Pesquisar no blog

sábado, 1 de novembro de 2014

LIVRO NEGRO - POTÓ: O PIOLHO DO DEMÔNIO


Com estilo despojado de vermelho vivo, da cor dos Exus. Numa realidade alternativa ele não produz calor, mas pertence ao elemento fogo e libera uma toxina que queima como o mármore do inferno. Potó (termo oriundo do tupi ) é a designação comum a várias espécies de coleópteros do gênero Paederus, especialmente o Paederus irritans.


O potó é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho. Durante os períodos mais quentes, eles aparecem e são responsáveis por muitas queimaduras na pele humana. Esses bichinhos com o nome científico paederus irritans são da família dos besouros e costumam aparecer no final do período chuvoso, quando está começando o calor. Muitas pessoas concluem que o potó urina em contato com a pele, mas na realidade os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura quando se choca com a pele, eles não urinam nas pessoas. A toxina que liberam é uma forma de defesa já que acreditam que serão atacados. E dependendo do tipo de pele, a queimadura pode ser mais agressiva. O potó gosta de calor e que ele escolhe locais mais quentes do corpo humano para pousar. É comum vermos as pessoas atingidas no pescoço, dobra do cotovelo e atrás dos joelhos. Também é atraído pela luz branca, pois é neste ambiente que ocorre a reprodução.


Prevenção
Durante a época de incidência do inseto, algumas medidas profiláticas podem ser adotadas a fim de minimizar e prevenir as ocorrências das dermatites, na época de chuvas com clima quente.

  • Uma das medidas preventivas é trocar a luz branca pela luz amarela, já que eles são atraídos por esse tipo de iluminação para sua reprodução.;
  • Acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer;
  • Outra dica é matar o inseto com a palma da mão e a sola do pé, locais onde a secreção do potó não causam queimaduras nos humanos;
  • Colocar mosquiteiros ou telas nas janelas e portas, para se evitar o ingresso dos mesmos nas residências;
  • Reduzir o número de lâmpadas acesas que os atraiam;
  • Deixar uma lâmpada de luz branca acessa pelo menos a 20m de distância de sua casa;
  • Diminuir a exposição do lixo que contenha restos animais ou vegetais em decomposição, visto que são insetos polífagos( comem de tudo).
  • A importância de procurar um dermatologista por conta das queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...