Pesquisar no blog

terça-feira, 13 de agosto de 2019

ÁRVORES PARA CALÇADA

Árvores são especiais e fundamentais nas ruas e avenidas, pois, além de embelezar, elas possuem um importantíssimo papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam. Elas também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, refúgio e alimento para as aves. conservação do solo, infiltração de águas pluviais. São inúmeros benefícios.


Fundamentais nas ruas e avenidas, as árvores possuem, além de uma função estética, um importante papel no conforto térmico dos locais onde se encontro, ajudando a diminuir a temperatura. Além dessa importante característica, elas também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, deve procurar a prefeitura. Muitas delas tem um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Normalmente, você pode solicitar o plantio à prefeitura, ou buscar as mudas você mesmo no viveiro municipal. Mas é muito importante prestar atenção na escolha da árvore. 
O plantio da árvore errada pode causar muitos problemas, como por exemplo: tubulações de água e esgoto estourados; calçadas levantadas; problemas na rede elétrica; galhos que ameaçam cair a qualquer momento; frutos pesados que caem sobre carros; ramos espinhentos que atrapalham os pedestres; sujeira e mal cheiro advindo de frutos; folhas ou flores caídos; entre muitas outras situações desagradáveis e perigosas. 
Em caso de problemas, geralmente não há muito o que se possa fazer. Na maioria dos casos o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica. Cortar uma árvore sem autorização pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Você terá que solicitar o serviço e aguardar que aprovem, portanto, a escolha das espécies mais adequadas é fundamental.


Abaixo algumas espécies para embelezar seu jardim, calçada e praças urbanas.



Noivinha: Euphorbia leucocephala
Ela também é conhecida por outros nomes populares como: mês de maio; neve da montanha; cabeça branca; leiteiro-branco; cabeleira-de-velho; flor-de-criança e chuva-de-prata. Durante o mês de maio, suas folhas verdes, ficam brancas. Em junho suas folhas já voltam a coloração verde. É uma árvore de porte pequeno, que não atinge 3 metros. Não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.

Jacarandá Mimoso: Jacarandá mimosaefolia
Um verdadeiro clássico. Árvore decídua, de floração exuberante. Ideal para arborização de ruas, praças e avenidas. Sua altura é de 8 a 15 metros. Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Melhor ser plantada contra a rede elétrica.

Extremosa ou Resedá: Lagerstroemia indica
É uma linda arvoreta muito utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas. Atinge até 8 metros de altura. Caducifólia, forma arredondada, de folhas pequenas ovais, alternas nos ramos. No outono, antes de caírem as folhas tomam bela cor avermelhada. As flores são pequenas, de pétalas recortadas e delicadas, na cor branca, rosa-claro, rosa-forte e vermelhas. Floresce a partir de novembro, permanecendo em floração até final do verão.

Manacá da Serra: Tibouchina mutabilis
O Manacá é uma belíssima árvore que nos proporciona admirar suas flores em três cores diferentes simultaneamente: brancas, rosas e roxas, de acordo com a idade da flor. Atinge até 10 metros de altura. Precisa: Sol Pleno, é perene. Classificada como semi-decídua, nativa da mata atlântica, de crescimento rápido. Adapta ao clima tropical úmido, porém também tolera o clima ameno, característico das regiões subtropicais.

Alfeneiro: Ligustrum lucidum
Uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana do sul do Brasil. Oferece boa sombra, mas a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar os casos de alergia à pólen. Atinge aproximadamente 3 metros de altura. originária da China. Resistente à poda e projetar denso sombreamento durante todo o ano. pertence à família Oleaceae.

Pata-de-vaca: Bauhinia foficata
Árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens. Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

Quaresmeira: Tibouchina granulosa
Árvore brasileira pioneira, da Mata Atlântica, principalmente da floresta ombrófila densa da encosta. É uma árvore de pequeno porte e raízes profundas. Elegante e bela, apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano. Possui um fruto bem pequeno e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

Dama-da-noite: Murraya paniculata

Também conhecida como Murta-de-cheiro; Jasmim-laranja; Murta; Murta-da-Índia e Murta-dos-Jardins, a Dama-da-noite é um arbusto grande (ou arvoreta) que pode alcançar até 7 metros de altura. É muito utilizada para a formação de cercas-vivas. A Dama-da-noite apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros e perenes. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca.

