Pesquisar no blog

domingo, 2 de setembro de 2012

A MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO

Ilha de Bananal: Paraíso em Tocantins
Com cerca de 20000 quilômetros quadrados – correspondente à área de Israel –, Bananal é a maior ilha fluvial do planeta. Situada entre os rios Araguaia e Javaés, no Estado de Tocantins, é também um dos mais importantes santuários ecológicos do Bras
il.






Transformada em área de preservação ambiental em 1959, só pode ser visitada com a autorização do Ibama. É considerada como uma Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993. A ilha abriga o Parque Nacional do Araguaia e uma reserva indígena administrada pela Funai. Vivem na ilha cerca de 12 000 brancos e 1 700 índios. A população convive com uma exuberante fauna.Entre as mais de 650 espécies de aves conhecidas na ilha. E nos rios a diversidade não é menor. A vegetação reflete sua condição de área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, dois dos biomas com a maior diversidade biológica do planeta. 
 
Santuário ecológico: fauna e flora
A Ilha do Bananal é considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país. Por estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, possui fauna e flora bastante diversificadas. A fauna tem espécies comuns ao Pantanal Mato-Grossense, como a onça-pintada, boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia. Na flora destacam-se vários gêneros de orquídeas terrestres, a maçaranduba, piaçava e canjerana Na vegetação predominam os campos, conhecidos na região pelo nome de varjões. Aparecem ainda o cerrado, a mata seca de transição, as matas ciliares de igapó, vegetação das encostas secas e vegetação dos bancos de areia.
Clima
Predomina o clima tropical quente semi-úmido com temperaturas máximas de 38 °C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22 °C em julho. Duas estações são nitidamente marcadas na ilha, o verão (de novembro a abril) em que predominam as chuvas, e o inverno (de maio a outubro) onde ocorre o período da seca. A umidade relativa do ar registrada nas estações mais definidas gira em torno dos 60% (julho) e 80% (épocas chuvosas). Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do Rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.


fonte: http://super.abril.com.br / http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...