Algumas medidas preventivas podem ajudar a minimizar o ataque de insetos em seu pomar de frutas. O uso de armadilhas para atrair insetos como a mosca da fruta pode minimizar em muito a incidência. Nunca utilize as iscas/armadilhas quando houver flores na planta, pois irá atrair os insetos polinizadores como as abelhas.
Sugiro que façam furos pequenos (quadrado, triangular ou circular), com no máximo 5 mm de diâmetro. Furos grandes facilita a fuga. Estes furos devem ficar logo acima da altura da calda/solução atrativa, assim o inseto ao entrar só terá dois caminhos: para cima onde não há saída, ou para baixo onde o líquido afogará o inseto. Mesmo que a mosca tente voltar para o furo/saída corre o risco de cair na solução, (quase sempre cai).
- O suco da fruta do próprio pé.
- Acrescente um pouco de açúcar mascavo ou melado para a calda ficar mais atrativa.
- Caso não haja fruta madura pode-se utilizar vinagre de vinho e melado numa proporção de meio a meio.
- Deixe a isca pendurada por um arame na altura das frutas e sempre virada para o sol.
- Nunca pulverize veneno/agrotóxico, pois irá eliminar os insetos predadores de suas “pragas” como o louva-a-deus, aranhas e joaninhas.
- Para quebrar o ciclo das “pragas/insetos indesejáveis”, nunca deixe os frutos ficarem no chão do pomar, pois as larvas completarão seu ciclo e botarão mais ovos em frutos não contaminados. Recolha estes frutos para alimentar galinhas, porcos, peixes do açude (tilápias e pacus adoram goiabas, araçás etc), ou faça um buraco e enterre estas frutas. Deixe pelo menos uns 20 cm de terra sobre as frutas.
- Também pode-se usar estes frutos para enriquecer a composteira. O calor gerado no núcleo da compostagem (60 a 70 graus) elimina boa parta das larvas, evitando que completem seu ciclo.
- Mesmo tomando todas estas medidas você não ira eliminar, por completo, todos estes insetos indesejáveis, mas terá muitas frutas sem larvas para o consumo humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!