Candelabro: Erythrina speciosa
É uma das mais belas árvores brasileiras. Apresenta inflorescência em forma de candelabro, daí seu nome popular. É composta de flores de coloração vermelho-vivo, muito atrativa para os beija-flores. Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. A altura varia de quatro a seis metros e sua floração acontece entre junho e setembro (final do inverno/começo da primavera).

Flamboyant-mirim: Caesalpinia pulcherrima
É uma árvore (alguns consideram arbusto lenhoso) de pequeno porte da família das leguminosas. De rápido crescimento, suas folhas são recompostas com folíolos pequenos e permanentes. Sua copa tem um formato arredondado e pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Suas flores são vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas dependendo do cultivar, dispostas em cachos paniculares. Sua época de floração é entre setembro e maio. Nativa da América Central, e é de rápido crescimento.

Escova-de-garrafa: Callistemon ssp
As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo. Mas é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore. Elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. São muito resistentes à seca.

FRUTÍFERAS

Amoreira-preta: Morus nigra
Morus nigra é uma das espécies de amoreira. Suas flores são dispostas em amentilhos densos. Seus frutos saborosos apresentam cor preta e são adstringentes. Muito atrativa para pássaros, atinge até 10 metros de altura.

Pitangueira: Eugenia uniflora


Nativa da Mata Atlântica, é uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e solo, quando adulta, alturas acima de 6 metros. A copa globosa é dotada de folhagem perene. Seu fruto tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha (a mais comum), laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.

Jabuticabeira: Eugenia cauliflora

Frutífera brasileira da família das mirtáceas, a Jabuticabeira exige sol de moderado a pleno. A árvore, atinge até 10 metros de altura e tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas, simples, têm até sete centímetros de comprimento. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geleia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

Goiabeira: Psidium guajava

Árvore da família Myrtaceae., frutífera de copa arbórea, de até 7 m de altura, com folhas aromáticas e flores brancas. A goiabeira é uma árvore frutífera, com frutos consumidos pelo homem e fauna silvestre. A goiabeira floresce a partir do final de setembro a meados de novembro e os frutos amadurecem entre dezembro a março.


Acerola: Malpighia emarginata

Arbusto da família das malpighiáceas. Tem origem na América tropical. A aceroleira é uma arvoreta perene de 2 a 4 m de altura e bastante ramificada. Planta rústica e de fácil cultivo. Por seu pequeno porte. Desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical, sendo resistente a temperaturas próximas a 0ºC. Sua copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rosea-esbranquiçada, são dispostas em cachos, têm floração
durante todo o ano, e após três ou quatro semanas se dá sua frutificação. 



2 comentários:

  1. Olá professor! Meu nome é Regina e sou professora de geografia. Sou apaixonada por árvores e gostei muito do post falando de algumas espécies para calçada. Algumas das árvores daqui de casa nasceram espontaneamente e eu fui deixando. As amoreiras deduzo que foram sementes trazidas pelos passarinhos. Tenho a preta e a branca, que soube recentemente que existia (ficava curiosa com aquelas amoras que nunca ficavam vermelhas). E a escova de garrafa linda e que atrai beija-flores e a caliandra, típica do centro-oeste que se adaptou maravilhosamente ao sul do Brasil. E tenho várias pitangueiras também, nada plantei, recebi de presente dos passarinhos. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Regina, seja bem vindo ao blog. No meu quintal tenho várias frutíferas; amora, jabuticaba, pitanga, acerola, limão, grumixama e outras , no passeio plantei pitangueira, moringa e fruta de sabiá, vivem cheia de pássaros.

      Excluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...