Pesquisar no blog

sábado, 10 de agosto de 2019

O MOLUSCO FÁLICO


A primeira coisa que chama a atenção é a forma. Não é o que você está pensando! Ele não é chamado de "Rei dos Mariscos" à toa. De nome científico Panopea generosa (geoduck, em inglês) é uma iguaria delicada – o que provocou uma corrida na costa oeste americana para cultivá-los, de olho na comercialização.




É longo e tem uma protuberância em forma de sifão que sai de sua concha e escava a areia. Suga água do mar para retirar nutrientes e depois a esguicha para fora novamente.

O nome em inglês "geoduck" vem de um povo nativo americano chamado Nisqually. O significado é "cavar fundo". É a maior amêijoa subterrânea do mundo. Vive enterrada nos fundos arenosos da costa pacífica dos Estados Unidos e Canadá, em praias com profundas camadas de areia. Podem viver por até 160 anos – idade que pode ser medida por anéis que se formam em sua concha.O "sifão" pode chegar a um metro de comprimento. Normalmente pesa 1 quilo ainda que podem ser encontrados exemplares 5 vezes mais pesados. Ele pode ser servido salgado, como sopa, sushi ou sashimi – mas os caldos são mais comuns.
A carapaça do geoduck (Panopea generosa) mede entre 15 e 20 centímetros, mas conta com um sifão extraordinariamente longo que em "certas ocasiões" pode atingir até um metro de comprimento. Obviamente, isto criou o mito de que este mariscão tem propriedades afrodisíacas.


Os geoducks são um dos organismos de maior longevidade do reino animal. O mais longo registo é de 168 anos, mas os indivíduos com mais de um século de vida são relativamente raros. A sua longevidade deve-se, entre outros motivos, a ter poucos predadores e ao facto de sugar água com plâncton pelo seu sifão, filtrando-a, e expelindo-a por um orifício separado no sifão. 

Os raros predadores no Alasca são as lontras-marinhas e os squaliformes, além das estrelas-do-mar, que podem atacar o sifão exposto.


Você o coloca em água fervente para remover a pele exterior . Fica com uma peça suave de carne branca. Em um sushi bar você corta em fatias, mas há muitas receitas – como sopa ou ceviche.
 E ai , vai um sashimi?

4 comentários:

  1. Jesus!!! Quando eu for a praia vou ter de usar um cinto de castidade.

    ResponderExcluir
  2. |Irmã.... Olha só o cajado sagrado de Moisés.!!!! Somente sua gruta santa poderá suportar.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi vídeos de pessoas comendo vivo ,apenas com molho , isso é possível?como Assim, misericórdia

    ResponderExcluir
  4. Falam que esses molusco so nativos da america do norte! Pos bem, encontrei um desse em uma das praia da minha cidades! Maceió Alagoas aqui no brasil!

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...