Pesquisar no blog

domingo, 4 de agosto de 2019

MINI ESTUFA DE GARRAFA PET

Este é um projeto prático e fácil, transformar garrafas pet de plástico ​​em uma estufa . A Mini estufa é uma ótima opção para quem não tem espaço para cultivar ou tempo para ficar cuidando. É ideal para a germinação de sementes e também para fazer mudas. É bem simples e não tem mistério nenhum.


Consiste basicamente em pegar duas metades de garrafas Pet (uma de diâmetro maior – Base – e outra menor – Cobertura ou Tampa) e encaixar uma na outra.Ou ainda usar outro tipo de base, cortar a parte de cima uma garrafa pet para servir de cobertura. As garrafas deverão ser lavadas com água e sabão, ter seus rótulos retirados e em seguida, ter seus fundos cortados com uma tesoura ou estilete.


Base
Cortar a metade inferior de uma garrafa Pet grande ( de 3 litros é a maior, mas podem ser usadas de outros tamanhos). Use um estilete seguindo o próprio contorno da garrafa como guia para o corte. Essa será a base da miniestufa.

Tampa
Qualquer outra garrafa Pet de diâmetro menor (não muito pequena para não escorregar até o fundo da base). Pets de 2,5 serve para 3 litros. 


A BASE da mini estufa é sempre maior (em diâmetro) do que a TAMPA porque a umidade que se condensa na tampa escorrerá pela parede da mini estufa de volta para o substrato.  A grande vantagem da mini estufa é manter um ambiente favorável ao desenvolvimento das sementes e mudas sem a necessidade de ficar regando toda hora, protege-las do excesso de ventos. 


Nas imagens abaixo foi utilizado somente a parte cima da garrafa pet, como tampa da estufa, acondicionada num pote de plastico comum e outra num vaso.

Muda de amora Gigante por estaquia

12 dias após plantio - modelo 1


30 dias após plantio- modelo 2


Observações Importantes
  • Recomendado o uso de substrato  compatível com o desenvolvimento inicial da planta.
  • A estadia na mini estufa é temporária, afinal é só um berçário, assim que a planta estiver desenvolvida deve ser transplantada para um vaso ou local definitivo.
  • É bom deixar a mini estufa em local bem iluminado para favorecer o desenvolvimento das plantas (pode até pegar o Sol da manhã ou da tarde), só não pode ficar no Sol o dia inteiro porque as mudinhas vão cozinhar lá dentro.
  • Prefira dias frios ou chuvosos para transplantar a muda da mini estufa para um vaso ou local definitivo porque a planta demora um pouco para se adaptar ao novo ambiente e vai murchar (ou até morrer) se o tempo estiver muito quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...