A população em geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos que levam à sua alteração e degradação.
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre,
pois além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu
crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes, exerce, também,
multiplicidade de funções como regulação da distribuição, escoamento e
infiltração da água da chuva e de irrigação, armazenamento e ciclagem de
nutrientes para as plantas e outros elementos, ação filtrante e protetora da
qualidade da água e do ar. Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de
ser degradado em função do uso inadequado pelo homem, condição em que o
desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, o que acarreta
interferências negativas no equilíbrio ambiental, diminuindo drasticamente a
qualidade vida nos ecossistemas, principalmente naqueles que sofrem mais
diretamente a interferência humana como os sistemas agrícolas e urbanos.O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de
informações do papel que o mesmo exerce na natureza e sua importância na vida
do homem, são condições primordiais para sua proteção e conservação, e uma
garantia da manutenção de meio ambiente sadio e autossustentável.No entanto, o espaço dedicado a este componente do sistema
natural é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor nos conteúdos de
ensino fundamental e médio, tanto na área urbana como rural. A população em
geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos
que levam à sua alteração e degradação.Vários estudos mostram que há uma grande lacuna no ensino de
solos nos níveis fundamental e médio. O conteúdo "solo" existente nos
materiais didáticos, normalmente está em desacordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) e, frequentemente, encontra-se desatualizado,
incorreto ou fora da realidade brasileira. Este conteúdo é ministrado de forma estanque, apenas
levantando aspectos morfológicos do solo, sem relacionar com a utilidade
prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno
quanto ao professor.
BANNER - FUNÇÃO DO SOLO
http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2014/05/biologia-do-solo.html
BANNER - FUNÇÃO DO SOLO
http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2014/05/biologia-do-solo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!