Dentro desse leque, está também o esgotamento sanitário. Ele compreende a coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados de todo o esgoto sanitário. Em outras palavras, o esgotamento é o nome que se dá ao caminho e tratamento que o esgoto recebe desde que sai das residências, comércios e indústria, até o lançamento final no meio ambiente.
Vamos compreender
Por que se preocupar com o tratamento de esgoto?
O tratamento de esgoto é um dos direitos dos brasileiros previstos pela Lei do Saneamento Básico. Tratar os esgotos tem impacto sobre a saúde pública, mas também sobre aspectos econômicos e sociais; confira:
- Evitar doenças - O tratamento do esgoto reduz a quantidade de organismos que provocam doenças. Assim, eles voltam ao meio ambiente sem o risco de proliferação de microrganismos nocivos à saúde que podem ser transmitidos pela água.
- Cuidar do meio ambiente - Mais tratamento, menos sujeira, menos prejuízo ao meio ambiente. Esse cuidado tem consequências para a flora e fauna de qualquer região.
- Economia - Quanto mais a água do esgoto é tratada, menor o custo do tratamento da água potável para o consumo humano. Assim, as pessoas têm mais recursos hídricos disponíveis para uso industrial e comercial.
- Cuidar das cidades - Ninguém gosta de uma cidade suja, com mau cheiro e onde há risco de pegar doenças. Esgotos não tratados causam danos aos moradores e turistas, prejudicando o lazer, o trabalho e atividades do cotidiano.
Como é feita a coleta e tratamento do esgoto?
- Coleta e transporte - O esgoto é recolhido nos domicílios e transportado por meio de encanamentos.
- Gradeamento - O esgoto chega à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e passa por grades que impedem a passagem de pedaços grandes de lixo, como madeiras, latas, plásticos, papeis etc..
- Desarenação - O esgoto passa, em baixa velocidade, por canais, para que toda a areia contida nele seja sedimentada pela força da gravidade.
- Oxidação biológica - É adicionado oxigênio ao esgoto e as bactérias reproduzem-se em grande quantidade e alimentam-se da matéria orgânica, formando “flocos biológicos”.
- Decantação - Os flocos biológicos sedimentam-se no fundo de um tanque, formando o lodo. O líquido resultante dessa separação já está pronto para ser lançado em um rio ou lago, sem prejuízo para o meio ambiente.
- Recirculação do lodo - Um sistema de bombeamento repete a oxidação biológica e a decantação até que o material atinja o grau de limpeza suficiente.
- Destino final do lodo - O lodo sólido resultante será secado, prensado e colocado em aterro sanitário; utilizado na agricultura; ou incinerado.
Entenda como a água chega a sua casa
Captação
A primeira etapa consiste na retirada de água bruta da natureza. Para isso, as companhias de saneamento de cada estado realizam estudos e procuram por um manancial que tenha vazão suficiente para abastecer a comunidade. A água pode ser captada de maneira superficial ou subterrânea. Enquanto a superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento, a subterrânea ocorre por meio de poços artesianos, que são perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.
Tratamento
Depois de captada, a água passa por um processo de tratamento. Quando ela sai de fontes superficiais, passa pelos processos de coagulação e flocuação; decantação; filtração; desinfecção e fluoretação. No caso da captação subterrânea, basta desinfecção com cloro. Isso porque a água não apresenta qualquer turbidez, o que elimina as outras fases. O tratamento da água pode ser realizado para atender diversos aspectos, dentre eles; higiênicos , estéticos e econômicos.
Clique nos links abaixo para saber Como a Água é Tratada de acordo com duas empresas brasileiras de saneamento:
Reservação
Nessa fase, as companhias de abastecimento armazenam a água em reservatórios subterrâneos, apoiados ou elevados. A água fica armazenada para manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema; e atender às demandas em horário de pico, como nos dias mais quentes ou na hora do almoço, por exemplo.
Distribuição
Dos reservatórios, a água passa para um sistema de distribuição, que consiste em canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são as redes de distribuição. Para funcionar perfeitamente, é preciso que haja pressão em todos os seus pontos. Quando a pressão é menor, são instaladas bombas que bombeiam a água para locais mais altos.
Ligações domiciliares
Uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria. A água, então, passa por um hidrômetro, que mede e registra a quantidade consumida em cada imóvel, e vai para as chamadas caixas d’água. Quando uma torneira é aberta, ela passa pelo encanamento interno das residências e é consumida pelos moradores.
Quanto a pergunta título, querendo ou não todos utilizam e bebem água contaminada em qualquer cidade do mundo.
Explico melhor
Toda a tomada de água superficial em qualquer cidade do mundo, retira água de um rio médio ou grande, por mais que se façam parques e áreas de preservação em torno dos reservatórios, sempre há o influxo de um ou de vários rios que vem de montante (acima) e nesta região de montante moram pessoas onde criam animais e também há vida silvestre. Todas estas pessoas e animais defecam e o produto desta necessidade natural vai para o meio hídrico, diretamente ou não.
Toda a tomada de água superficial em qualquer cidade do mundo, retira água de um rio médio ou grande, por mais que se façam parques e áreas de preservação em torno dos reservatórios, sempre há o influxo de um ou de vários rios que vem de montante (acima) e nesta região de montante moram pessoas onde criam animais e também há vida silvestre. Todas estas pessoas e animais defecam e o produto desta necessidade natural vai para o meio hídrico, diretamente ou não.
Vamos ao resumo:
- Desde que o homem é homem, já no período neolítico, a tribo e os animais que morava mais acima do rio, (a montante) defecava no rio e a tribo que morava abaixo (a jusante) tomava esta água.
- Com o advento da populacional a quantidade de dejetos das tribos de montante aumentou (surgimento de vilas), e a capacidade de autodepuração dos rios e lagos permaneceu o mesmo.
- Aumentando a carga de poluição, e não aumentando a capacidade de autodepuração dos rios, organismos patogênicos das cidades de montante começaram a chegar às cidades de jusante e as doenças de veiculação hídrica começaram a aumentar.
- Para evitar a mortandade das pessoas das cidades instaladas a jusante, iniciou o tratamento a água por processos físicos-químicos.
- Com o desenvolvimento da biotecnologia, os processos de tratamento e o aumento no rigor das normas de qualidade de água, verificou-se que determinados tipos de poluentes seriam mais bem tratados em estações de tratamento de esgoto antes de serem lançados nos meios hídricos.
- Tratando corretamente o esgoto, se reduz em muito a carga de poluentes deixando para a natureza o polimento final, tornando a água bruta de ótima qualidade. Reduz gastos e melhora a saúde pública.
- Quem acha que tratar esgoto para depois utilizar a sua água como água bruta para o tratamento e consumo desta água é algo nojento ou antigênico , deve mudar-se urgente do planeta Terra, pois durante milênios seus ancestrais beberam esta água não tratada e desenvolveram uma verdadeira “fauna” intestinal que se deliciava com todos os bichinhos que vinha com a água. Tem uns mais espertos que enganam a nossa “fauna” e produzem doenças.
- Tratem os esgotos, deixe a natureza agir e tomem a água tranquilamente, o que faz mal mesmo ao organismo é água quimicamente pura (como água bidestilada) e como dizia a minha avó, tome a água, pois o maior come o menor.
- Finalizando, parem de jogar na redes de esgotos, restos ou remédios vencidos, óleos, perfumaria e qualquer outro produto que não seja de nossa necessidade natural.
Referências
https://www.caesb.df.gov.br/
http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/
http://noticias.ambientebrasil.com.br
https://jornalggn.com.br/f
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!