Pesquisar no blog

domingo, 24 de maio de 2020

A INTEGRIDADE DO ECOSSISTEMA TAMBÉM AJUDA A CONTROLAR AS DOENÇAS

Em 2020, a Terra parou! Muitas mudanças estão sendo vividas na economia, meio ambiente e nas relações sociais. À medida que a pandemia de coronavírus se desenrola ao redor do mundo, ameaçando vidas e perturbando a economia mundial, ela também está tendo um profundo impacto ambiental. Um erro é um sinal de que chegou a hora de aprender alguma coisa nova. 



Qual é a relação da humanidade com os impactos ao meio ambiente? Como nosso comportamento pode afetar a propagação de novas doenças? O que podemos fazer para diminuir a degradação ambiental? São nessas questões que precisamos nos pautar e buscar caminhos para vivermos melhor. A Educação Ambiental, ajuda a tirar dúvidas e desmistificar informações. 
Enquanto o homem polui, desmata e saqueia os recursos naturais, a mãe natureza distribui um famigerado bichinho chamado COVID-19 colocando a vida moderna de castigo, obrigando a humanidade repensar sobre a importância do Equilíbrio com a Natureza: Vida e Lucro. Seria essa “pulguinha” um Arauto de Gaia? 
Com a pandemia, os efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente tem se mostrado positivo em relação à redução dos impactos ambientais provocados pelas indústrias. Um desses efeitos é a redução das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas e a redução na geração de resíduos, já que muitas empresas pararam temporariamente suas atividades para evitar a disseminação do vírus. Contudo, pode haver uma maior geração de resíduos domiciliares que não receberão um destino adequado, além do aumento na geração de resíduo de saúde contaminado com o vírus.


E Depois da  Pandemia, Como  Fica o Meio Ambiente? 

Imagens de lugares com menos poluição têm circulado no mundo, dando uma certa esperança de que a pandemia global do coronavírus esteja, ao menos, nos dando essa notícia boa. Mas cientistas alertam que pode não ser bem assim.  Apesar da menor circulação de pessoas, do arrefecimento da economia e da consequente diminuição das emissões de gases do efeito estufa, há pontos que afetam negativamente sobre o clima nessa situação toda. 
  • Diminuições pontuais não levaram a mudanças a longo prazo. 
  • Estamos consumindo mais alimentos, porque ficamos em casa. 
  • O consumo de energia nas cidades aumentou muito, porque usamos mais gás e eletricidade ficando em casa. 
  • O consumo de água aumentou, devido aumento no hábito da higienização. 
  • Parece contraditório: as partículas de poluição têm seus benefícios porque têm um efeito de escudo contra os raios do Sol. Removê-las pode fazer com que o planeta esquente mais rapidamente. 
  • Com o coronavírus, a questão toda do aquecimento global ficou em segundo plano. 
  • A população por estar em casa em isolamento consumirá mais, consequentemente, gerará mais resíduo. Boa parte dos municípios não possui coleta seletiva de resíduos recicláveis e nem aterros sanitários para receber os resíduos. A coleta, principalmente em cidades menores, é precária. Muitas vezes o resíduo acaba sendo descartado em lixões a céu aberto ou em outros locais ilegais.
  • Estamos produzindo mais lixo, principalmente hospitalar. Além disso, como muitos infectados estão realizando o tratamento em casa, os resíduos gerados por eles podem estar infectado pelo coronavírus e não receber tratamento adequado antes do descarte. Com o aumento de casos da contaminação a quantidade de resíduos aumentará consideravelmente.
Não sabemos o que vai acontecer, mas pode ser que essa crise nos force a rever a maneira como vivemos, talvez com menos danos ao meio ambiente. 


Lembre-se, o Ecossistema Global não Precisa dos Humanos! 

A disseminação do vírus é resultado do consumo desenfreado, da destruição do planeta e das mudanças climáticas. Por isso a importância em buscar meios de consumo e produção mais limpa, protegendo o meio ambiente e seus recursos. O problema é que não temos um sistema social e econômico preparado para esta realidade! Adaptar-se é preciso, o encaixe é importante para sobreviver. Temos de inovar, ser resiliente, trazer soluções para o ambiente, evoluir!



Um comentário:

  1. Já faz muito tempo que o vaganismo vem alertando para isso e ninguém nunca acreditou, infelizmente.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...