Toda criança quem tem privilégio de ter em casa uma horta ou jardim, já cutucou um tatuzinho para vê-lo enrolar. O tatu-bolinha, animalzinho presente em vários dos nossos jardins, pode parecer um inseto comum, mas é uma criatura fascinante. Para começar, nem inseto ele é. Vão surpreender quem nunca prestou muita atenção nestes bichinhos.
Na verdade, nosso velho conhecido desde a infância, o “Tatu bola”, é o representante mais notável de uma classe trabalhadora inteira de pequenos seres, que cada vez menos são encontrados em nossos jardins. Esses pequenos seres representados aqui pelo tatu bola são conhecidos tecnicamente como macro e micro-organismos do solo. São eles uma infinidade de pequenos a minúsculos insetos, inofensivas aranhas, formigas, fungos, bactérias, cupins de jardim, caramujos, larvas e a nossa amiga, a minhoca. Esses pequenos e numerosos seres prestam um serviço indispensável à vida que está sendo dispensado pela maioria de nós. A falta do Tatu bola e daqueles seres que ele representa pode levar seu jardim ou horta a morte. Cada vez mais os restos de faxinas em jardins são tratados equivocadamente e de forma generalizada como “lixo”. Eles são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, ou mais apropriadamente, pelo consumo desta.
UM POUCO SOBRE O TATU BOLINHA
Eles são crustáceos, não insetos
Embora eles sejam frequentemente associados a insetos, os tatus-bolinha na verdade pertencem ao subfilo Crustacea. Eles estão muito mais relacionados aos camarões e lagostins do que a qualquer tipo de inseto.
Eles respiram através de brânquias
Como os seus primos marinhos, estes crustáceos terrestres usam estruturas semelhantes a brânquias para trocar gases. Eles exigem ambientes úmidos para respirar, mas não podem sobreviver se forem submersos em água.
Um tatu-bolinha juvenil muda em duas fases
Como todos os artrópodes, eles crescem ao se livrar de um exoesqueleto duro. Mas tatus-bolinhas não perdem essa carapaça de uma só vez. Primeiro, a metade traseira do seu exoesqueleto se separa e desliza para fora. Alguns dias depois, ele se livra da seção da frente. Se você encontrar um tatu-bolinha cinza ou marrom em uma extremidade, e rosa na outra, ele está no meio da mudança.
As mães carregam seus ovos em uma bolsa
Como caranguejos e outros crustáceos, os tatus-bolinhas levam seus ovos consigo. As placas torácicas sobrepostas formam uma bolsa especial, chamada marsupium, na parte inferior do animal. Após a incubação, os bichinhos permanecem na bolsa por vários dias antes de partir para explorar o mundo por conta própria.
Eles não urinam
A maioria dos animais deve converter seus resíduos, que possuem altas quantidades de amônia, em ureia antes que eles possam ser excretados do corpo. Mas os tatus-bolinha têm uma incrível capacidade de tolerar o gás amoníaco, que eles podem passar diretamente através do seu exoesqueleto, então não há necessidade de urinar.
Um tatu-bolinha pode beber com seu ânus
Embora eles bebam através do caminho mais tradicional – com as suas partes bucais – eles também podem tomar água através das extremidades traseiras. Estruturas especiais em forma de tubo, chamadas de uropodes, podem absorver água quando necessário.
Tatus-bolinha se fecham em bolas apertadas quando ameaçados
A maioria das crianças já cutucou um tatu-bolinha para vê-lo se enrolar em uma bola apertada. Eles fazem isso como forma de proteção quando se sentem ameaçados.
Tatus-bolinha comem suas próprias fezes
Cada vez que um tatu-bolinha defeca, ele perde um pouco de cobre, um elemento essencial que o animal precisa para viver. A fim de reciclar este precioso recurso, eles consomem suas próprias fezes, uma prática conhecida como coprofagia.
Os tatus bolinha doentes ficam azuis brilhantes
Como outros animais, os tatus-bolinha podem contrair infecções virais. Se você encontrar um deles que está azul brilhante ou roxo, é um sinal de um iridovírus. A luz refletida do vírus causa a cor ciana.
O sangue de um tatu-bolinha é azul
Muitos crustáceos têm hemocianina no sangue. Ao contrário da hemoglobina, que contém ferro, a hemocianina contém íons de cobre. Quando oxigenado, o sangue do tatuzinho fica azul.
eles fazem cocÔ
ResponderExcluirAmei relembrar minha infancia, eles fizeram parte dela kkkkkk
ResponderExcluirsim eles fazem coco eu tenho uma
ExcluirGente..eu comiaa tatu bolinhaa e to viva... Faz muito mal o camarao da terra? Alguem mais???
