A educação ambiental é definida como “os processos
por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais,
conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação
do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida
e sua sustentabilidade” – Lei 9.795/1999, artigo 1º.
Os objetivos são;
- Desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas relações ecológicas, psicológicas, legais, políticas, sociais, econômicas, científicas e culturais;
- Incentivar à participação individual e coletiva, responsável e permanente e a qualidade do meio ambiente como valor inseparável da cidadania;
- Estimular a cooperação e a busca de uma sociedade fundada nos princípios da liberdade, solidariedade, democracia e justiça social;
- Integrar a ciência e tecnologia;
- Fortalecer a cidadania, autodeterminação e solidariedade como fundamentais ao futuro com desenvolvimento sustentável.
As atividades empresariais devem incorporar as
dimensões ambientais e promover a responsabilidade socioambiental para a
conservação, recuperação e manutenção das condições ambientais adequadas,
inclusive dos recursos indispensáveis ao desenvolvimento econômico sustentável.
Uma das formas das empresas realizarem esta ação é
através da adoção de programas e projetos de educação ambiental internos para
os colaboradores diretos e externos para os públicos alvos dos seus produtos
e/ou serviços, ou ainda de forma mais ampla, para as comunidades onde atuam.
Este pode ser um diferencial importante na escolha dos consumidores e tornar-se
uma vantagem competitiva significativa ao melhorar a comunicação interna e
externa, a economia de recursos e as relações comunitárias.
Os programas de educação ambiental podem ser parte
de projetos mais abrangentes como a gestão ambiental da empresa, auxiliando na
capacitação dos colaboradores diretos e minimizando as possibilidades de
conflitos externos com os consumidores e outras partes interessadas, inclusive
com os órgãos ambientais e fiscalizadores, estabelecendo um canal qualificado
de comunicação que pode ser avaliado periodicamente e realizarem-se as
adequações necessárias.
A educação ambiental pode fazer parte da estratégia
de marketing da empresa, agregando valor aos produtos e serviços. Também podem
ser destacados aspectos específicos da política de meio ambiente das empresas,
como por exemplo, o tratamento adequado para os resíduos da produção e pós
consumo, sistemas de logística reversa e a economia de recursos naturais.
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade
NBC T 15, os investimentos e gastos nos programas de educação ambiental para
empregados, terceirizados, autônomos, administradores da entidade e comunidades
podem ser evidenciados na contabilidade ambiental das empresas e constarem em
seus Relatórios de Responsabilidade Social e Ambiental, possibilitando a
divulgação às partes interessadas – clientes, consumidores, fornecedores,
distribuidores, órgãos ambientais, imprensa e outros.
A educação ambiental quando relacionada com a
capacitação dos colaboradores, funcionários e recursos humanos é benéfica para
a o conjunto dos empreendimentos. Este processo pode ser realizado através da
implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de cursos, palestras,
oficinas, da contratação de consultorias especializadas que gerenciam
pedagogicamente estes processos educativos. No entanto, as pessoas responsáveis
da organização precisam de alinhamento com estes princípios da responsabilidade
ambiental e social, de comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade,
principalmente com os impactos das suas atividades e decisões econômicas.
Portanto, a educação ambiental é um instrumento
eficiente e prático para divulgar as ações e os princípios do desenvolvimento
sustentável empresarial, contribuindo decisivamente para a formação de uma
imagem positiva das empresas, seus produtos e serviços.
Exemplos de ações de educação ambiental para o
consumo racional da água nas empresas, indústrias e outros empreendimentos
econômicos.
- Revisão periódica dos vazamentos:Vazamentos não identificados nas empresas e
indústrias podem ser fontes de imenso desperdício, além de grandes prejuízos na
conta do fim do mês. Uma única torneira pingando gasta uma média de 45 litros
de água por dia, o que representa 16 mil litros desperdiçados por ano. Os números são impressionantes, mas as medidas para
evitar o problema são simples: conferir o hidrômetro com frequência, contratar
uma empresa para a identificação de vazamentos e orientar os funcionários para
avisarem sobre torneiras danificadas e manchas de infiltração são estratégias
básicas e eficientes.
- Aproveitamento da água da chuva:Os benefícios são muitos e o investimento baixo.
Após a instalação de um sistema de captação, a água pluvial pode ser utilizada
para os mesmos fins da água de reuso convencional, poupando recursos e
diminuindo as contas mensais. As águas das chuvas não devem ser drenadas para a
rede de esgoto.
- Reformas e adequações nos banheiros:A substituição de torneiras e descargas sanitárias
antigas por modelos mais eficientes representa um investimento compensador,
principalmente em empresas de médio e grande porte. O impacto da economia de
água pode ser altíssimo, considerando o número de funcionários que utilizam as
instalações sanitárias diariamente. A opção por torneiras que funcionam em um
sistema de pressão e descargas que possibilitam duplo acionamento são
excelentes estratégias de economia. As torneiras de pressão economizam
aproximadamente 20% quando comparadas aos modelos convencionais.
Vantagens da Educação Ambiental nas empresas:
- Colaboradores e funcionários comprometidos com os objetivos da empresa;
- Boa imagem com os clientes, fornecedores e sociedade em geral;
- Marketing positivo das marcas, produtos e serviços da empresa;
- Vantagens competitivas em relação aos concorrentes;
- Aumento dos lucros e ativos da empresa como consequência do melhor posicionamento da marca, produtos e serviços no mercado;
- Redução das chances de acidentes ambientais e de problemas com a imagem da empresa;
- Melhor relacionamento com as comunidades adjacentes, desenvolvendo parcerias na preservação ambiental local;
- Maior controle dos aspectos ambientais da empresa, evitando-se multas e penalizações legais;
- Comprometimento com ações que preservam o meio ambiente e garantem um presente e futuro saudável, inclusive para as ações empresariais;
- Diminuição dos passivos e destaque dos ativos ambientais, agregando valor aos aspectos ambientais das atividades empresariais.
Fonte:
"A Educação Ambiental nas empresas, artigo de Antonio Silvio Hendges," in Portal EcoDebate,
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