Pesquisar no blog

domingo, 22 de outubro de 2017

TODA LAGARTA VIRA BORBOLETA... OU MARIPOSA

A natureza é cheia de belas e misteriosas surpresas, como a brilhante metamorfose de lagartas em mariposas ou borboletas. E se você acha as borboletas e mariposas muito mais bonitas que as lagartas, esse artigo deve te ajudar a perceber que ambas as fases do mesmo animal são igualmente impressionantes.




Quando crianças, muitos de nós aprendemos na escola o  maravilhoso processo pelo qual uma lagarta se transforma em uma borboleta. Normalmente, a história começa assim: 
  1. Com uma lagarta muito faminta que eclode de um ovo. 
  2. Essa lagarta, mais cientificamente chamada larva, devora e se entope de folhas ficando cada vez mais gorda e comprida através de uma série de “mudas” em que ela se desfaz de sua pele. 
  3. Um dia, a lagarta para de comer, fica pendurada de ponta-cabeça em um pequeno galho ou uma folha e tece um casulo sedoso ao seu redor ou se transforma em uma crisálida brilhante. 
  4. Dentro de sua cápsula protetora, a lagarta transforma radicalmente seu corpo e depois de certo tempo emerge como borboleta ou mariposa.
Sim! Aquelas lagartas que destroem sua planta querida e, às vezes, até queimam sua mão vão se transformar em invertebrados admiráveis por sua beleza e modo de vida. A metamorfose completa acontece com a maioria dos insetos.
Dentro de seus casulos, as lagartas são completamente liquefeitas, mantendo apenas sua “estrutura rudimentar”, ponto de partida para recursos importantes, como as asas e olhos. Apesar do fato de serem reduzidas a uma sopa de proteína, estudos já indicaram que algumas borboletas pode reter comportamentos que aprenderam quando ainda eram lagartas. Ou seja: mesmo depois de tal transformação drástica, a essência do ser ainda é a mesma.
Por exemplo, as estruturas brilhantes muitas vezes vistas nas lagartas servem como proteção, anunciando sua natureza venenosa ou dando aos predadores alvos falsos para atacar.


A borboleta deixa uma pessoa cega ao voar perto dos seus olhos?
Mito. Nas asas das borboletas e mariposas existem muitas escamas minúsculas, arrumadas sobre as asas finas como as telhas de um telhado. São elas que dão cores e brilho às asas. Se você tocar nelas, elas podem se soltar em forma de um pó, que podem causar irritação nos olhos, mas não causa cegueira. Por isso, não devemos pegar nas suas asas e passar as mãos nos olhos.

A mariposa, também chamada de bruxa, traz mau presságio e azar ao entrar em sua casa? 
Mito. A mariposa não é bruxa, como as pessoas que fazem bruxarias. Elas são parentes próximos das borboletas. A diferença principal é que as mariposas são noturnas e, por isso, frequentemente apresentam coloração mais escura e menos chamativa, como meio de se camuflar melhor à noite enquanto voa.

As taturanas queimam? 
Verdade. Taturanas são lagartas que apresentam cerdas longas, que são responsáveis pela liberação de toxinas. Esses pelos ajudam na proteção contra o ataque de predadores e possibilitam a fuga da taturana, enquanto o predador se contorce de dor ou fica paralisado por ação da toxina.


Antes e depois da transformação de lagartas em borboletas ou mariposas







 
















FONTE:
Fotos - https://hypescience.com

22 comentários:

  1. amo borboletas, detesto lagartas. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu amor é seletivo? Que pena!

      Excluir
    2. Estou arrasada.eu matei umas lagartas que estavam no meu pé de maracujá .eram pretas .mas pensa em uma pessoa que tá arrependida.nossa já chorei .tô angustiada 😭😭😭😭

      Excluir
  2. adoro insetos, algumas lagartas são excêntricas, impares

    ResponderExcluir
  3. Tenho um verdadeiro fascínio, sempre que as vejo registro.❤

    ResponderExcluir
  4. São simplesmente lindas, em todas suas fases

    ResponderExcluir
  5. Fico encantada com essas criaturas, são lindas.

    ResponderExcluir
  6. Amo todas desde a sua fase primária ainda lagartas, mas principalmente com o encanto de sua incrível transformação!
    Tanto que ao encontrar lagartas coloco-as num recinto a fim de acompanhar o passo a passo de toda essa maravilha da natureza.

    ResponderExcluir
  7. De lagarta à borboleta ou mariposa vemos o espwtaculo da natureza. Amo tudo isso. Sempre achei linda uma lagarta. Sempre fascinei por borboletas. E,já estive em 2 borboletários. E, quando criança gostava de adimirar as lagartas vetdinhas ao comerem as plantas da minha mãe. Processo de transformação para engrandecimento.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas amam borboletas, porém matam as lagartas, não pensam que são as "Mesmas"criaturas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Depois dessa matéria vou repensar. Já até peguei as fotos, para quando ver uma, comparar e ver a coisa linda que vai se tornar.

      Excluir
  9. Tem lagarta lisinha tem as cheias de pintas e as pontudas saudades da minha infância

    ResponderExcluir
  10. Eu as pego, coloco em uma caixa de sapatos( de preferência preta) faço furos por toda a caixa, coloco bastante folhas da planta onde as encontrei, lacro a caixa e durante +ou- um mês acompanho a metamorfose. É fantástico quando finalmente abro a caixa e me deparo com uma linda borboleta ou mariposa.

    ResponderExcluir
  11. Amo todos os bichos mas as lagartas são mesmo especiais

    ResponderExcluir
  12. Agradeço esta lindíssima apresentação!

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...