O inseto mostrado é um Belostomatideo, chamado popularmente de barata d’água apesar de ser mais aparentado aos percevejos que às baratas. Eles não são transmissores de nenhuma doença até onde se sabe. Sua saliva apresenta uma enzima que liquefaz tecido e causa dor intensa na região da picada. Apesar disso, nos humanos todos os sintomas desapareceram até cinco horas depois da picada.
Predadoras vorazes e destemidas que se alimentam de tudo
Apesar de seu tamanho, esses bichinhos amarronzados se confundem com as
plantas às quais se prendem e ficam de ponta cabeça para que consigam respirar
por meio de uma espécie de “esnórquel” que sai de seu traseiro. Assim que a presa entra em uma área de alcance, os
predadores rapidamente fecham as patas dianteiras e agarram a criatura com as
outras patas. Em seguida, perfuram a presa com um probóscide parecido com um
punhal. As maiores, Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem chegar a mais de doze centímetros.
REPRODUÇÃO
As baratas-d'água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Para atrair as fêmeas, os machos fazem uma série de movimentos periódicos perto da superfície da água, o que gera ondulações na água. Acredita-se que por serem animais que evoluíram orientando-se pelas estrelas, costumam ser atraídas por luzes brilhantes, o que faz com que se desorientem, voem em espiral e depois morram de exaustão. Por isso, é comum aparecerem baratas-d'água mortas embaixo de postes de luz. A cópula ocorre durante a primavera e os ovos são postos em plantas aquáticas ou em matéria vegetal em decomposição. Em algumas espécies, as fêmeas depositam os ovos sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregar os ovos até a eclosão.
PÃE (pai e mãe)
Baratas-d’água estão entre os insetos incomuns nos quais os machos são os principais responsáveis pelo cuidado dos ovos. Em algumas espécies, machos protegem as postas, até cinco de uma vez só, de predadores, como formigas. Em outras, as fêmeas colam seus ovos diretamente nas costas dos machos, e eles os carregam por aí até eclodirem em ninfas. Algumas fêmeas estão tão dispostas a encontrarem um parceiro que comam os ovos de outras fêmeas. Ao destruir os ovos da concorrente, uma fêmea pode copular com o parceiro da outra e se certificar de que o macho tome conta de seus ovos.
CADEIA ALIMENTAR
As ninfas de baratas-d’água, cujo ciclo de vida dura até 60 dias, precisam ser tão valentes quanto os adultos. Na maioria das espécies, elas eclodem em uma estação em que presas menores são menos abundantes, forçando-as a procurar presas aparentemente impossíveis, como girinos ou peixes pequenos. As “armas” das ninfas são suas patas dianteiras bastante curvas, o que as ajuda a agarrar a presa mais facilmente. As baratas-d’água acabam virando presas de peixes maiores, patos e, possivelmente guaxinins ou tartarugas.
É um inseto predador de girinos, caramujos, lesmas, anfíbios adultos (rãzinhas), pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos. Geralmente caçam durante a noite. Para conseguirem comer as suas presas, as baratas-d'água agarram as suas "vítimas" com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa.
Algumas pessoas também as comem fritas ou cozidas no Sudeste da Ásia. Seu status de predador no topo da cadeia alimentar significa que são importantes para manter o ecossistema equilibrado. A poluição da água pode prejudicar suas populações, além disso, espécies invasoras, como lagostins e rãs-touro, podem caçar as baratas-d’água.
Algumas pessoas também as comem fritas ou cozidas no Sudeste da Ásia. Seu status de predador no topo da cadeia alimentar significa que são importantes para manter o ecossistema equilibrado. A poluição da água pode prejudicar suas populações, além disso, espécies invasoras, como lagostins e rãs-touro, podem caçar as baratas-d’água.
Isto existe? pare um Alien..
ResponderExcluirAcabei de matar um aqui em casa e fui procurar pra ver o que era.. eu quase infartei pq ele é mto grande pra um inseto... é quase um animal.
