As libélulas têm grande importância ecológica na preservação do meio ambiente e como costuma viver apenas em áreas preservadas com pequeno índice de poluição, pode ser um indicador biológico: quando estiver presente na água, ela está limpa.
Este curioso inseto predador, equilibra a cadeia, controla as populações de mosquitos e moscas, prestando assim um serviço importante ao Homem. Mas sua vida não é fácil. Na condição de larva, tem que fugir de peixes, sapos e pássaros para sobreviver. Já com asas, na condição de inseto, os inimigos aumentam, são: aranhas, sapos, louva-deuses e pássaros.
Temos mania de achar que tudo tem que servir pra algo, senão é descartável.
Libélula serve para ser lenda, para ser metáfora, também serve pra gente “desachar” que tudo tem de servir a algo ou alguém. Serve para fazer uma criança sorrir e correr atrás dela. Serve para planar e pousar na ponta da vara de pesca, serve para tirar um voo rasante a 85km/h sobre nossa cabeça. Serve para abstrair e nos provocar.
Por onde plana e pousa, a libélula distribui suas cores e raios de luz pelos espaços entre flores e reflexos d'água. Suas asas translucidas e leves carrega um suspiro de vida plena, cheia de mistérios. Símbolo de transformação e mudança, pois como excelentes voadoras, disparam como a luz e mudam de direção com rapidez, se movimenta pra frente, pra trás, paira, pra cima, pra baixo, para os lados, como o sopro da mente. Ao tocar leve e rapidamente a água, ensinam que movimentar é preciso! Ao alçar voo em sua curta vida adulta, nos lembra que é preciso viver plenamente. Ela é como as crianças, livre, leve e solta.
Sua capacidade de sobreviver às transformações da vida é considerada uma inspiração para a existência humana.
PARA SABER MAIS
http://bibocaambiental.blogspot.com/2018/08/libelula-de-mortiferas-simbolo-da.html
http://bibocaambiental.blogspot.com/2015/06/libelulas-belas-mas-assassinas-brutais.html
Muito lindo! Estava a procurar uma imagem de libélula e fiquei muito feliz com a leitura!!!
ResponderExcluirObrigada.
Susana Raposo.