Pesquisar no blog

sexta-feira, 15 de junho de 2018

OS ARAUTOS DE GALAN CHEGARAM À BAHIA.

Não é história da Marvel Comics, onde Galactus, também conhecido como Devorador de Mundos, obriga o Surfista Prateado encontrar planetas com energia suficiente para que pudesse se alimentar deles. A imagem aérea acima é de uma cratera que se abriu em Matarandiba, na Bahia. Sua dimensão impressiona, são 69 metros de comprimento por 29 de largura, o que equivale a um terço de um campo de futebol, só que com profundidade de 46 metros. A região fica a cerca de 1 km de uma vila de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.



Dois caçadores se embrearam no mato na madrugada do último dia 3 no povoado de Matarandiba, uma ilhota que pertence ao município de Vera Cruz, bem ao lado da Ilha de Itaparica. A dupla não imaginava, no entanto, que esbarraria com uma cavidade, digamos, bem maior do que aquelas em que os tatus costumam se esconder. Buraco, não, cratera com aproximadamente 46 metros de profundidade, e extensão de 69 metros de comprimento x 29 metros de largura, aberta em meio ao resquício de mata atlântica que beira a costa do povoado. O buracão no meio do mato fica em uma área de exploração da empresa internacional Dow Química, responsável pela extração do sal em Matarandiba.


Exploração do solo 
Os mais velhos temem que a ilha venha abaixo ou se divida em duas; outros estão preocupados que a fenda cresça a ponto de chegar até a comunidade, mesmo o buraco estando localizado a cerca de 1 km de lá. Há também aqueles que estão convictos que se trata de um fenômeno natural ou um evento que aconteceu como consequência da exploração do solo da ilha ao longo de 40 anos pela Dow. Atualmente, a empresa possui seis poços perfurados que servem para extrair a salmora( uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos.) que, mais tarde, é transformada em sal. Mas há 40 poços já desativados pela empresa; inclusive, um fica a cerca de 200 metros de onde surgiu a cratera. Aguns destes poços chegam a uma profundidade de 1,2 mil metros.
A erosão foi descoberta pela própria empresa no mês de maio 2018, durante um trabalho de rotina e não foi comunicada oficialmente, O acesso à área onde o buraco se formou é difícil por causa da mata fechada, mas, ainda assim, toda a área foi isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos. Como especialistas ainda não avaliaram as condições do solo em torno da cratera, a circulação de pessoas pode ser perigosa. 

Hipóteses 
Se é um fenômeno natural ou ação do homem ainda é muito cedo para dizer, de acordo com Marco Antônio Botelho, geográfo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), é preciso um estudo da cratera e da área em que ela está inserida. Mas a única coisa que pode se afirmar, no momento, é que se trata de uma sinkhole (em tradução livre, 'buraco que afunda'), algo como um estresse no solo que surge quando há uma falha no terreno – nesse caso, de origem ainda desconhecida. 
Há duas hipóteses para o sedimento da terra. 
  • A primeira é que ali já existia um fluxo de água subterrâneo, lençóis freáticos que ao longo dos anos foi capaz de levar todos os sedimentos existentes. 
  • A outra hipótese é que ali já existia uma falha natural, que pode ter sido acentuada devido a percolação(movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo, ) de água nessa escavação e ter aumentado a lixiviação.
Posicionamentos
Segundo representantes da Dow, alguns procedimentos vão ser feitos nos próximos dias para analisar o motivo da abertura da cratera. São procedimentos imediatos de monitoramento feitos por satélites que capturam imagens da atual situação do solo para compará-las com imagens de um ano atrás.  Um estudo geomecânico deve ser feito em paralelo à captura das imagens para saber qual a probabilidade de ter existido falhas no terreno. Também deve ser implantado em toda a ilha sensores microssísmicos para escutar eventuais abalos de solo. 


Referências
https://www.correio24horas.com.br
https://g1.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...