Pesquisar no blog

segunda-feira, 5 de março de 2018

MAS, AFINAL, PORQUE É IMPORTANTE CONSERVAR A NATUREZA?

Preservação ambiental. Parece aula para alunos da educação básica ou a repetição de uma pauta que o leitor certamente vê, com bastante frequência em veículos da mídia. 


Todos possuem direitos e deveres, e um dos principais direitos é o de desfrutar o que a natureza pode nos oferecer de modo que isso possa ser propagado ininterruptamente, ou seja, sem abolir determinados elementos para que os próximos possam se beneficiar. O meio ambiente é tema antigo, atual e futuro, presente na vida de todos e que deveria fazer mais parte do cotidiano, de empresários, autoridades, profissionais e pessoas comuns. Preservando o ambiente, estamos pensando no hoje, no agora e principalmente no bem estar do outro.
Garantir a sobrevivência de espécies da fauna e flora, assim como de todas as riquezas naturais não pode ser desassociada da necessidade de garantia da sobrevivência do próprio homem. Sem ela, a raça humana estará mais ameaçada de extinção que outros seres vivos. É isso o que professores ensinam nas escolas para crianças. É isso que se ouve nas faculdades. E é isso o que se repete com enorme frequência. Então, como explicar o desmatamento que não cessa? A degradação ambiental presente em todas as áreas de florestas, rios e praias? A corrupção, a falta de amor ao próximo? É preciso preservar para continuarmos existindo, assim como todas as espécies de nosso planeta. Mas para que isso aconteça, é necessário que todo esse ecossistema colabore entre si e interaja em harmonia. 
O maior problema, de todos, é o consumo desenfreado. É a partir desta premissa, que a necessidade exacerbada de matérias primas causa o desequilíbrio. A ganância das grandes corporações pelo controle do mercado dita a moda. Se por um lado a inovação tecnológica facilita nosso dia a dia, por outro ela demanda incentivo ao consumismo e a necessidade de reposição. Compramos porque é novidade, porque é moderno, porque facilita nossas vidas. O que é moderno hoje amanha já é ultrapassado. A vida se transforma a cada minuto. A única verdade é a adaptação, quem não se adapta desparece. A tecnologia é como um trator, onde passa modifica. 
Gostamos da vida ao ar livre. Gostamos de estar na natureza. Sentimos prazer em entrar no mar, ir para cachoeira, caminhar pelas montanhas. Mas, afinal, porque é importante conservar a natureza? Preservar as espécies de animais, plantas? Proteger áreas naturais e manter a diversidade? Existem várias linhas de pensamento. Várias opiniões, algumas tecnicistas, outras apaixonadas. Mas o que nos leva, eu e você, pessoas comuns, a nos importarmos em conservar a natureza? Nosso senso de preservação depende muito da nossa capacidade de entender a importância da diversidade. Gostar da natureza faz parte do instinto humano. Estar em contato com a natureza nos faz bem. 
Nunca se falou tanto em sustentabilidade, preservação ambiental, e outros assuntos relacionados ao meio ambiente como é debatido nos últimos anos. Ser sustentável já deixou de ser moda, e está se tornando um elemento obrigatório. Desde grandes empresas até pequenos lares, já separam o lixo para facilitar o processo de reciclagem, já reutilizam, já reaproveitam (3R’s). O cuidado com o meio ambiente deixou de ser apenas algo confino, e começou a ser algo indispensável pelo atual estado em que se encontra a Terra. A preservação visa beneficiar o meio ambiente e a humanidade, de modo que possamos utilizar os meios naturais sem que eles se suprimam, girando o acesso à água e outros elementos presumíveis para toda a população. 
Preservar é viver, é poder dar o direito que a natureza tem de continuar a existir e de permanecer realizando o seu ciclo de modo a beneficiar o homem, até porque nós dependemos da natureza, mas muitas vezes esquecemos este formidável detalhe. O dever existe pelo simples fato de fazermos parte da cadeia hereditária da vida, depositando o bem mais valioso que é a natureza em primeiro lugar, refletindo de forma coletiva e social, de modo que todos estão no mesmo ambiente e necessitamos manter o bom senso. Porque afinal isso é um caso de perdas e ganhos extremamente significativos. Se o balancete não fechar, o déficit resultará em grandes e sérios problemas para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...