Pesquisar no blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE AS VESPAS?

O Yin Yang da filosofia chinesa explica que a realidade observada é fluida e em constante mutação. Segundo o taoismo, tudo no universo tem dualidade, um complemento do qual depende para a sua existência. Duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mudança.  A partir não só da visão taoista, como também da ambiental, vamos  compreender o quanto as vespas  são admiráveis, e a sua importância para manutenção da vida.




As vespas, também conhecida por marimbondo são animais curiosos e um tanto perigosos já que são agressivas, possuem um veneno que pode ser forte, mesmo para o ser humano. É um inseto voador possuindo dois pares de asas, e um ferrão que se encontra presente apenas nas fêmeas e pouca ou nenhuma presença de pelos. Existem diversas espécies de vespas. A maior parte vive em ambientes terrestres, no entanto há algumas espécies que são parasitas e outras aquáticas. Quando se sentem ameaçadas atacam, mesmo se o indivíduo apenas aproximar-se de seu ninho ou de si. Afinal todos os seres vivos têm o instinto de sobrevivência.

As vespas são divididas em: 

  • Sociais : vivem em colônias semelhantes às das abelhas, tendo uma rainha que põe os ovos enquanto que as operárias ficam incumbidas de proteger o ninho, cuidar de sua manutenção e buscar alimento. 
  • Solitárias:  vivem na natureza se alimentando de plantas, outros insetos ou mesmo tendo uma vida de parasita depositando seus ovos no interior de larvas e insetos e assim transformando-os em zumbis até que as larvas se desenvolvam totalmente tirando toda a vida do hospedeiro. 

Vamos conhecer duas das várias espécies de vespas e seus diferentes hábitos 

Vespa do Papel 
Essa espécie é uma das que mais se assemelha com as abelhas, sendo sociais e vivendo em colônias. Só que ao contrário das abelhas que usam cera para fazer seu ninho o das vespas é feito com uma espécie de papel produzido por elas mesmas. Geralmente elas os constroem em galhos de plantas ou tocas. Uma fêmea fecundada inicia a criação da colônia apanhando pedaços de madeira que ela mastiga até virar uma pasta de celulose que ao secar endurece como um tipo de papel (pergaminho), ela os molda, formando pequenos alvéolos onde deposita os ovos, alimentando as larvas com pedacinhos de insetos. 

Vespa Ceramista 
A vespa oleira constrói seu ninho com barro, apenas para a criação de suas larvas. Elas constroem seus berçários em folhas, galhos ou até mesmo em paredes. A fêmea vai moldando tiras de barro, formando círculos e colocando umas sobre as outras, até formar um tipo de “ jarro” , onde coloca lagartas, imobilizadas por sua picada. Depois coloca seu ovo sobre a lagarta, que irá servir de alimento para a pequena larva se alimentar e desenvolver. Geralmente são solitárias. 

Parem de matar as vespas. Caçadoras vorazes, generalistas. Elas também atuam na polinização de muitas plantas, atuam no controle populacional de vários insetos que fazem parte de sua alimentação. Desta forma atuando no equilíbrio dos ecossistemas onde vivem e também do ambiente urbano onde ocorrem. Vespas também são boas polinizadoras, mas não tão eficientes como as abelhas. Algumas espécies de vespas evoluíram juntas (co-evolução) com as plantas. Isto quer dizer que somente aquela espécie de vespa poliniza aquela espécie de planta. 
  • A figueira só é polinizada por algumas espécies de vespas, ao mesmo tempo, as vespas dependem da figueira para se reproduzir, pois depositam seus ovos no interior das flores machos, é uma relação de ajuda mútua. Evolutivamente falando chamamos isso de co-evolução. 
  • As orquídeas imitam as vespas. Sua pétala maior, o labelo, é modificada parecendo uma fêmea de vespa para que o macho ao visitá-la realize a polinização. A orquídea até mesmo produz odores imitando feromônios desses insetos. 

VOCÊ SABIA? 
  • As vespas são extremamente importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. Espécies comuns de vespas podem ser valiosas no manejo sustentável de pragas. Pare de matar vespas e diminua o uso de pesticidas no pomar ou jardim. Apesar de menos queridas que abelhas, as vespas são altamente eficazes no controle de pragas no seu jardim ou pomar. Sem elas, resultado será aumento de pulgões, moscas, lagartas e outros incômodos. Vespas são caçadoras generalistas, portanto, esses insetos poderiam reduzir a probabilidade de uma praga desenvolver. Assim como as abelhas e as joaninhas, as vespas também podem integrar o roll dos insetos “anti-praga”, uma forma natural, acessível e barata de proteger seu pomar ou jardim.
  • As vespas possuem um papel importante na polinização de diversas espécies vegetais, atuando como vetores de pólen, sendo, portanto, polinizadores potenciais ou efetivos de diversas espécies vegetais.
  • Etimologia - "Vespa" origina-se do vocábulo latino VESPA. Já "marimbondo" origina-se do termo quimbundo marimbondo, que significa "vespas".
  • As vespas podem ser encontradas em tamanhos e cores variados. Algumas são amarelas e pretas. Outras podem apresentar marcas verdes, azuis ou vermelhas.



Tem lei.... Legislação que protege abelhas e vespas

A lei 6.905/98 em seu artigo 29 diz que “Quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. Ou seja, quem matar abelhas e ou vespas (fauna silvestre ou nativa) estará cometendo crime ambiental. Muitas empresas não respeitam essa legislação e tratam as abelhas e vespas como pragas quando são chamados para fazer a remoção da colmeia. É comum em muitos sites de dedetizadoras encontrarmos como forma de controle de abelhas/vespas a utilização de produtos químicos que acabam matando-as. Extermínio de abelhas ou vespas é considerado crime ambiental, pode causar de 6 meses a 1 ano de detenção para o responsável.


  Clique PRECISAMOS FALAR SOBRE AS ABELHAS !




3 comentários:

  1. conheço a dor da picada. não quero mais sentir

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos artigos sobre os isentos. São vários no seu blog. Você leva ao público um jeito fácil e didático de compreender a importância deles. Sou entomólogo, estudos especialmente os besouros. Se me permite queria acrescentar só mais um detalhe. Normalmente as vespas são carnívoras (comem aranhas, moscas, borboletas, lagartas, etc..), poucas comem vegetais (como frutas bem maduras). As vespas jovens só se alimentam de insetos ou restos deles.

    ResponderExcluir
  3. Percebo que a unica utilidade do marimbondo é que são muito úteis para agricultura sustentável já que cada inseto tido como praga tem alguma espécie de vespa como predador natural. Agricultor sustentável respeita o meio e protege os insetos, o solo, a água.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...