Pesquisar no blog

sexta-feira, 27 de março de 2020

MINHA VIDA É UM PALCO ILUMINADO


Vaga-lumes, também conhecido como pirilampos, são insetos da ordem dos coleópteros, da qual fazem parte as joaninhas e os besouros. Famosos por sua incrível capacidade de emitir luz própria. São encantadores e ao mesmo tempo misteriosos.



POR QUE OS VAGA-LUMES BRILHAM?

Na natureza quase tudo se resume a preservar a vida; buscar alimentos, e procriar. No caso do brilho dos vaga-lumes, sua finalidade é a procriação, mas quem começa o show de luzes, após o cair da noite, são os machos. A importância da emissão de luz(bioluminescência) para os machos é atrair as fêmeas. Enquanto eles voam, as fêmeas permanecem imóveis no chão. Algum tempo depois, são elas, “as piriguetes noturnas”, que passam a emitir luzes, a fim de atrair o “boy magia” que voa por perto. É por meio desse padrão que a galera, no escurinho do bosque, se comunica e, se rolar um match, vão pro “rala-e-rola”. Como é no "vap-vupt", pode ocorrer troca de casais durante a noite toda. Assim a orgia faz o belíssimo show de luzes na mata.

QUANTO TEMPO UM VAGA-LUME VIVE?

Ele vive entre 1 e 3 anos, sendo que a maior parte desse tempo passa na fase larval. Após a metamorfose, a fase adulta dura muito pouco: cerca de 3 a 4 semanas. Nesse tempo, o vaga-lume, já pode voar por aí, e dedicar às atividades reprodutivas, que ocorrem no verão. Depois do período reprodutivo, as fêmeas botam os ovos, geralmente em tocos podres de madeira, de onde sairão as larvas, 15 dias. E assim se inicia um novo ciclo.

VAGA-LUMES ESTÃO DESAPARECENDO!

Faz quanto tempo que viu um vaga-lume pela última vez? 

As causas, claro, têm a ver com os seres humanos e seu estilo de vida. 
  • Destruição do habitat - bosques, florestas, campos e pântanos. À medida que esses locais são devastados, seja por avanço das cidades ou de atividades agrícolas, a tendência é a de que esses bichinhos percam seu lugar no mundo. 
  • Poluição luminosa - as luzes artificiais dos seres humanos. Essa poluição vem atrapalhando a comunicação dos vaga-lumes, que já não conseguem mais localizar com tanta facilidade seus potenciais parceiros. 
O resultado disso é a diminuição da população de vaga-lumes. E conforme mais postes de luz sejam instalados mundo afora, a tendência é que esses pequenos insetos encontrem ainda mais problemas para se reproduzir.


2 comentários:

  1. hahahahahahaha. orgia no bosque

    ResponderExcluir
  2. Já peguei muitos vaga-lumes e colocava-os num vidro.
    Era meu brinquedo de menino solitário, no meio rural.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...