Pesquisar no blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

10 MENORES PAÍSES DO MUNDO


Alguns países são tão pequenos que você consegue explora-los em um dia. Apesar de possuírem reduzida área, alguns deles detêm alto índice de desenvolvimento econômico e social.




1 O Vaticano ou Cidade do Vaticano
Oficialmente Estado da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, tanto por população quanto por área.



2 Principado de Mônaco 
É uma cidade-estado soberana, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela Casa de Grimaldi - até hoje sua soberana -, fica a menos de 20km a leste da cidade de Nice e 20km a oeste da cidade de Ventimiglia. Sendo o segundo menor Estado do mundo, com área total de 1,95km2 e uma densidade populacional mais alta do mundo 16.620hab./km2. Tem como forma de governo a monarquia constitucional.

3 Nauru
Oficialmente República de Nauru é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania,.A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste. Compreende uma área de 21 km2, o que faz dele o menor país insular do mundo e uma densidade populacional de 631hab/km2 .É uma republica presidencialista.


4 Tuvalu
É um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. São atóis coralinos que se estendem ao longo de 560 km, de noroeste a sudeste, Ligeiramente ao sul do equador, o arquipélago está situado a cerca de 4000 km a nordeste da Austrália, a sul das Ilhas Gilbert, tem uma párea de 26km² e uma densidade populacional de 450hab/km².



5 República de San Marino 
Um país situado nas Montanhas Apeninos. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália. Seu tamanho é de apenas 60,5 km² e uma densidade populacional de 448hab/km. San Marino é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, tendo sido fundada em 3 de setembro de 301. A Constituição, promulgada em 1600, é a mais velha constituição do mundo ainda em exercício.


6 Liechtenstein ou Listenstaine
É um minúsculo principado, um microestado, localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes, entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste. Com área total de 160 km² e uma densidade demográfica de 215hab/km². É uma Monarquia constitucional parlamentarista.



7 As Ilhas Marshall,
São um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Kiribati, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a Ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos, a norte. Embora tenha a constituição de uma república, este território é um "Estado Livremente Associado" aos Estados Unidos. Compreendem 29 atóis e 5 ilhas, agrupadas em duas secções, uma oriental chamada Grupo Ratak (“ nascer-do-sol) e outra a ocidente, Ralik (pôr-do-sol). tem área de 181km² e dendidade populacional de 358hab/km².


8 A Federação de São Cristóvão e Neves
É um Estado soberano do Caribe ou mais propriamente parte das ilhas de Barlavento, e constituído pelas ilhas de São Cristóvão É também o menor Estado soberano das Américas em extensão territorial e em número de habitantes. Sistema de governo. Democracia parlamentar sob monarquia constitucional federal. Área total de 261km² e densidade populacional 164hab/km².

9 A República das Maldivas
É um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituído por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas. Estão agrupadas em 26 atóis, área total de 298km² e densidade demográfica de 1.163hab/km².



10 República de Malta 
Um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago centralmente situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul de Sicília (Itália) e 288 km a nordeste de Tunísia (África), 1 826 km a este de Gibraltar e 1 510 quilômetros a oeste de Alexandria. Abrange uma área terrestre de 316 km², e uma densidade populacional de 1.307hab/km². É uma republica parlamentarista.


fonte: wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...