Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

EUFEMISMO NA NATUREZA

Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades. Visa  amenizar e atenuar uma mensagem que possa vir a causar algum tipo de mal-estar ou sentimento de desagrado.


Pode ser surpresa para quem pensa que a desonestidade é um monopólio dos seres humanos, não se iluda. Os animais se comunicam não só para trocar informações, mas também para mentir e ludibriar. Os animais usam a linguagem muito mais para dissimular e mentir do que para trocar informações "honestas". A natureza está repleta de bichos vigaristas, cujo comportamento chega a ser quase humano, no pior sentido dessa expressão. 
Característica comum na natureza é a relação do tamanho avantajado, que geralmente é sinônimo de perigo. Por isso, as aves abrem as asas e os felinos eriçam o pelo da nuca, a fim de parecer mais assustadores do que realmente são. Algumas espécies de peixes diminutos das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, por exemplo, logram predadores maiores ao fazer seu cardume assemelhar-se a um só peixe gigante, navegando sempre bem perto uns dos outros. 
O reino animal aprendeu a manipular instintivamente uma verdade biofísica valiosa: a de que sons graves refletem grandeza. O latido grave e carregado do cão são-bernardo, por exemplo, soa mais ameaçador do que a aguda gritaria de um chihuahua. A Física explica essa associação. O som vem da vibração das cordas vocais. Quanto maior for o comprimento delas, menor será a frequência das vibrações. Os sons de baixa frequência são percebidos como graves. Um animal pequeno, dono de cordas vocais curtas, produzirá ruídos mais agudos. os sons graves indicam hostilidade ou agressão. Já os agudos são sinal de submissão ou carência. Praticamente todos os animais ameaçam com sons graves: os pássaros chilram em tom mais baixo, os cães rosnam e os felinos resmungam perigosamente. Com esses truques, alguns animais parecem ainda mais perigosos do que já são. O leão, por exemplo, complementa a poderosa mandíbula com a juba arrepiada e com seus rugidos extremamente graves. Em algumas espécies, o domínio do som já se transformou numa linguagem razoavelmente elaborada. 
Além dos sons, os animais usam o corpo e os cheiros para se comunicarem e para mentir. O sapo, por exemplo, não possui defesa contra as cobras que o têm como destaque no cardápio, mas consegue escapar delas: incha o corpo e eleva-se nas patas, parecendo muito maior e assustador do que realmente é. Mais honestos, os felinos e caninos delimitam o território por meio do cheiro da urina. "É um aviso para que outro grupo não se aproxime. 
Mas os bichos, assim como os homens, não conversam apenas para enganar uns aos outros. Justiça seja feita: a linguagem no reino animal serve também a propósitos mais nobres. Em brigas entre lobos, um deles avisa que se rendeu ao oferecer o pescoço aos dentes do adversário. Certas posturas também são códigos de conversa. As espécies predadoras precisam deixar claro que o futuro parceiro não é um futuro jantar. 

ALGUNS EXEMPLOS

Lagartas se disfarça de cobras e de outros animais para amedrontar predadores, apresentam olhos e escamas falsas, semelhantes aos de cobras e lagartos



Borboleta, espécies parecem usar olhos falsos em outro sentido: para desorientar seus predadores, em vez de imitar outras espécies. 


Urutau a ave fantasma - O formato da pálpebra permite à ave enxergar mesmo com os olhos fechados; 


Um sapo brasileiro conhecido como Physalaemus nattereri ou Eupemphix nattereri tem olhos falsos em cima das patas traseiras. A característica física ajuda os sapos a escapar de predadores como pássaros.


Garças pretas africanas transformam o dia em noite. Elas abrem suas asas fazendo uma espécie de guarda-chuva improvisado sobre a água. Isto bloqueia a luz do sol e cria uma pequena área de escuridão embaixo delas. Além de ajudar o pássaro a ver o que está acontecendo na escuridão, peixes circundantes são embalados em uma falsa sensação de segurança, fazendo-os pensar que ou a noite caiu ou que estão em uma área de sombra em segurança. Só que não!


Os Antílopes machos topi(africanos), são propensos a contar mentiras ultrajantes, a fim de melhorar suas chances de sexo (assim como os homens). Para manter as fêmeas por perto, um estudo recente observou que o topi masculino emite alguns sons de alarme quando não há ameaça alguma. Então, basicamente, sempre que uma topi fêmea aparece, eles gritam algum som de perigo, algo equivalente a “MINHA NOSSA, UM LEÃO!!!!!!!!”, com o único propósito de assustar as fêmeas. Assim, elas ficam perto deles para se sentirem protegidas. Resultado: os machos ficam com várias opções e podem escolher sua fêmea preferida para cruzar.


Jequitiranaboia, Cobra-de-asa, cigarra-cobra... Não faltam apelidos para esse inseto esquisitão, parente próximo das cigarras. Sua aparência chama muito a atenção: é uma colagem de coisas assustadoras. Ela tem a cabeça alongada parecida com a de um jacaré, corpo marrom ou amarelo e duas asas com manchas em forma de um par de olhos. Durante muito tempo foi considerada uma espécie venenosa, talvez por sua aparência, mas é inofensiva e não agressiva.


4 comentários:

  1. todo politico brasileiro é mestre na arte do eufemismo, mesmo sem saber o significado.pois a maioria nem completou o ensino fundamental

    ResponderExcluir
  2. Que país é este? a moda agora é usar o eufemismo para tudo. afrodescendente, moreninha, marrom bombom (negro), homoafetivo(viado), pluz size, simpática (gorda),trabalha na vida(puta), enriqueceu por meios ilícito(ladrão), desprovida de beleza(feia), faltaram com a verdade(mentira), inteligência limitada(burra).

    ResponderExcluir
  3. O jovem subtraiu a bolsa da senhora. (roubou)
    Ele passou desta para a melhor.( morreu)
    Hoje estou naqueles dias.(menstruada)
    Elas vivem de caridade pública.(esmola)
    Peguei sem permissão a caneta da minha chefe.(roubo)
    Hoje é dia de beber água que passarinho não bebe(dia de beber)
    Eles se encontram na melhor idade. (velho)

    ResponderExcluir
  4. Todo animal tem seus truques de sobrevivência, principalmente o homos sapiens politicus

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...