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domingo, 24 de fevereiro de 2013

PLANO DE AULA - HIDROGRAFIA



HIDROGRAFIA - é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra.





OBJETIVOS
  1. Conhecer a hidrosfera, isto é, as diferentes formas de acúmulo de água na superfície terrestre, em aquíferos e lençóis freáticos;
  2. Compreender a dinâmica do ciclo da água;
  3. Enumerar os conceitos básicos de hidrologia e hidrografia e associá-los com outros aspectos do meio ambiente, tais como: clima, relevo, vegetação e solo, entre outros;
  4.  Analisar como a ação antrópica (do homem) interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população mundial;
  5. Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação;
  6. Apontar que a água, devido à sua grande importância, não apenas para as populações ribeirinhas, mas também para as grandes metrópoles mundiais, já provocou disputas e até guerras entre países (hidro-geopolítica).

CONCEITOS
Hidrografia, bacia hidrográfica, aquífero, lençol freático, ciclo da água, curso, potencial hidráulico e irrigação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar a responsabilidade individual e coletiva (a partir da ética e do bem comum). O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a dinâmica hidrológica e as relações entre a água e outros sistemas naturais, além de sua relação com o homem.

ESTRATÉGIAS

  • ·         Leitura dos textos propostos:

  •     Separar a turma em equipes, onde cada equipe deverá estudar a hidrografia local subdividindo nos assuntos a seguir:
  1. Vegetação natural 
  2. Clima 
  3. Ações antrópicas(poluição,assoreamento, eutrofização,etc) 
  4. Agricultura/Urbanização e/ou industrialização

  •          Confeccionar mapas temáticos e de localização.
  •          Anexar Fotografias, desenhos;
  •       Se possível, fazer a comparação da região hidrográfica através dos momentos antes e depois, ou ontem e hoje.
  •          Depois de terminado os levantamentos e feitos os relatórios, os grupos deverão se juntar e elaborar o trabalho final. Será entregue somente um trabalho geral, coletivo, contendo todos os temas trabalhados. 
  •      Não esqueça que a pesquisa deverá ser entregue de acordos com as normas da ABNT.

*Professor, não esqueça de delimitar e contextualizar os assuntos a trabalhar.

 CONCLUSÃO DA ATIVIDADE
  1. Fazer um seminário sobre a hidrografia local e ou regional, apresentando os problemas ambientais encontrados, propondo soluções para apaziguar os efeitos negativos e um desenvolvimento sustentável na utilização das águas.
  2. Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.
  3. Entregar o trabalho impresso completo. 

Um comentário:

  1. ESTE PLANO MIM AJUDOU MUITO, PARA TRABALHAR AS BACIAS HIDROGRAFIAS! BOAS ESTRATEGIAS.

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CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

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