Não basta ensinar ao homem uma especialidade. É necessário adquirir sentimentos, compreender as motivações para determinar com exatidão o seu lugar. Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.
O mais importante é saber e acompanhar o que os próprios nacionais pensam ou fazem, em numerosos casos dilapidando os recursos naturais ou os utilizando de forma irracional. Campeão em estoque de água doce do mundo, o Brasil é medíocre no seu manejo.
Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
É preciso rever e ampliar a nossa noção de desenvolvimento e entendê-lo como uma construção coletiva capaz de gerar qualidade de vida nas dimensões ambiental, econômica, social, cultural e ética.
As Conferências da ONU sobre o clima, conhecidas como (COPs
– Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas)
ocorreram a partir de 1995, mas esses acordos vêm sendo feitos desde 1972. Foi em 1972 que ocorreu a conferência de Estocolmo,
com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com
relação as emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo
comportamento sustentável.
Os ecologistas se enganam se creem poder abrir mão de uma crítica marxiana do capitalismo. Uma ecologia que não leve em conta a relação entre "produtivismo" e lógica do lucro está destinada ao fracasso, ou pior, à sua recuperação pelo sistema.
Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Estamos elevando a demanda por alimentos, por água e por recursos não renováveis. Estamos sendo levados a destruir florestas, não só nas áreas tropicais, mas em outras partes do mundo.
Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução.