Pesquisar no blog

domingo, 6 de maio de 2018

CRISE HÍDRICA BRASILEIRA

Historicamente houve abundância de água no Brasil. Secas era um fenômeno tipicamente nordestino. Desde 2012 a crise hídrica atingiu vastas regiões no sudeste e no centro oeste do país. 


Secas e enchentes atingem parcela expressiva da população brasileira e têm ocupado crescentes espaços na imprensa. A situação de crise hídrica se distribui de modo desigual: 
  • No nordeste há muitos rios em situação crítica, pouca chuva e alta evapotranspiração; 
  • No sudeste, há alto caonsumo de água, poluição, e insegurança hídrica no abastecimento nas regiões metropolitanas devido à alta demanda; 
  • No sul do país há estresse hídrico devido à alta demanda para irrigação de arroz;
  • No Distrito Federal, há combinação de falta de chuva com alta demanda.
Estima-se que mais de 16,5 mil kms de rios federais ( aqueles que cortam mais de um estado, que fazem divisa entre estados e com os países vizinhos) encontram-se em situações de conflito. 

O que levou à atual crise hídrica no Brasil? 
A crise da água resulta de uma combinação de causas locais, regionais e globais que provocam mudanças no ciclo da água, no regime de chuvas e na vazão dos rios.


Entre as causas locais que afetam a disponibilidade de água, estão;
  • O bombeamento intenso de água subterrânea para diversos fins e especialmente para a agricultura irrigada, que rebaixa os aquíferos, reduz o volume das águas na superfície e torna intermitentes ou efêmeros rios que antes tinham um fluxo permanente.
  • O desmatamento e a retirada da vegetação natural para o plantio extensivo ou para a pecuária, o que desprotege nascentes, afeta o ciclo da água e reduz a estocagem natural de água no solo, o que é importante para realimentar os cursos d'água. 
  • A ocupação ilegal do solo, a urbanização descontrolada, o uso do solo ganancioso, a grilagem de terras, a ocupação de áreas de recargas de aquíferos, o despejo de lixo e esgoto nos rios etc. 
  • Desperdícios e perdas no uso e nos sistemas de abastecimento reduzem a oferta de água. Agravada pela gestão temerária e a imprevidência de empresas de saneamento que não priorizam investimentos em obras de infraestrutura para captação de água. 

causas continental na América do Sul;
  • A floresta amazônica funciona como uma bomba hídrica, com a evapotranspiração e os ventos que sopram do Atlântico para o oeste. Formam-se os chamados rios voadores, que transporta a umidade pelos ventos e que ao atingir a cordilheira dos Andes, se desvia para o sul e aumenta as chuvas no Brasil central e no sudeste.
  • O desmatamento na Amazônia para a pecuária e monocultura extensiva de soja enfraquece os rios voadores que trazem umidade para o centro oeste e o sudeste do Brasil e reduz o volume de chuvas. 

causas globais que influenciam na crise hídrica brasileira;
  • O El Nino, com o aquecimento das águas do Pacífico e suas consequências, tais como maiores secas no nordeste e inundações no sul do Brasil. As mudanças climáticas têm efeitos locais:


3 comentários:

  1. Perfeito, melhor explicação, fácil de compreender

    ResponderExcluir
  2. Brasil não falta água, falta políticos comprometidos com a população. Se os brasileiros não fossem tão idiotas, nosso país seria o Paraíso. Burros são aqueles q insistem em continuar elegendo a velha política viciada w corrupta.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...