PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA AS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA, BIOLOGIA, QUÍMICA, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA.
PALAVRAS CHAVES
Solo, meio ambiente, estudo cientifico,
OBJETIVOS
- Atentar a desafios e ao trabalho em equipe;
- Compreender os princípios de uma pesquisa cientifica;
- Compreender e relacionar as diferenciações encontradas numa mesma localidade estudada;
- Analisar e compreender a importância do solo para a sobrevivência dos seres vivos;
- Desenvolver a capacidade de analise e compreensão dos fatos através da visão global;
- Avaliar as consequencias de algumas ações para o meio ambiente sejam elas positivas ou negativas;
HABILIDADE E COMPETÊNCIAS
- Observar os solos de diferentes locais da escola;
- Comparar as amostras e descrever suas características [ granulação, umidade, pH,etc.];
- Coletar dados de maneira a incentivar a observação e investigação;
- Sistematizar as informações utilizando diferentes linguagens como desenho, gráficos, registro fotográfico, relato de sensação[odor, cor, textura, etc];
- Apresentar as informações coletadas, aprimorando a oralidade e desenvoltura dos educando;
- Organizar dados utilizando a linguagem cientifica [ gráficos e tabelas];
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Sacos plásticos [de preferência aqueles com zíper]
- Etiquetas para identificação
- Kit de jardinagem[para cavoucar o solo]
- Fita de pH ou pHgâmetro
- Bandeja plástica
- Jornal
- Folha branca
- Trena ou fita métrica [ para medição da área]
- Luvas descartáveis
- Pote transparente com tampa
ESTRATÉGIAS
1)Formar grupo de 4 elementos
2)O professor deve criar as regras para a coleta:
- Marcar a área de cada grupo, pelo menos 1m2 .
- Cavoucar a uma profundidade de 10cm.
- Coletar a amostra e acondicioná-la num saco plástico limpo.
- Etiquetar com os dados:
- Local: sombreado ou não, presença de vegetação, área usada com via de locomoção, etc.
- Características: presença ou não de matéria orgânica, cor, cheiro e textura, umidade.
3) Fazer outra coleta em outro diferente, realizando o mesmo procedimento.
4)Levar as amostras para análise
- Dividir cada amostra em 2 partes sobre uma folha de jornal,
- Uma parte sobre uma folha branca para observar a granulação
- O restante acondicionar num vidro transparente com tampa e completar com água na mesma proporção [ 50%].
- Agitar o vidro e observar a presença de:
- Matéria orgânica[húmus] que ficara na superfície
- Areia ou argila que ficará no fundo
5)Registrar as observações. Descrever utilizando percentagem e proporção:
Ex. Foi introduzido .... gramas da amostra do solo num recipiente..[ descrever o tamanho do recipiente] que representou ....% do total. Depois foi colocado ......ml de água representando mais ....% total do recipiente. Após a agitação do vidro por 1 minuto observou-se que a matéria orgânica total representa ....% e a areia ou argila representa ....%. da amostra do solo estudado. Solo este localizado [ descrever a localização do solo]. Não esqueça: A mesma proporção do solo deve ser da água.
6)Fazer o mesmo procedimento com ambas as amostras.
7) Organizar os dados numa tabela
- Promover a socialização das pesquisas com apresentação dos resultados em forma de seminário, onde cada grupo irá explicar os métodos utilizados e os resultados obtidos.
- Elaborar um mural para expor os resultados dos trabalhos.
- Entregar para o professor o relatório completo do experimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!