ExcluirEste inseto é bizarro, ja vi alguns em córregos. A primeira vez que vi sai correndo.
ResponderExcluirJa apareceu uma dessa na minha casa
ResponderExcluirMinha mãe acabou de matar uma 😱😳
ResponderExcluirTivemos que matar uma Ago apouco pq as crianças estavam com medo 😱
ExcluirHoje dia 17/04/20 Meu esposo achou uma barata desta em nosso terraço ficamos com medo' pois eu nunca tinha visto um deste. É muito estranho um bicho de lagos aquáticos aparecer assim.
ResponderExcluirApesar de ser um animal tipicamente aquático, esses insetos têm fortes asas e são voadoras poderosas. Pela noite, eles costumam ser atraídos pela luz, o que os fazem ser encontradas desorientadas pela cidade.
ExcluirRafael vi seu comentário.. e vi que achou 1 dentro de sua casa no mesmo dia e horário que eu... A noite. Que bizarro este bicho aquático está aparecendo assim em casas. Aqui não tem nada perto de lagos.
ResponderExcluirCom atividade sobretudo noturna, usam a luz como orientação para se movimentarem. Os adultos podem ser vistos voando em busca de uma parceira ou de companheiros.
ExcluirTomem cuidado...não sabemos muito sobre a espécie... estamos no outono e não Primavera que é estação dele... de que país é esse bicho?
ResponderExcluirSó não é encontrado na Antártica.
ExcluirEstou horrorizada 😱eu não sabia da existencia
ResponderExcluirTasquei fogo num desse ontem a noite
ResponderExcluirSou de Caruaru, meu marido matou uma dessa ontem é muito feia pessoalmente
ResponderExcluirAcabei de achar uma.
ResponderExcluirSou de em Fortaleza e as crianças acabaram de achar uma perto do poste de luz e coloquei foi fogo nela pois ela é assustadora.
ExcluirAchamos uma em casa ontem (04/01/21), interior de SP, nunca tinha visto um bicho desse! Meu pai pisou nela e espatifou um monte de bolinhas verdes, tipo ovinhos.. horrível!
ResponderExcluirAchei uma em casa hoje a noite, também nunca tinha visto, fiquei assustada.
ResponderExcluirTambém achei uma aqui em casa eu moro em Fortaleza ceara
ResponderExcluirNunca vi so por fotos
ResponderExcluirUm acabou de picar uma criança aqui na praça. Ela chorou dizendo está sentindo muita dor.
ResponderExcluirAchei um hoje em Marília - SP, entrou dentro da Sala voando
ResponderExcluirMorei em Macapá. Lá são comuns essas baratas.
ResponderExcluirDei uma chinelada nela que acordou todo mundo que estava dormindo. E empurrei o bicho com a vassoura pra fora. Minutos depois tive que sair o bicho estava vivo andando. Joguei veneno pra matar baratas. Só com o veneno ele morreu. Nunca tinha visto antes.
ResponderExcluirHoje tinha um desse na minha piscina,quase tive um treco,que bicho feio. Como será que ele chegou aqui?
ResponderExcluirAcabei de matar uma que bicho horrível
ResponderExcluirDiz que a picada foi de mais credo.
Eu acordei com um barulho estranho em casa, fui verificar e era esse bicho de ponta cabeça tentando se virar. Eu moro acima do 10° andar e mesmo assim fui atormentado por este alien.
ResponderExcluirOuvir um barulho e quando fui procurar o q seria era uma barata dessa enorme.como nunca tinha visto achei estranho e matei com uma sandália + deu trabalho pra morrer.
ResponderExcluirAchei uma hoje de manhã, me assustei porque ele ten umas garras igual de escorpião, tenho filho pequeno então ficar mais atento com esse tipo de bicho ja que não se sabe muito dele por aqui
ResponderExcluirTive contato ontem a noite. Achei magnífico. Pena que o medo faz as pessoas matarem.
ResponderExcluir