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirquando menino brincava muito com tatuzin
ResponderExcluirEu tbm brincava com tatu bolinha quando criança
ResponderExcluireu tenho 10anos e brinco e cuido sou bióloga se quiserem fazer perguntas e só mandar 🧡🧡💜💙💚💛💘💝❣💞💕💓💗💖🕳💫
ExcluirMeu neném comeu será que faz mal
ExcluirA minha neném tbm acabo de comer aff tô super preocupada!!!
ExcluirNão é perigoso as crianças brincarem com eles?
ExcluirEu gosto muito de tatuzinho brinco com eles quando não tem nada para fazer acho eles muito fofinho eles tem carinha de dó KKK ❤😘 gosto de achar eles em baixo da terra e a maioria que eu acho são filhotinhos já achei uma tatuzinha carregada de filhotes são lindinhos KKK ❤😘🦐🤗🤗
ResponderExcluirVdd me da vontade de apertar ele eu estou com um agora o nome dele vai ser.... num sei vou pensar
ExcluirColoqueio nome do meu de rodolfo
ExcluirQuem falou isso foi a (Rafaeli)
ResponderExcluirnossa tenho muito medo desse vizinho
ResponderExcluirQuero saber se esse tatuzinho bola pode ser venenoso ou fazer mal para uma cachorrinha? Porque mudei pra uma casa que aparecem esses tatuzinho e minha cachorrinha quer comê-los.
ResponderExcluirNão é venenoso, não é perigoso e nem transmite doenças. É nutritivo
Excluirvaleu prof
Excluireu morro de medo
ResponderExcluirBrinquei muito com tatu bolinha , conhecia como tatuzinho de tijolo pois encontrava muito escondidos em lugares assim .
ResponderExcluirO Tatu bola pica ou morde nosso corpo?
ResponderExcluireles não mordem, então não há nenhum dano imediato em manuseá-los.
ExcluirOnde compro eles
ResponderExcluirA lei 6.905/98 em seu artigo 29 diz que “Quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, estará cometendo crime ambiental.
ExcluirNa minha casa tem um monte kkkkkk
ExcluirQuer comprar ainda?
ExcluirEles causam algum dano a saúde?
ResponderExcluirSão inofensivos, não causam mal algum.
ExcluirVi, hoje, um tatuzinho bola pela primeira vez na vida. Ele estava numa composteira. Achei muito fofo e interessante; então, vim pesquisar
ResponderExcluirVi hoje, pela primeira vez, um tatuzinho bola. Encontrei-o numa composteira Muito fofo!
ResponderExcluir🐛🐜🦗🐌🐚🕷️🐞
ExcluirEl2s estão aparecendo em minha casa no andar de cima, e misteriosamente no meu quarto. De onde será?
ResponderExcluirbem agora mesmo eu vir um e depois de 10 minutos ele morreu do nada o que acomteceu?
ResponderExcluirSempre encontro na água do meu cachorro, moro em chacara mais agora fiquei sabendo que ele não sobrevive submerso na água...entao o que encontrei não é tatu bola
ResponderExcluirEles prejudicam plantas em vasos?
ResponderExcluirEles são úteis da composteira ou eles fazem mal para composteira
ResponderExcluirMaravilha Prof. Omar, nunca tinha lido nada sobre esses seres, respeito muito a natureza que é fantástica e os biólogos também.
ResponderExcluirTenho toda uma área terrena repleta dos bolinhas,sim,é um espaço úmido,com plantas,e eles ficam ali vivendo,o que é bom para todos os seres ,ou seja,Viver....
ResponderExcluirGostaria de saber como faço pra consegui o tatuzinho bola
ExcluirExiste algum remédio natural que possa acabar, ou ao menos afastar esses tatuzinhos, pois eles literalmente invadiram a minha casa, eles ficam entre o rodapé da parede, e quando anoitece eles saem aos monte.
ResponderExcluirMeu bebê de 1ano e 2 meses mastigou um tatuzinho logo retirei da boca dele , isso pode trazer algum problema para o meu bebê?
ResponderExcluirEu tenh
ResponderExcluirNa minha casa tem um monte deles , tem filhotes , macho , fêmea . Meus filhos ama brinca com eles.
ResponderExcluirEu mostrei a imagem para minha aluna... ela adorou o tatuzinho!!!
ResponderExcluir