Pesquisar no blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

TAIOBA, VOCÊ SABIA?

A taioba é considerada uma PANCs–Plantas Alimentícias Não Convencionais-. Uma planta que poucos sabem da sua eficiência para nossa saúde. Isso porque a é riquíssima em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras que promovem muitos benefícios, principalmente para o nosso intestino. Apesar de todos os benefícios é importante saber identificá-la, pois existem espécies consideradas venenosas que podem causar irritação na boca e garganta.


VAMOS APRENDER O QUE É TAIOBA, COMO IDENTIFICAR, QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS E COMO É FÁCIL FAZER

O QUE É? 
A taioba é uma planta tropical que pode ser considerada uma verdura, pois ela é comestível e o modo de preparo é semelhante ao de outros vegetais, como a couve, por exemplo. Ela é composta de muitos nutrientes e minerais, sendo uma excelente aliada para os cuidados com a saúde, especialmente por causa da grande quantidade de vitamina A presente em sua composição. Originária da América Central, porém já era cultivada há milhares de anos na China e no Egito. Suas folhas parecem com as folhas da couve, porém maiores, mais largas, mais vistosas e lustrosas. Seu nome científico é Xantosoma sagittifolium e ela pertence à família das Aráceas, sendo facilmente cultivada em regiões de clima quente e úmido.  
cuidado 
Uma informação cuidadosa sobre essa planta é que nem toda espécie dela encontrada é comestível. A taioba-brava, cujo nome científico é Colocasia antiquorum schott, não é indicada para o consumo humano pois possui oxalato de cálcio, uma substância que pode causar asfixia, ardor na garganta e na boca. Por isso, recomenda-se apenas o consumo da taioba-mansa fervida em água. 


Características: 
Plantas terrestres, e herbáceas, que se apresentam eretas, possuem caule grosso e carnoso, onde cicatrizes dos pecíolos foliares marcam toda a sua extensão inferior. As folhas são grandes e em algumas variedades, gigantescas. A planta chega a alcançar 2 metros de altura e apresentar folhas com 80 centímetros de comprimento e 60 de largura. Tem sua origem provavelmente nas Antilhas e América Central.
Clima e Solo: A Taioba ainda não possui variedades que se aclimatem facilmente em solo seco ou mesmo ao frio, embora sua propagação geográfica seja bastante intensa. Para seu perfeito desenvolvimento requer solo sempre úmido e clima bastante quente.  Os melhores resultados são obtidos em solos leves arenosos com um bom teor de matéria orgânica, além de bem drenados. Os solos argilosos e pesados devem ser evitados. Precisa de clima quente com uma média de 25-30ºC sem nenhum perigo de geadas.

COMO IDENTIFICAR A TAIOBA? 
Botanicamente falando, as plantas comestíveis possuem sobre o talo uma espécie de pó, chamado pruína. Se os talos da planta possuírem essa ceragem com aspecto de um talco, significa que são próprias para o consumo, bastando apenas ferver um pouco na água para remover essa camada de pó. As folhas da taioba são uniformemente verdes, bem como seus talos, também chamados de pecíolos. Possuem nervuras bem marcantes, são bem macias e ficam cremosas quando cozidas. 
Uma característica importante que difere a taioba-brava da taioba-mansa é que as folhas das duas possuem formato triangular (coração), porém na taioba-mansa a junção das duas partes se dá no encontro com o talo, enquanto que na taioba-brava esse encontro ocorre antes da inserção do talo, o qual tem coloração arroxeada. 


A taiova verdadeira precisa ter:
  • folhas em formato de coração
  • ser totalmente verde vivo, principalmente o talo
  • ter uma lina que circule toda a borda da folha
  • ter as duas "orelhas" se encontrando no talo
  • crescer com a ponta apontando para baixo
  • não pode ser muito rugosa ou amassada
  • não pode ser trepadeira
  • não dá flores coloridas, são discretas e esverdeada
O primeiro passo é ter um histórico de procedência da planta ou da muda. Em seguida devem-se observar as seguintes características: se houver um ponto roxo onde o pecíolo encontra a folha, a tendência é ser selvagem; quando houver uma nervura perimetral, dando volta completa na borda da folha, geralmente é comestível; quando o “v” da forma de coração, que consideramos como a reentrância da folha, atingir o pecíolo, em 90% dos casos é comestível.” 
O porte dessas plantas pode atingir até dois metros de altura. Sua cultura e utilização é muito semelhante às do taro e do inhame.


