Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de cachoeira, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas... e banho de floresta? Você conhece? Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros...
Desenvolvido no Japão, o shinrin-yoku - “banho de floresta”- , pode nos trazer benefícios físicos e mentais.
Depois de algum tempo caminhando pela mata, com total exposição à natureza, seu estresse é reduzido. Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! O que todos nós já ouvimos falar está sendo confirmado pela ciência: um passeio em um lugar com bastante natureza pode servir de remédio contra várias doenças. É a base da chamada medicina preventiva.
Quando adentramos numa floresta, nosso corpo se aproxima de um estado de bem estar que nos deixa mais resistentes. Ouvir o canto dos pássaros, água corrente, sons de animais diversos, observar a flora. A coisa mais relaxante é sentar próximo a uma cachoeira e meditar, ficar absorto no tempo e espaço. O banho de floresta pode ser praticado de diversas maneiras, sempre, no entanto, rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado que a floresta nos traz. Pode-se simplesmente caminhar sem rumo ou pressa, se sentar e observar as nuances e detalhes das plantas e árvores de forma geral (respirando profundamente o bom ar limpo que a floresta oferece), tudo em num certo tom de meditação. Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do banho.
Bom, já é muito saudável você passear ao ar livre, em ambiente natural mas, para que os benefícios sejam potencializados você deverá adotar algumas atitudes especiais quando fizer seu banho de floresta.
- Entre na região natural deixando do lado de fora todos os problemas da sua vida pessoal e profissional. Sintonizar com as energias da natureza, de cada árvore, passarinho, inseto ou flor que encontrar pelo seu caminho.
- Use a técnica, por exemplo, de deixar todos os problemas em uma pedra que esteja bem na entrada da área natural. Passeie livremente, limpando a mente - limpar a mente quer dizer, não pensar em nada específico. Na saída da área natural, esqueça firmemente de recolher aqueles problemas que deixou na pedra, claro.
- Se o clima permitir, caminhe descalço, pisar na terra, na areia, nas folhas secas e até nos galhinhos e pedrinhas que estão pelo caminho vai te ajudar a reciclar suas energias internas, que estão estagnadas, com a ajuda das energias da terra (chamam-se “energias telúricas) estabelecendo um circuito de trocas muito benéfico para você.
- Caminhe ou, se não conseguir caminhar, sente-se debaixo de uma árvore, numa pedra próxima a cachoeira ou na frente do mar, tomando o vento, o sol, a brisa, e buscando uma maior integração com as forças naturais.
- Encontre, dentro de você um momento de calma duradouro. Aterre essa boa energia dentro de você e a mantenha aí, firmemente conectada com o seu íntimo.
- Repita essa sequência diariamente ou, pelo menos, semanalmente, com a consciência de que se trata, realmente, de uma terapia curativa para seu corpo físico, emocional e mental.
Não, não é coisa de "bicho-grilo", de ecologista paranoico, ou de estudante de humanas. É Ciência pura!
ENERGIA OLFATIVA
Rogério Alvarenga
A fauna telefona pelo olfato. E por que as flores têm perfume? A floresta se agita com tando assédio emitido no ar. Logo a fecundação.
Eis o poder da energia olfativa
Que atrai ou repele os assemelhados
Que envolve e comanda desavisados
Turbilhão de desejos atrativos.
A fauna telefona pelo olfato
E atende sempre um bom reprodutor
Lendo no ar, faz-se um bom tradutor
E que responde o chamado, no ato.
Veja por que as flores têm perfume?
Soltam no amplo campo a sedução
Abrem as pétalas como costume
E a floresta se agita em profusão
Em assédio, esta posição assume,
E parte para total fecundação.
Médicos escoceses estão prescrevendo passeios na natureza para seus pacientes. Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!