Pesquisar no blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O QUE É CHUVA DE GRANIZO


O que determina o tamanho das pedras de granizo?
As pedras se formam dentro de nuvens de tempestade chamadas cúmulos-nimbos. No interior dessas nuvens existem correntes de ar subindo e descendo com velocidades entre 30 e 80 quilômetros por hora.





Nas correntes ascendentes formam-se gotículas de água que crescem por causa dos choques entre si. Essas correntes atingem a altura aproximada de 10 quilômetros ou mais, onde a temperatura é menos que zero. Então, as gotas congelam-se na forma de pequenas pedras, que tendem a cair. Mas só conseguem atingir o solo se sua velocidade de queda for superior à velocidade da corrente de ar ascendente que as empurra para cima. Enquanto isso não acontece, elas continuam subindo até que os sucessivos choques com gotículas de água ou cristais de gelo aumentem seu tamanho e seu peso. “Assim, quanto maior a velocidade do ar que sobe, maior será o tamanho do granizo que chega ao chão. Se for muito pequeno, o granizo provavelmente vai se derreter ao atingir as camadas menos frias da atmosfera e cairá em forma de chuva.




TEMPESTADE À VISTA
Nuvens de granizo precisam de calor e umidade para se formar.
Com tempo normal, o ar quente - mais leve que o frio - sobe e carrega o vapor de água da atmosfera. A 1 quilômetro do chão, o vapor se resfria e forma as finíssimas gotas que compõem uma nuvem. Nessas condições de clima, a nuvem não cresce muito e provoca, no máximo, uma garoa. O oposto ocorre quando o clima está bem quente e úmido, fazendo grandes massas de ar, cheias de vapor, subirem. Ao esfriarem, elas dão origem a enormes nuvens de tempestade em forma de bigorna: as chamadas cúmulos-nimbos, que atingem altitudes de até 15 quilômetros e podem trazer tormentas fortes, incluindo granizo






RAJADAS DESTRUIDORAS
Quando o vento é intenso, apenas as nuvens de tempestades fortes sobrevivem. Sozinha, uma nuvem de tempestade não é garantia de granizo. Quando os ventos são fracos e sua velocidade não aumenta com a altitude, os cúmulos-nimbos não se desenvolvem por completo. Pode ocorrer chuva forte, mas raramente há destruição. Rajadas de vento de velocidade crescente nas altas altitudes desmancham as nuvens menores. Só sobrevivem os cúmulos-nimbos espessos. Formados por poderosas correntes de ar quente e úmido, eles trazem relâmpagos, granizo e até tornados.



PREPARAR PARA ATIRAR
Dentro da nuvem, a pedra de granizo vai ganhando peso até cair. As nuvens de tempestades fortes contêm em seu interior correntes de ar que sobem e descem. O ar quente empurra para cima as gotas de água que formam a nuvem. Quando elas atingem a altura de 5 quilômetros (onde a temperatura é inferior a 0ºC), congelam e viram pedras, que tendem a cair. Nesse sobe-e-desce, o granizo se choca com outras gotas e cristais de gelo e vai aumentando de tamanho. Quando seu peso é suficiente para vencer o ar quente que a sopra para cima, a pedra desaba.






Radiografia da pedra gelada
Granizo não é gelo puro. Enquanto ganha tamanho, a pedra atravessa várias vezes a barreira de 0ºC. Por mudar de estado, é formada por camadas intercaladas de água líquida e cristais de gelo.









fonte: mundoestranho/ wikipedia/super

Um comentário:

  1. Era um dia de manhã meu pai já estava no emprego o tempo não estava escuro não veio vento nem chuva mas ele ligou em casa pra minha mãe um dia de manhã dizendo que vem temporal eu levantei da cama rápido a primeira coisa que fiz foi abrir a porta da cozinha minha mãe ainda deitada e um forte barulho vinha se aproximando parecia um avião caindo minha casa é de telha ternite meio grossa começou furar algumas telhas da sala e minha mãe e eu orando expulsando eu fiquei com t.rauma
    Agora quando desconfio de temporal eu saio até o UPA perto de casa independente do horario essas telhas faz barulho mesmo,
    As pedras de gelo eram redondinhas meio grande igual de forminha de gelo isso foi de manhã em São Jose do Rio Preto SP
    Já faz um tempinho algumas pessoas pensou que era Jesus Cristo Voltando

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...