A escola é o lugar onde conhecimentos são trocados. Sendo o espaço em que serão formados futuros profissionais e seres humanos que poderão fazer a diferença. Ensinar é uma maneira de eternizar sabedoria e experiência, de deixar um legado para que outras gerações possam se desenvolver. A função de ensinar, portanto, é essencial à sobrevivência.
Em qual outra profissão você aposta no ser humano todos os dias e acredita que pode surgir um mundo melhor sempre? Ser professor não é uma tarefa simples. Deveria ser reconhecida pela sociedade como uma das mais árduas das profissões. Ser professor é uma "arte". Uma arte de conseguir mediar entre o mundo externo e a sala de aula, onde se tem um conjunto de pessoas com as mais diversas formas de pensar e de se expressar, onde a opinião de cada um deve ser respeitada e ainda, colocar em pratica o ensinamento a que se propõe o profissional. A função de ensinar, portanto, é essencial à sobrevivência, não só dos indivíduos, mas também dos costumes e da bagagem cultural de uma determinada sociedade. É na escola que aprendemos a construir novas ideias, pensamentos, inovações e bons exemplos de valor e moral.
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com o coração e a inteligência do ser humano. Se é necessário dominar o aço, os micro-organismos, construir casas, carros e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. A primeira missão do professor é motivar para o aprendizado. O aluno espera que o professor tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria; tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua autoestima.
Por dever de consciência, cada professor tem que dar o melhor de si para a boa formação dos jovens. Despertar o interesse dos alunos aos mais diversos assuntos a que eles terão de conhecer que os farão cidadão mais cultos. O jovem e frágil aluno de hoje, será o condutor da nação amanhã.
O papel do professor já não é há muito tempo a mesma do passado, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a discernir, para que possam construir opiniões próprias. O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o conhecimento vai ser semeado esperando que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos.
E o que o aluno espera de um Professor?
- Que seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos.
- Que prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria.
- Que ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança.
- Ele quer ver o professor como um amigo que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novo. E não com um tirano, um déspota.
- Que desperte o potencial do aluno ao invés de reprimi-lo, elogiando o seu esforço ao invés de ignorá-lo, além de estimular sua curiosidade pelo saber;
- Que respeite, sem impor valores pessoais, ajudando-o a descobrir seus dons, principalmente, encorajando aqueles que têm mais dificuldades;
- Que desenvolva a potencialidade e vontade, encorajando-os a pensar, a criar, a realizar e a amar, mostrando que o mais importante é ter uma vida nobre;
É no banco da escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História da humanidade. Sempre ficará marcado de maneira especial, os dias ao lado de nossos educadores e colegas, todos os momentos vivenciados na escola. Que apesar de conflitos e momentos não muito alegres em algumas circunstâncias, ao olhar para trás sempre deixarão saudades e lágrimas de agradecimento a todos aqueles que nos ajudaram a ter educação, princípios e nunca deixaram de cumprir seu papel com amor, orgulho e dedicação por aquilo que faz!
O primeiro dia de aula, a primeira professora, a primeira cartilha, o primeiro contato com os colegas, a primeira paixão, verdadeiros amigos para a vida toda que conhecemos na escola, o primeiro trabalho, o ingresso na faculdade e o diploma que abrem portas.
Falou tudo, ser professor não é pra qualquer um. Infelizmente não temos o reconhecimento.
ResponderExcluirSem Mestres sem sociedade. No Brasil ser professor é ser reconhecido como "nada".
ResponderExcluirTexto muito lindo,ser professor é exercer vários papeis(mãe, psicólogo ,amigo...etc).
ResponderExcluirMuito bom esse conteúdo. Sou professora e conheço as dificuldades encontradas em sala de aula e a falta de reconhecimento as vezes ,mas gosto muito do que faço é uma satisfação pra mim.
ResponderExcluir