Pesquisar no blog

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A VERSATILIDADE DO COCO

Uma fruta que é a cara do Brasil. Repleta de nutrientes, dela se aproveita da casca à polpa. Popularizado no país especialmente por sua água, muito nutritiva e hidratante, o coco virou matéria-prima para outros produtos que podem ser usados na cozinha e mesmo fora dela.




As origens desta planta são passíveis de discussão. Qualquer que fosse a sua origem, os cocos espalharam-se através dos trópicos, em particular ao longo da linha costeira tropical. Como o seu fruto é pouco denso e flutua, a planta é espalhada prontamente pelas correntes marinhas que podem carregar os cocos a distâncias significativas. A palmeira do coco prospera em solos arenosos e salinos nas áreas com luz solar abundante e pancadas de chuva regular (75–100 cm anualmente), o que torna a colonização da costa relativamente fácil.



USOS
Todas as partes do coco, são úteis e as árvores têm comparativamente um alto rendimento (até 75 cocos por ano); ele então possui significativo valor econômico. 


Polpa - in natura é rica em gorduras boas que estimulam o HDL (colesterol bom), tem propriedades antioxidativas e pode beneficiar pessoas com problemas cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes. Além disso, fornece energia de forma rápida e dá sensação de saciedade.
Água – natural tem componentes presentes no plasma do sangue é hidratante e rica em nutrientes como potássio, sódio, cloro, potássio e fósforo, a água do coco é conhecida como um isotônico natural. Isso porque tem a capacidade de repor esses eletrólitos perdidos na prática esportiva e em casos de vômito e diarreia. Pode ser ingerida pura ou usada como base para sucos. 
Óleo - Copra é a carne seca da semente usado para preparar o óleo. sai na frente em relação às outras gorduras quando o assunto é estabilidade — isso significa que ele mantém suas propriedades mesmo quando é submetido a altas temperaturas. Além de versátil na cozinha, ele também pode ser usado como cosmético ou remédio natural.
Farinha - Uma boa substituta para a farinha de trigo e o amido de milho, a farinha do coco é uma opção livre de glúten — indicada para quem tem intolerância ou alergia à proteína — para preparações como pães, bolos e biscoitos. Sua composição se destaca pela grande quantidade de fibras, o que auxilia no controle da glicemia e facilita o trânsito intestinal.
Leite - Tem as mesmas propriedades da fruta e pode ser incluído no cardápio de pessoas com intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite de vaca. Na cozinha, pode ser usado em receitas doces e salgadas. É um excelente substituto ao creme de leite em diversas receitas, como as que levam frutos do mar e peixes. Para prepará-lo em casa, basta bater no liquidificador uma xícara da fruta com cinco xícaras de água quente. Depois, é preciso coar e guardar na geladeira. O resíduo pode ser aproveitado em outras preparações.
Açúcar - Considerada uma opção mais saudável em relação aos demais tipos de açúcar, o de coco é produzido a partir da seiva das flores do coqueiro e não passa por processos químicos. Ele é produzido de maneira rústica. O néctar das flores da palma é extraído e aquecido em uma caldeira. Dessa forma, é transformado em um caramelo espesso que é triturado em pequenos cristais. Ele contém as mesmas calorias que a versão refinada, mas oferece vitaminas e nutrientes, ao contrário do açúcar branco. Em sua composição destacam-se potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Palmito - interior da ponta crescente é chamado coração-da-palma, comido em saladas, chamadas às vezes "salada do milionário". A retirada do palmito mata a planta.
Folha - fornecem materiais para cestas e palha de telhado.
Casca do fruto - pode ser usadas para combustível e é uma fonte boa do carvão de lenha. Servem ainda em artesanato no fabrico de joias, utensílios domésticos, objetos decorativos entre outros.
Fibra - Usada para a fabricação de cordas e tapetes, para enchimento de estofos e para o cultivo de orquídeas e outras plantas, artesanato.
Tronco - oco para dar forma a um cilindro, que pode servir como recipiente, ou mesmo canoas pequenas.  Também fornece madeira para construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...