As férias estão terminando e chega o momento de renovar o planejamento para o novo ano letivo. É hora de buscar atividades diferentes, que tragam novas formas de trabalhar as áreas programadas para o desenvolvimento das crianças ao longo da Educação Infantil. Para inspirar o seu trabalho, foi selecionado dez planos de aula voltados apenas aos pequenos.
Confira abaixo e clique nos títulos para conhecer todas as etapas propostas:
Por
meio de fotos das crianças em seu dia a dia e de materiais básicos, é
possível criar interações em que elas percebam a si e aos outros,
identificando diferenças, vendo-se como parte de um grupo mais complexo e
se reconhecendo como indivíduo. O plano é dividido em três etapas: “eu,
eu e eu”, “eu, tu, eles” e “nós e todo mundo”. Indicado para creche e
pré-escola.
Aproveitar
bem os recursos naturais tem de ser um cuidado permanente. E as novas
gerações precisam incorporar práticas nesse sentido desde cedo. Com
algumas atividades, é possível colaborar para que os pequenos entendam
como a água é escassa no planeta e como o uso irresponsável dela pode
prejudicar toda a vida no planeta. Chega de torneira aberta durante a
escovação! Para a pré-escola.
O
nome das crianças abre um imenso campo de trabalho na pré-escola. É
possível iniciar o processo de alfabetização pela lista da sala, mostrar
como a escrita ajuda a resolver problemas práticos e ampliar o
repertório de letras conhecidas.
O
livro pode ser um dos melhores amigos da criança, e dá para incentivar
essa relação já nos primeiros anos. O plano prevê atividades para
pequenos de 1 a 3 anos, e permite criar o hábito de escutar histórias e
de ter contato com textos de qualidade, enriquecer a imaginação e
fortalecer os momentos em grupo.
A
dança é mais que uma brincadeira para a hora da música. Ela ajuda a
criança a conhecer seu corpo e a se expressar por meio de seus
movimentos.
O
calendário é algo tão corriqueiro na vida das pessoas que as crianças,
muitas vezes, têm contato com ele em casa, vendo os pais planejando a
semana ou marcando compromissos na agenda. Com os pequenos da creche,
ele pode ser usado para introduzir várias formas de uso dos números.
Crianças
gostam de se imaginar em trilhas, desafios, aventuras. Circuitos
permitem despertar essa criatividade e muito mais. É possível construir
um caminho com base em um desenho , desenvolver relações espaciais,
interpretar informações, representar graficamente o ambiente e progredir
no uso de vocabulário específico. Para creche e pré-escola.
Pensar,
falar, ouvir, interpretar, responder. Diálogos envolvem uma série de
processos na mente, o que é particularmente saudável para o
desenvolvimento de uma criança na pré-escola. Estabelecer rodas para que
os pequenos conversem pode ajudar na capacidade de articular seus
pensamentos, ampliar o vocabulário e aprender a absorver as ideias dos
outros.
O
espelho é uma ferramenta fundamental para a criança entender a si
mesma. O primeiro passo é se ver, mas o educador pode aproveitar para
propor atividades que diversifiquem esse contato, com a turma
fantasiada, de cara pintada, fazendo caretas ou experimentando
expressões faciais. O plano de aula, indicado principalmente para a
creche, inclui até sugestão de músicas para esses momentos.
Crianças
gostam de testar seus sentidos, sobretudo os pequenos que ainda estão
na creche. Tudo é uma novidade e exerce fascínio: o gosto, a textura, o
cheiro, a imagem e o som que cada coisa tem ou faz. Cantigas são
fundamentais para estimular a audição, não apenas pelo ritmo delas, mas
também pela interação entre a fala e os sons do ambiente - que podem vir
desde algo voltado para isso, como CDs ou instrumentos musicais, até
objetos que sejam improvisados.
Referência
https://novaescola.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!