São oito espécies de ursos mais conhecidas. Vivem em diferentes habitats, da neve à floresta. São animais sempre grandes e geralmente onívoros. Na Antártida não existe ursos. Os ursos também são exímios nadadores, sobem facilmente em árvores e conseguem ficar em pé sobre as patas traseiras.
Existem oito espécies de ursos, mas a maioria delas só pode ser encontrada no hemisfério norte. Algumas características físicas e comportamentais são comuns a todas, como o corpo pesado, a cauda curta, o pelo longo e espesso e as garras afiadas não retráteis e estão sempre aparentes. Os ursos também são exímios nadadores, sobem facilmente em árvores e conseguem ficar em pé sobre as patas traseiras. Em geral, vivem sozinhos – exceto quando estão no período de acasalamento – e laços familiares duradouros só são estabelecidos entre a mãe e seus filhotes, que permanecem juntos por dois ou três anos.
A maioria deles é oportunista, ou seja, come o que encontra disponível, desde frutos, folhas e raízes a outros animais. A sua alimentação e o padrão de atividades mudam conforme o habitat em que vivem e a estação do ano.
URSO-PARDO (Ursus arctos)
Tamanho: Até mais de 3 metros
Peso: De 90 a 800 quilos
Espalha-se pela Sibéria, Alasca, norte do México, Himalaia e norte da África e é o mais temido dos ursos. É capaz de ingerir até 40 quilos de alimento por dia e, quando persegue uma presa, consegue atingir 50 km/h, velocidade surpreendente para um animal tão pesado. Existem várias subespécies de urso-pardo, por isso seu peso e tamanho variam tanto. O urso-grizzly Kodiak, por exemplo, pode medir mais de 3 metros e é o maior carnívoro terrestre.
URSO-POLAR (Ursus maritimus)
Tamanho: Até 2,5 metros
Peso: 800 quilos
Vive em regiões do Ártico, como Alasca, norte do Canadá, Groenlândia, Sibéria e extremo norte da Europa. Único urso adaptado ao ambiente marinho, é um excelente nadador. Para resistir às baixíssimas temperaturas do Polo Norte, seu pelo é longo e oleoso. No corpo do urso-polar ainda há uma espessa camada de gordura que serve como proteção extra, garantindo perfeito isolamento térmico.
URSO-NEGRO AMERICANO (Ursus americanus)
Tamanho: 1,8 metro
Peso: De 40 a 300 quilos
Habita os Estados Unidos – inclusive o Alasca -, Canadá e México. Apesar de caçadores matarem mais de 40 mil desses animais por ano, a espécie ainda não está ameaçada de extinção, pois é a mais numerosa dos Estados Unidos. É incapaz de subir em árvores e hiberna até sete meses por ano. Na preparação para enfrentar esse período de repouso, o urso-negro americano chega a ganhar 1,5 quilo por dia durante dois meses seguidos. Possui várias subespécies de tamanhos diferentes.
URSO-PANDA (Ailuropoda melanoleuca)
Tamanho: 1,5 metro
Peso: 100 quilos
É encontrado nas florestas do centro-sul da China. Nesse habitat natural existem apenas cerca de mil ursos-pandas gigantes – outros 100 estão em zoológicos. Por isso, o animal corre sério risco de sumir do planeta. Para perpetuar a espécie, biólogos têm tentado, sem muito sucesso, a reprodução do animal em cativeiro. Uma das dificuldades é que a fêmea só está pronta para acasalar durante dois ou três dias por ano.
O resto da família Existem ainda outros quatro tipos de urso no mundo
URSO-BEIÇUDO (Melursus ursinus)
Tamanho: 1,8 metro
Peso: Até 140 quilos
Onde vive: Florestas da Índia, Nepal, Sri Lanka e Butão
URSO-DE-ÓCULOS (Tremarctos ornatus)
Tamanho: 1,8 metro
Peso: Até 150 quilos
Onde vive: Na cordilheira dos Andes, ao longo de vários países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
URSO-MALAIO (Ursus ou Helarctos malayanus)
Tamanho: 1,5 metro
Peso: 66 quilos
Onde vive: Em florestas tropicais, do Sudeste Asiático às ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia.
URSO-NEGRO ASIÁTICO (Ursus thibetanus)
Tamanho: 1,6 metro
Peso: 200 quilos
Onde vive: Florestas temperadas da Ásia, do Afeganistão ao Vietnã, nordeste da China, sudeste da Rússia e Taiwan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!