Pesquisar no blog

domingo, 25 de agosto de 2019

VERDADE E MITOS SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA

O incêndio florestal na Amazônia não é o primeiro nem será o último. As características da Floresta Amazônica a protegem a maior parte do ano, mas no período da seca ela fica suscetível a todo tipo de incêndio florestal. Mas todas as queimadas na Amazônia são criminosas? O que é preciso saber para escapar dos mitos e pensar de forma realista sobre a região Amazônica. 


A queimada implica uma ação deliberada, alguém foi lá e botou fogo na mata ou no pasto abandonado para limpar a área. É diferente de um incêndio criminoso cuja única intenção é ver o mundo pegar fogo e também é diferente de um incêndio florestal natural, geralmente iniciados por raios. Na floresta Amazônica os incêndios são causados pela ação humana.


Na prática queimada - Um terreno de floresta é incendiado, de preferência logo antes do período das chuvas. Os restos carbonizados são misturados com a terra, no ano seguinte o solo é plantado e os tais restos se tornam nutrientes para a safra. Depois de alguns anos o solo se esgota. Os agricultores procuram outro pedaço de terra, passam a plantar lá ou se não tem terra pronta, botam fogo em outra parte da floresta. Depois de alguns anos eles voltam pro terreno original, botam fogo na mata secundária que cresceu por ali, e voltam a plantar no terreno. Os danos colaterais são consideráveis.  A biodiversidade é queimada,  Junto com os insetos vão-se as bactérias responsáveis pela fixação de nitrogênio, minhocas, abelhas,  polinizadores, compostos orgânicos e tudo mais.


A AMAZÔNIA É O PULMÃO DO MUNDO? 
Árvores fazem fotossíntese, consumindo gás carbônico e liberando oxigênio – o gás que respiramos para viver. A floresta Amazônia consome quase tanto oxigênio quanto produzem. A maior parte do ar que entra em nossos pulmões vem, na verdade, das algas marinhas, que fazem processos químicos para reverter gás carbônico em oxigênio. Por isso, os oceanos são um dos primeiros ecossistemas afetados pelas mudanças climáticas. 

VENDA DE MADEIRA É A PRINCIPAL CAUSA DO DESMATAMENTO? 
Derrubar árvores para vender sua madeira é uma das etapas do sistema de desmatamento da Amazônia, mas o que acontece em seguida é pior: a floresta é queimada e vira carvão. A Pecuária sim, é a maior vilã do desmatamento atualmente. O desmatamento está associado a abertura de novas áreas para pastagem do gado. 

A AMAZÔNIA NÃO É DO BRASIL? 
O bioma Amazônico pertence a 9 países vizinhos: (A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Um alinhamento sobre as políticas de preservação e cuidados com a floresta é importante. O que acontece nos outros países afeta o Brasil. Como boa parte dos rios amazônicos nasce na Bolívia e no Peru.

A AMAZÔNIA É ECOSSISTEMA MAIS AMEAÇADO NO BRASIL? 
Enquanto holofotes destacam crimes ambientais na Amazônia, há muita devastação acontecendo no bioma vizinho sem que haja tanto alarde. O CERRADO é mais preocupante. Há poucas unidades de conservação e a legislação é muito mais permissiva do que na Amazônia, permitindo muito mais desmatamentos mesmo dentro da legalidade. 

A REFORMA AGRÁRIA NA AMAZÔNIA DESTRÓI E NÃO RESOLVE A POBREZA? 
Os assentamentos foram organizados sem preocupação ambiental e as famílias foram enviadas para a floresta sem orientação de como produzir e se sustentar por ali. Muitos assentamentos não têm escolas, estradas e postos de saúde. As famílias vivem abandonadas na mata e não recebem crédito do governo para investir no plantio. para muitos o desmatamento é a “solução”. Eles vendem as árvores que valem dinheiro e depois o carvão, fruto da queima da floresta. Sem árvores e sem solo bom, esses colonos continuam na pobreza. Só quem ganha dinheiro é o madeireiro e o carvoeiro. 

A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA AFETA O MUNDO? 
Embora não seja o “pulmão do mundo”, a Amazônia tem um papel fundamental na regulação do clima global. 

A AMAZÔNIA É A MAIOR A FLORESTA DO MUNDO? 
A maior floresta do mundo fica na Rússia, a Floresta Boreal comumente chamada deu Taiga. 

AMAZÔNIA É A MAIOR RESERVA DA BIODIVERSIDADE DO PLANETA? 
Segundo dados da conservação mundial, a floresta é o ecossistema com maior diversidade de espécies em um mesmo território.

A AMAZÔNIA TAMBÉM ABRIGA A MAIOR BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNDO?
A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Cerca de 40 % de sua área localiza-se no Brasil. 


O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA É ALTAMENTE NUTRITIVO E FÉRTIL?
Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Estima-se que existam os tipos de solos, Latossolos, Argissolos, Terra Preta de Índio, Solos de Várzea, Solos de Igapó. Estes solos apresentam diversas particularidades ele é argiloso ou arenoso em sua maior parte. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), os solos não são necessariamente determinantes para a boa produtividade de plantações.

A AMAZÔNIA É RICA EM RECURSOS MINERAIS, POR ISTO ATRAI  ATENÇÃO MUNDIAL? 
A Amazônia, além de ser detentora de uma grande biodiversidade em seu subsolo, detém importantes estoques de recursos minerais. Os estudos mostram que a região Amazônica é detentora de grandes estoques de ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio, ródio, estanho, tungstênio, nióbio, tântalo, zircônio, terras-raras, urânio e diamante, xisto-betuminoso, petróleo e gás. A riqueza mineral da Amazônia, atrelada a falta de políticas públicas brasileiras e latino americanas, impôs à região uma dinâmica de ocupação exógena, focada em interesses desenvolvimentistas e mercadológicos, sem respeito ao equilíbrio ecológico.




2 comentários:

  1. Ótima explicação. A floresta e da América do sul e não da Europa. E importante para todos. Os incêndios são criminosos.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta culpar somente o governo. Todos somos culpados principalmente as grandes corporaçoes que exploram a terra e o pequeno produtor q faz a queimada

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...