Pesquisar no blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

BESOUROS - JOIAS DA NATUREZA

Os insetos são criaturas superabundantes na Terra e que causam medo e aflição em muita gente. Mas, além de espécimes bizarras e até mesmo de algumas que podem ser letais para os humanos, existem alguns bichinhos que chamam atenção pela sua extrema beleza.  Conheça alguns besouros que são joias da natureza.



TARTARUGA DOURADA
Não é joia, não é ficção, é vida real. Com uma estrutura corporal que lembra a das tartarugas, os besouros da espécie Charidotella sexpunctata têm uma coloração dourada semelhante ao ouro, parece uma joaninha feita de ouro. Que lhes rendeu o nome popular de Golden Tortoise Beetle - Besouro Tartaruga Dourado. Essa espécie de inseto típica da América do Norte tem o corpo protegido por uma película transparente, o que o torna ainda mais peculiar, pois permite uma mudança de cor causada pelo líquido que cobre essa camada incolor. Se essa camada sofre alguma alteração (por exemplo quando o inseto está na época do acasalamento), o líquido reflete as mudanças de cores do besouro, que pode se mostrar azul, verde, alaranjado com manchas pretas ou castanho.


 JOIA DOURADO autraliano
A natureza possui cores que nem o mais talentoso artista conseguiria reproduzir! Exemplos disso é o Besouro Joia Dourado (Anoplognathus aureus), encontrado na Austrália. Besouros deste gênero são conhecidos como "besouros natalinos", pois aparecem em abundância em áreas urbanas durante dezembro, embora vivam de um a dois anos; crescem até cerca de 18mm e possuem uma cor dourada brilhante, que os faz parecer uma joia.

JOIA DOURADO americano
Há também o besouro da espécie Chrysina resplendens, que é encontrado na América Central, e tem a coloração igualmente impressionante ! É um inseto com pigmentação dourada metálica natural. Sua cutícula quitinosa reflete a luz polarizada circularmente. Soa complicado, mas o resultado final é brilhante!
 MÃE-DO-SOL
O Euchroma gigantea , como o próprio nome científico sugere, o bicho é colorido e gigante, as fêmeas pode ter 120mm e se apresentam em diversas cores. É reconhecida como a espécie de maior porte entre os buprestídeos das Américas. Seu nome deriva do latim “ gigante colorido” devido sua cor bronze esverdeada iridescente, refletindo as cores do arco íris. Também é conhecida no Brasil como mãe-do-sol, olho-do-sol, besouro joia. Apesar de muito bonitos, estes bichos são considerados pragas de grande importância, as larvas comem as raízes das árvores por dentro até o tronco, deixando-as ocas. 
 BRASILEIRINHO
Esta belezinha é Macraspis festiva. Apresenta um colorido brilhante verde ou azul metálico. Normalmente se alimentam de folhas e frutos, as larvas de raízes e matéria vegetal em decomposição. Natural ao América do sul, chega a medir 23mm.

 PATRIOTA
Diabrotica speciosa tem Coloração verde-amarela, por isso denominado “vaquinha verde-amarela ou patriota”, mede cerca de 6mm de comprimento, tem coloração verde-metálica e apresentam sulcos longitudinais e pontuações deprimidas em toda a extensão das asas. Os adultos alimentam-se das folhas, causando perfurações nos folíolos. A larva é branca-acinzentada e pode atingir até 7 mm, alimenta das raízes da planta.

FURTA COR
O bonitinho é o besouro verde Iphimeis dives. Coloração geral verde-metalica muito brilhante. Dorso do corpo bastante convexo. O besourinho costuma aparecer sobre a planta, de outubro a dezembro. 

3 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...