Pesquisar no blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CHEIRO DE CHUVA

Os primeiros pingos de chuva geralmente vêm acompanhados de um agradável aroma terroso. É o cheiro da chuva, cheiro de terra molhada. Processo surpreendentemente simples também pode espalhar no ar vírus e bactérias contidos no solo. É como um borbulhar de uma taça de champagne.



Quando gotas se precipitam em velocidades baixas ou moderadas e atingem uma superfície porosa como a terra, pequenas bolhas de ar ficam presas nestes minúsculos poros; estas bolhas são então liberadas na superfície da água, carregando com elas elementos aromáticos do solo.  Este cheiro é conhecido pelo nome "petricor", cunhado por dois pesquisadores australianos em 1960. A palavra vem do grego "petros", que significa "pedra", e do termo "ichor", que quer dizer "o fluido que passa pelas veias dos deuses".


Essa fragrância que a gente sente quanto a chuva bate no solo é produzida por uma bactéria. Aquele cheiro de terra molhada também costuma ser considerado como aroma de chuva. Quanto mais forte for a chuva, mais intensa será essa sensação. Não é só alívio, após um longo período de seca, que faz com que o cheiro da chuva seja tão bom. Há também a química envolvida. Bactérias, plantas e até trovoadas têm influência na fragrância do ar limpo e terra molhada que a gente sente após uma tempestade. 

O geosmin é produzido por uma bactéria no solo e lançado no ar quando chove. 
Essa mesma substância garante o gostinho 'terroso' dos tubérculos.

Micróbios são abundantes no solo. Quando você diz que sente cheiro de terra molhada, na verdade está sentindo o aroma de uma molécula- o "geosmin"-, pela bactéria Streptomyces. Presente na maioria dos solos saudáveis, essa bactéria também é usada para produzir alguns tipos de antibióticos e perfumes. Quando as gotas de água caem na terra, fazem com que o geosmin seja lançado no ar, tornando-o bem mais abundante do que antes da chuva. Períodos de seca podem reduzir o metabolismo das plantas. O retorno das chuvas pode desencadear uma aceleração, fazendo com que as plantas exalem um cheiro agradável. 

Raios também têm influência no cheiro agradável que sentimos após a chuva

Os raios também desempenham um papel relevante, ao criar um aroma de ozônio acentuado e limpo, em decorrência das descargas elétricas na atmosfera. Além dos raios, as trovoadas e chuvas ajudam a melhorar a qualidade do ar. A poeira, o aerossol e outras partículas são varridas pela chuva e pelos raios, limpando o ar. 



Um comentário:

  1. Boa noite! Meu nome é Willian Carvalho, sou compositor e gostaria muito de usar a foto "cheiro de chuva" pra postar como imagem de uma música minha chamada "Chuva dos Olhos" que começa com a frase "cheiro de terra molhada...." Coloco os créditos para quem for de direito.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...