Pesquisar no blog

domingo, 22 de outubro de 2017

TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA... OU MARIPOSA

A natureza é cheia de belas e misteriosas surpresas, como a brilhante metamorfose de lagartas em mariposas ou borboletas. E se você acha as borboletas e mariposas muito mais bonitas que as lagartas, esse artigo deve te ajudar a perceber que ambas as fases do mesmo animal são igualmente impressionantes.




Quando crianças, muitos de nós aprendemos na escola o  maravilhoso processo pelo qual uma lagarta se transforma em uma borboleta. Normalmente, a história começa assim: 
  1. Com uma lagarta muito faminta que eclode de um ovo. 
  2. Essa lagarta, mais cientificamente chamada larva, devora e se entope de folhas ficando cada vez mais gorda e comprida através de uma série de “mudas” em que ela se desfaz de sua pele. 
  3. Um dia, a lagarta para de comer, fica pendurada de ponta-cabeça em um pequeno galho ou uma folha e tece um casulo sedoso ao seu redor ou se transforma em uma crisálida brilhante. 
  4. Dentro de sua cápsula protetora, a lagarta transforma radicalmente seu corpo e depois de certo tempo emerge como borboleta ou mariposa.
Sim! Aquelas lagartas que destroem sua planta querida e, às vezes, até queimam sua mão vão se transformar em invertebrados admiráveis por sua beleza e modo de vida. A metamorfose completa acontece com a maioria dos insetos.
Dentro de seus casulos, as lagartas são completamente liquefeitas, mantendo apenas sua “estrutura rudimentar”, ponto de partida para recursos importantes, como as asas e olhos. Apesar do fato de serem reduzidas a uma sopa de proteína, estudos já indicaram que algumas borboletas pode reter comportamentos que aprenderam quando ainda eram lagartas. Ou seja: mesmo depois de tal transformação drástica, a essência do ser ainda é a mesma.
Por exemplo, as estruturas brilhantes muitas vezes vistas nas lagartas servem como proteção, anunciando sua natureza venenosa ou dando aos predadores alvos falsos para atacar.

A borboleta deixa uma pessoa cega ao voar perto dos seus olhos?
Mito. Nas asas das borboletas e mariposas existem muitas escamas minúsculas, arrumadas sobre as asas finas como as telhas de um telhado. São elas que dão cores e brilho às asas. Se você tocar nelas, elas podem se soltar em forma de um pó, que podem causar irritação nos olhos, mas não causa cegueira. Por isso, não devemos pegar nas suas asas e passar as mãos nos olhos.

A mariposa, também chamada de bruxa, traz mau presságio e azar ao entrar em sua casa? 
Mito. A mariposa não é bruxa, como as pessoas que fazem bruxarias. Elas são parentes próximos das borboletas. A diferença principal é que as mariposas são noturnas e, por isso, frequentemente apresentam coloração mais escura e menos chamativa, como meio de se camuflar melhor à noite enquanto voa.

As taturanas queimam? 
Verdade. Taturanas são lagartas que apresentam cerdas longas, que são responsáveis pela liberação de toxinas. Esses pelos ajudam na proteção contra o ataque de predadores e possibilitam a fuga da taturana, enquanto o predador se contorce de dor ou fica paralisado por ação da toxina.


Antes e depois da transformação de lagartas em borboletas ou mariposas







 















FONTE:
Fotos - https://hypescience.com

Um comentário:

Marcia disse...

amo borboletas, detesto lagartas. kkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...