Benefícios da taioba
Dentre os principais benefícios que a taioba pode nos fornecer, desde que tenhamos uma vida equilibrada e regrada, é claro, podemos destacar:

  • Fortalece o sistema imunológico devido à presença da vitamina C que fortalece as defesas do corpo, protegendo-o contra doenças.
  • Combate a anemia pois contém ferro que é extremamente necessário para combater esse problema. Pessoas que são diagnosticadas com anemia geralmente recebem orientações de consumir mais feijão e beterraba, por exemplo, mas além disso, incluir o consumo de suco verde feito com folhas de taioba todas as manhãs, poderá potencializar o tratamento e ser bastante eficaz nesse controle.
  • Combate o envelhecimento precoce devido à presença da vitamina A e carotenóides que atuam também na saúde da pele com a produção de colágeno.
  • Previne câimbras que são causadas pela baixa de potássio no organismo e, como a taioba possui potássio em sua composição, as câimbras são minimizadas com o seu consumo.
  • Controle da pressão arterial feito também pelo potássio que irá reverter o papel do sódio em desequilíbrio no organismo. O potássio tem propriedades vasodilatadoras que funcionam para aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial.
  • Antioxidante natural devido à vitamina A e carotenóides que ajudam a combater os radicais livres do corpo, prevenindo contra doenças crônicas e degenerativas.
  • Saúde dos ossos pois também é uma excelente fonte de fósforo e cálcio, minerais essenciais na manutenção dos ossos, fortalecendo-os e ajudando a prevenir fraturas e lesões.
  • Previne osteoporose pelo mesmo motivo do item anterior, sendo mais importante ainda seu consumo pelos idosos que sofrem mais com esse problema devido à perda de cálcio no decorrer da vida.
  • Saúde dos olhos garantida pela riqueza de vitamina A presente na taioba, prevenindo problemas como cegueira noturna, catarata e até mesmo dores de cabeça devido à problemas na visão.
  • Previne a prisão de ventre devido à grande quantidade de fibras que ajudam na digestão e no transporte do alimento pelo intestino, facilitando também a evacuação.
  • Reduz o risco de doenças crônicas - A ingestão de vegetais em nossa alimentação diária reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis devido à presença de fibras alimentares e compostos bioativos que fortalecem a nossa imunidade, nos tornando mais resistentes a determinadas doenças.
  • Rica em vitaminas e minerais - Quanto ao valor nutricional, a taioba é dotada de vitaminas A, B e C, bem como ferro, cálcio e potássio, que em conjunto são verdadeiros aliados no combate de muitos problemas de saúde.

Como fazer taioba?
Depois de aprender sobre a taioba, seus benefícios e como distingui-la de outras espécies, vamos aprender como prepará-la. Geralmente a taioba é consumida cozida ou refogada e o processo é semelhante ao preparo da couve, onde as folhas são lavadas, escorridas e picadas ou cortadas grosseiramente. Após esse processo, sugere-se o refogamento das folhas com alho, um pouco de óleo e azeite e demais ingredientes que achar necessário.


2 comentários:

  1. Cresci no interior de Minas Gerais, era comum comer taioba com picadinho de carne. Hj em dia não vejo mais esta planta.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde
    eu moro em Belo Horizonte, região do Barreiro. SEMPRE COMPRO NO MERCADINHO PERTO DA MINHA CASA.
    Lógico que na época que ela floresce.
    Eu sou fanático com verduras e legumes. E minha namorada idem e tem 'mão santa' para cozinhar.

    Supimpas,como eu digo.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...