Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

QUAL O MELHOR OVO, CAIPIRA OU GRANJA?

Não faz sentido taxá-lo de vilão. Muito pelo contrário. Ele dá saciedade, ajuda na construção dos músculos, afia o cérebro, protege os olhos e muito mais. 


A casca do ovo é rica em carbonato de cálcio e funciona como uma câmara para o desenvolvimento do embrião. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a sua cor está relacionada com a alimentação do animal, isso não é bem verdade. A cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. Ele pode ser branco, vermelho(amarronzado) ou azulado. A cor da casca dos ovos não tem qualquer relação com a alimentação da galinha, fator que influencia apenas a coloração encontrada na gema. E a diferença entre os ovos fica apenas na cor, não interferindo na sua composição. Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos ou azuis, muito menos entre os caipiras e de granjas. 

Diferentemente da cor da casca, a cor da gema está diretamente relacionada com a alimentação da galinha. Galinhas que se alimentam com maior quantidade de milho, por exemplo, apresentam ovos com gema mais avermelhada. Isso ocorre graças a deposições de carotenoides (pigmentos de coloração avermelhada) provenientes dos alimentos ingeridos. É por essa razão que as gemas dos ovos de galinhas de granja são menos avermelhadas do que as de galinhas caipiras. As galinhas de granja são criadas presas e alimentadas com produtos que apresentam poucos nutrientes que fornecem pigmentos (ração). Já a galinhas caipiras são criadas normalmente soltas e alimentadas com milhos, vegetais entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...