cerca de 30 mil estão na Amazônia. A planta mais famosa é a vitória-régia, a flor símbolo da Amazônia. Conhecida como a "rainha dos lagos", abre suas folhas nas águas rasas e sem correnteza, formando uma bandeja redonda verde. Chega a medir de 1m a 1,80m de diâmetro. Foi batizada com este nome por um naturalista inglês para homenagear a rainha Victoria pela sua exuberância. A flor muda de cor com o tempo; no primeiro dia de abertura, os botões são brancos e se tornam rosados no segundo dia. A partir do terceiro dia começa a desabrochar às 17h e completa o ciclo às 21 horas. Os diferentes graus de umidade durante o período de cheia dos rios, de qualidade do solo, nos ventos e nas chuvas propiciaram formações vegetais bem distintas. A soma delas é que forma uma região única no planeta e dá vida à grande biodiversidade amazônica.

ELA NOS PROTEGE
Essa floresta tem um papel importante como regulador do clima no planeta. A vegetação absorve muito gás carbônico, evitando que ele se espalhe na atmosfera. Por causa disso, as mudanças climáticas são mais amenas, evitando grandes catástrofes naturais, como inundações, furacões ou até secas extremas.

ALERTA
O desmatamento preocupa e muito! A exploração do local começou provavelmente no século 16, quando colonizadores europeus começaram a retirar a vegetação para construir povoados. A partir do final da década de 1960, o problema aumentou com a exploração da madeira. Além de causar problemas para os bichos, isso altera o clima brasileiro, gerando períodos de seca.

ELA VAI VIRAR DESERTO?
Calma! A possibilidade de a Amazônia virar um grande deserto é muito baixa, quase impossível. Isso não quer dizer que ela está salva. Se continuar a ser degradada, é possível que se torne uma região de campos, com árvores muito baixas, como se fosse o cerrado, alterando completamente a paisagem e o equilíbrio ecológico. Diminuindo o desmatamento, a floresta tem alta capacidade de resiliência.

MITO
Apesar de produzir muito oxigênio, é errado dizer que a Amazônia é o pulmão do mundo. A maior parte do ar puro de que necessitamos para respirar é produzida por algas e bactérias. Além disso, o gás que a floresta produz é usado por ela mesma para a sobrevivência das espécies animais e vegetais.

VOCÊ SABIA?
  • Areia do deserto do Saara é levada pelo vento para a Amazônia, reabastecendo seus minerais. O deserto literalmente fertiliza a floresta. 
  • O nome Amazônia vem das amazonas da mitologia grega, uma raça de mulheres guerreiras. Em muitas tribos da região, as mulheres lutavam ao lado dos homens. 
  • 1 em cada 10 espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica. 
  • A floresta amazônica engloba uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho da Argentina . 
  • Enquanto a maior parte da Floresta Amazônica se situa no Brasil (60%), ela também está no Peru (13%), Colômbia (10%) e áreas menores na Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa . 
  • Estima-se que quase 400 bilhões de árvores pertencentes a 16 mil espécies diferentes crescem na Floresta Amazônica . 
  • Não há pontes sobre o rio Amazonas. 
  • A Floresta Amazônica existe há pelo menos 55 milhões de anos. 
  • Os primeiros habitantes se estabeleceram na Amazônia há mais de 11.200 anos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...