Você já comprou um produto e se arrependeu logo após a compra? Ou sentiu o desejo de comprar um eletrônico novo mesmo tendo outro modelo em perfeito estado? Já comprou algo de que não precisava? Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude? Já pensou como todos esses produtos serão descartados? Mas afinal o que é o consumo consciente?
O consumismo não tem uma causa específica. Esse comportamento é motivado por uma série de fatores que envolvem desde a mídia até as táticas de propaganda utilizadas por organizações empresariais. Um dos fatores que impulsionam o consumo descontrolado é a chamada obsolescência programada. Trata-se de uma estratégia dos produtores em desenvolver produtos que simplesmente param de funcionar ou se tornam obsoletos em um curto prazo de tempo. Assim, os consumidores são levados a adquirir versões mais novas do bem ou serviço em questão.
QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO CONSUMISMO?
A) Consequências ambientais
Com o aumento da procura por produtos, mais recursos naturais precisam ser explorados para atender a essa demanda. Conforme o processo de produção dos bens e serviços aumenta, a degradação ambiental também cresce, muitas vezes ocasionada pela emissão de gases poluentes, contaminação da água e do solo, exploração mineral, desmatamento. Outro ponto a ser levantado, é que com o consumismo a produção de lixo também aumenta, é afetado pela obsolescência, tanto programada quanto psicológica, que faz o consumo de produtos tecnológicos crescer consideravelmente. É necessário atentar-se ao descarte do lixo tecnológico, também conhecido como e-lixo, pois o mesmo possui metais pesados que podem contaminar a natureza.
Neste link você pode aprender como descartar esse lixo tecnológico de maneira correta.
B) Consequências sociais
Muitas pessoas relacionam de forma extrema o sentimento de satisfação e alegria com o ato de comprar sem necessidade. Isso pode ser caracterizado como uma compulsão ou vício, semelhante ao sentido por usuários de drogas, fumantes ou alcoólatras. Em casos mais graves, essa compulsão pode se tornar uma doença – a chamada oneomania(vício em compras) que surge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. É um desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido. Ao não conseguir dar vazão ao seu desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que a leva à necessidade de possuir coisas novas como única forma de prazer.
C) Consequências econômicas
O consumo desenfreado pode acarretar no comprometimento financeiro familiar por meio de uma quantidade excessiva de dívidas, contraídas por meio da compra de produtos desnecessários e supérfluos. O endividamento é maior quando usa o cartão de credito ou financiamento.
Vídeos sobre consumo
Steve Cutts cria uma animação que ilustra a sociedade do consumo, com padrões de comportamento irracional e insustentável. Destaca estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.
Em 10 episódios, a série Consciente Coletivo faz reflexões, de forma simples e divertida, sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental. O projeto é uma parceria entre o Instituto Akatu, Canal Futura e a HP do Brasil.
Ilha das Flores é um curta-metragem brasileiro, do gênero documentário dirigido por Jorge Furtado e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre com apoio da Kodak do Brasil, Curt-Alex Laboratórios e Álamo Estúdios de Som. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Embora tenha um leve cunho humorístico, a mensagem que o filme transmite ao espectador sobre como os seres humanos tratam uns aos outros é mostrada de forma séria.
este curta ilha das flores é show. explica o capitalismo de forma simples e humoristica.
ResponderExcluir